terça-feira, 6 de agosto de 2013

A entrevista do Dandinho e o "show" deprimente do Poeta




Meus amigos e amigas que me restam, e caros leitores. Não aguento mais e tenho que confessar: ontem fiquei ouvindo a Rádio Web Poeta por quase uma hora. Eu nunca pensei que resistiria a tanto, porque nunca aguentei sua programação normal com suas músicas de baixíssimo nível. No entanto, ontem, levada pelo Blog do Emmanuel que anunciou que os blogueiros iriam entrevistar o Dandinho (apelido carinhoso que uso para designar o presidente da Casa de Dantas Barreto), eu, cheguei a perder parte de uma novela, que também está muita chata, para ver como o Dandinho explicaria o caso de Lagoa Seca. Foi uma verdadeira tortura toda o programa, e eu explico o porquê, ou tento explicar, o inexplicável.

Já devo começar dizendo que agora descobri porque a audiência do império de comunicações do Bardo de Arapiraca está ruindo, em Bom Conselho. Não há coisa pior do que uma entrevista que é conduzida por alguém semi-analfabeto, chegando ás raias de cavalgadura, e quer se passar por sabido, mostrando que não passa de um esperto da pior espécie. Foi um espetáculo simplesmente deprimente. Ainda bem que, tenho certeza, pelo silêncio tumular que se vê hoje nos próprios blogs, a respeito da entrevista, só apenas, eu estava ouvindo o programa.

Agora volta aos pontos positivos, e houve alguns durante a entrevista. Eu já sabia que só um assessor de quinta categoria, orientaria alguém a reagir a um anônimo de forma tão veemente como o fez o Dandinho. E descobri que este assessor foi o Poeta. E com o objetivo fixo de atingir a AGD (A Gazeta Digital), pelo simples motivo de que lá tem um Mural de recados que no qual um dia foi colocado que ele foi preso porque não pagava pensão alimentícia. Como agora houve o caso do Dandinho, ele aproveitou a oportunidade para insuflar o jovem edil para reagir ao recado homofóbico lá colocado. Mas, terminou o tiro saindo pela culatra, para o Bardo, e o Dandinho, até me convenceu que tudo o que foi dito não era verdade.

Apesar das intervenções descabidas para dirigir a entrevista para onde ele queria, o presidente da câmara se saiu muito bem, evitando cair em mais uma poetada. Aliás, o que falta explicação é como um indivíduo que tem uma inteligência tão privilegiada quando a da jumentinha que ele divulgava em atitudes eróticas, para dar audiência, foi contratado pelo Dandinho para ser assessor de comunicações. Eu tenho medo que, com um assessor como este, ele não passe deste mandato, embora, pela forma como se comportou na entrevista eu até gostaria que ele fosse meu colega a partir de 2016. Sem o Bardo a tiracolo, é claro.

Eu quase desligava o computador, quando o Emmanuel sugeriu que o Geraldo Mouret deveria estar presente, diante da reação do Poeta, como se a presença do blogueiro, baixasse o nível da entrevista. Eu nunca vi um desprezo maior por um colega como aquele cometido pelo patrão do Xico Pitomba, a quem ele ontem encarnou. Mas, o que ele queria era o espetáculo de criticar o Mural da AGD e fazer o Dandinho procurar as autoridades para denunciar o anônimo. Se eu fosse o Emmanuel, teria pedido o boné e me retirado naquela hora. Deve ter sido por isso que o Bardo levou um pé na bunda da Rádio Papacaça, esta sim, uma rádio séria.

E ainda, mesmo sob as discordâncias, ou mesmo dúvidas, por parte do presentes, sobre o tema, ele voltou incisivo, com o discurso do Xico Pitomba, fazendo calar, de forma rude, os outros participante da entrevista para bradar que Lucinha Peixoto era o Zé Carlos, pensando, com isto, que atinge qualquer um de nós. Foi baixaria pura, diante do assunto que devia ser abordado, com mais propriedade, inclusive com a presença do Mouret, a quem o Poeta tanto criticou em sua ausência. Coisa de gente de baixo nível e péssima índole.

Além deste clima de hostilidade e de raiva recolhida do Poeta, a entrevista também abordou outros pontos importantes que eu deixo para comentar depois, em face do assunto maior que era a defesa do Dandinho das acusações de uso do dinheiro público para fins particulares e arruaças em um hotel no Ceará. Como não existe nenhuma prova do que foi dito, resta apenas acreditar no que foi dito pelo jovem edil. Mesmo mal orientado pelo Poeta, ele parece ter se saído bem, a não ser, quando disse que foi numa delegacia fazer um BO. Eu fiquei imaginando o que ele possa ter dito por lá.

Só para terminar, eu tenho a dizer que fico cada vez mais triste quando penso que nossa mídia eletrônica pode ser liderada por alguém como o Bardo de Arapiraca. Eu sei que hoje já há uma reação, por parte dos seus colegas, à sua megalomania doentia. Mas, ainda há aqueles, que por vaidade ou interesse ainda querem aparecer em suas fotos, e que graças a Deus são poucos agora. Dizem que alguns por educação se deixam fotografar por ele, mas, ficam rezando para que ele não publique suas fotos, pois quando aparecem lá no império de comunicação, são vistos como ridículos.

E, agora, terminando mesmo, uma paráfrase de um grande Poeta, o Fernando Pessoa, para um arremedo de poeta, o Bardo de Arapiraca:

“O Poeta é um enganador.
Engana tão completamente
Que chega a enganar um povo
De forma tão deprimente.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário