quarta-feira, 26 de junho de 2013

A Constituinte da Dilma




Ontem foi um dia muito apertado para mim. Chegada da serra, desfazer o matulão, aguentar netos em férias e, ainda mais, aguentar os pronunciamentos da presidenta. Eu, como mulher, gosto quando ela faz estes pronunciamentos arrumadinhos, porque eu fico observando, também, os modelitos que ela usa para disfarçar aquele corpo roliço, ao qual eu já me habituei, por ter um parecido, infelizmente.

E o melhor é que ela ler tudo nestes depoimentos, não incorrendo em sua incapacidade total de falar duas palavras, com sentido, de improviso. Dizem que quando ela passa, de bom humor (o que é raro), entre os funcionários do palácio e diz “bom dia”, as pessoas procuram o sol e muitas vezes só encontra a lua. Quando usa o “teleprompter” pelo menos a gente tenta entender o que escreveram para ela ler.

E, pelo que já sei de todos os seus assessores mais próximos, aquilo deve ter sido escrito pelo jardineiro do palácio, que estava morrendo de medo das multidões na rua. Pois não é concebível, a não ser, como muita má fé, alguém que estudou alguma coisa tenha escrito tanta bobagem para ser dita em tão pouco espaço de tempo. Vejamos alguns pontos do que a presidenta propôs a um conjunto de governadores e prefeitos atônitos, e que tiveram que engolir aquilo a seco, sem tugir nem mugir.

A Dilma agora se tornou, além da “senhora do destino”, e além de ser a “mãe do PAC”, a “senhora dos pactos”.  São 5 pactos, feitos não sei com quem, e cujo conteúdo não passa de promessas antigas ou “factoides” do momento. Será que ela falou com o Dandan, ou vice-versa?

Dedicar 100% dos royalties e 50% do pré-sal para a Educação, é tão vago quanto o tanto de petróleo que sairá do fundo da terra no futuro. Esta deve ter saído da cabeça do Mercadante, sim, aquele que é gestor do ENEM. Imaginem a eficiência.

Outro pacto é com a estabilidade da economia e o controle da inflação. Isto quer dizer, que até agora não existia este pacto, o que eu posso ver e comprovar ao ir ao supermercado. Eu é que não sou boba de acreditar que  apenas um ano e pouco das eleições ela levará isto a sério, já que os economistas dizem que sem corte de gastos, esqueçam controle inflacionário. Mais uma promessa vã para enganar os bobos, na casca do ovo.

E o pacto da Saúde, gostaram? Este é até motivo de meu texto anterior, pois ela, além de querer construir creches, hospitais e UPAs que prometeu na campanha e não cumpriu, quer trazer os médicos cubanos para resolver nosso problema crônico de saúde. Este é um dos grandes engodos na tentativa de se livrar do bafo no cangote do povo nas ruas.

E a outra enganação é a mais visível tentativa de contornar os movimentos de passe livre e quejandos, que é sobre a mobilidade urbana. Ninguém, em sã consciência pode falar bem do tráfego e das condições de mobilidade em nossas cidades. Aqui no Recife, agora com uma gestão que tenta contornar 12 anos de PT na administração dela, ainda não conseguiu nada de efetivo em sua missão. Pelo que acompanho daqui de casa e por onde transito, o general inverno parece que vai vencer o subordinado do Coronel Eduardo, pois ele tapa um buraco e surgem dois, e às vezes, aquele que foi tapado, abre dias depois. E agora a Dilma promete mundos e fundos para resolver o problema. Das duas, uma. Ou ela está brincando, ou, se não estiver, apenas está enganando o povo brasileiro, pois já está há 2 anos e meio no trono.

Mas, a grande inovação dos pactos, foi a proposta de um plebiscito para que seja estabelecida um constituinte exclusiva que faria a Reforma Política. Quando eu ouvi isto, quase que me enganava, pois de Direito Constitucional eu entendo muito é de fazer uma boa galinha de cabidela. Eu acho, como política que sou, que uma reforma política é fundamental, pois o que existe no Brasil em termos de representação da vontade popular é tão ineficiente, que há até projetos como a Lei da Palmada, que deveria levar seu autor a tomar umas no traseiro para aprender a não brincar com o povo (brincadeirinha gente, abaixo a violência). E daí meu engano.

E hoje, já vejo a opinião de alguns juristas sérios (não aqueles, como um ministro do STF que mudou de opinião porque foi escolhido ministro pela presidenta) e que, lendo seus pontos de vista, vi que esta é a ideia mais estapafúrdia que um governante poderia ter na história deste país. E graças a Deus, a presidenta já botou a viola no saco e desistiu de nos transformar tão rápido numa grande Venezuela. Resolveu esperar o Lula, para fazer o papel de Chávez, brevemente.


Digo isto porque, hoje, com a lambança que a Dilma está fazendo, dificilmente o Lula deixará de passar esta chance de assumir novamente o trono. E vai ser um osso duro de roer para as oposições evitarem que ele ganhe as próximas eleições. Uma possibilidade muito clara para evitar que isto ocorra é convencer a Rosemary a convencer o ex-futuro-apedeuta-mor a ir se tratar, o quanto antes, em Cuba, como fez o Chávez. A esperança é a última que morre. Na Venezuela já morreu. Vamos às ruas para que ela não morra por aqui também.

Um comentário:

  1. ALÉM DA IDEIA DE CONVOCAÇÃO DE UMA CONSTITUINTE FAJUTA, PASSARAM A NAVALHA NA PEC-37 E ANTA DESISTIU DE VEZ DESSA TAL CONSTITUINTE. MESMO ASSIM, AINDA VÊM MAIS COISAS POR AÍ. ALIÁS, SÓ O PT MENSALEIRO, QUE TEVE AS SUAS BANDEIRAS QUEIMADAS NA RUA, TENTARIA APROVAR O PLEBISCITO GOLPISTA E CHAVISTA DE DILMA. MINISTROS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF) E ESPECIALISTAS EM DIREITO CONSTITUCIONAL CONTESTAM A PROPOSTA DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF DE CRIAR UMA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE PARA FAZER A REFORMA POLÍTICA. NO MUNDO JURÍDICO, A INTERPRETAÇÃO É DE QUE NÃO EXISTE CONSTITUINTE ESPECÍFICA PARA TRATAR APENAS DE UM ASSUNTO. SE ELA FOSSE CRIADA, ESTARIAM ABERTAS AS PORTAS PARA A MUDANÇA DE TODA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL. VEJA BEM, COMO DISSE O JORNALISTA REINALDO AZEVEDO, A SAÍDA POLÍTICA ENCONTRADA POR DILMA, ESTÁ CLARO, SE DEU PELA ESQUERDA, COM ESSA BOBAGEM INCONSTITUCIONAL QUE É A CONSTITUINTE EXCLUSIVA, TESE ANTIGA DE LULA, QUE HONRA AS MELHORES TRADIÇÕES BOLIVARIANAS. O MOVIMENTO DE RUA PARECE ESTAR EM REFLUXO, O QUE NÃO QUER DIZER QUE NÃO POSSA VOLTAR MAIS ADIANTE E MAIS FORTE. COMO SERÁ, NO ENTANTO, QUE OS MUITO POBRES DO BOLSA FAMÍLIA VEEM ESSE PROCESSO? E OS POBRES AGORA CHAMADOS DE CLASSE MÉDIA? MUITOS DELES TÊM SUA TV DE TELA PLANA, CELULAR, UM CARRINHO COMPRADO EM TROCENTAS PRESTAÇÕES, UMA MINICHURRASQUEIRA ELÉTRICA… MAS O ESGOTO CORRE A CÉU ABERTO, O HOSPITAL MAIS PRÓXIMO É UMA PORCARIA, E A ESCOLA DOS FILHOS NÃO FUNCIONA. CONTINUARÁ DISPOSTO A DAR UM VOTO DE CONFIANÇA AO PT, TALVEZ A LULA? NÃO SEI. MAS SEI QUE A RESPOSTA ENCONTRADA PELO PETISMO E IMPOSTA A DILMA TORNA O PAÍS AINDA MAIS SERVIL AOS QUE NÃO REPRESENTAM NINGUÉM.


    P.S.: - A reunião com governadores e prefeitos das capitais foi mais um ato patético de um governo patético, sustentado por uma base aliada patética e engrossada por opositores patéticos!!!

    ResponderExcluir