terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Quem Ama Cuida


Terezinha na praia (Foto do Poeta)


Minha inspiração, como blogueira que se preza quase sempre vem dos blogs, pois hoje, é muito difícil, sem nenhuma remuneração, correr atrás de notícias de primeira mão, como faz o Poeta no Blog da Diana que  muitas vezes tem um bolso maior do que ele pode suportar. E é de lá que me vem a inspiração para o escrito outra vez. Deixo para mais tarde, lá embaixo.

Começo, com uma saudade danada do Diretor Presidente, e mesmo do Blog da CIT e daquela convivência, nem sempre pacífica, mas, sempre produtora de conhecimentos. Ele sempre repetia que, quando você quiser julgar os aspectos éticos que envolvem os homens e mulheres de vida pública (vejam em que dá a mania da presidenta de sempre se referir ao feminino também), veja se ele distingue bem o que é público e o que é privado.

Quando não tínhamos o que fazer sentávamo-nos em torno dele e ele pregava dizendo:

- Em verdade em verdade lhes digo que aquele que confunde o dinheiro público com o dinheiro privado, dificilmente entrará nos reinos dos céus. Pois, está fadado a cometer as maiores heresias, quando estamos num regime democrático de direito. E lhes digo mais, que o problema não e a má fé em fazer esta confusão, como muitos homens públicos o fazem, como o Roberto Jefferson, e sim, também, aquelas ações que estão cheias de boas intenções pelo menos na aparência. Pois de boas intenções o inferno está cheio.

Dias atrás, eu lendo um texto do Vovô Zé lá na AGD, o Zé Carlos, escreveu (aqui):

Fico mais maluco ainda quando vejo no ressurrecto Blog da Prefeita Judith Alapenha, que ela distribuiu coletes aos mototaxistas. Parei um pouco e pensei. Será que a atividade de mototaxista pertence ao setor público em Bom Conselho? Se for, estou ficando maluco, por esta distribuição não ter sido feita no início da atividade de cada um. Se não for, estou ficando maluco porque não sei o motivo da distribuição, sem antes saber se outras atividades são também assim subsidiadas e o porquê. Já estou mais maluco ainda, agora querendo meu colete de blogueiro, e quem sabe, um computador novo, pois o meu já está em petição de miséria. E olhem que eu sou tão maluco que não ganho nada com a atividade, apesar  de, pelo número de acessos ao nosso blog, esta minha atividade seja, igual as dos mototaxistas, importante para a cidade. Eu fico só imaginando outras possíveis distribuições de coletes. Coisas de maluco.”

Lembrei, na hora, que o Zé Carlos, de quando em vez, participava de nossas reuniões com o Diretor Presidente, que hoje vive pela vida, triste, injustiçado e amargurado, por mentiras de alguém que vai se formar em medicina, e espero que tenha mudado o seu comportamento, pois se continuar agindo como médico como agiu neste caso, eu não o procuraria nem no SUS. Embora saiba que ele está em tratamento daquele surto psicótico. Menos mal.

O que Zé Carlos quis dizer é claro e simples. Se a Mamãe Juju escolheu a categoria dos mototaxistas  para distribuir coletes, a pergunta que se deveria fazer imediatamente seria: Com que dinheiro ela vai comprar? E parece claro que, com as devidas despesas com a formatura do Dr. Filhinho, ela não iria bancar os coletes de sua própria bolsa. Então é dinheiro público e merece pelo menos uma explicação do porquê não foi escolhida outra categoria ou outras pessoas para ganhar o colete? A sugestão do Zé Carlos de ter um colete de blogueiro é válida, embora para mim, eu, pelo meu corpo, talvez tivesse que ter o dobro do pano, usado por outros, e como se trata de dinheiro público, eu colocaria de minha bolsa metade do dinheiro gasto em meu colete. E, ainda mais, se eu ouvisse algum assessor da Mamãe Juju, ao distribuir os coletes, fazer qualquer menção a voto em quem quer que seja eu o processaria por crime eleitoral de compra de votos.

Mas isto nunca acontece. Quem dava o Bolsa Família era o Lula e quem dá o coleta é a Mamãe Juju. Aí eu lembro o Diretor presidente e pergunto: Isto é ético?

Aí eu fui ver os blogs já hoje e encontrei uma postagem do Poeta, que não sei se demitiu o Xico Pitomba, pois nunca mais ele apareceu, que tem como o título:”PREFEITO ALEXANDRE MARTINS PRESENTEIA GARIS COM PASSEIO À PRAIA” (aqui).

Como sempre faço, eu dou sempre o beneficio da dúvida para todos, pois não gosto de cometer injustiças, pois tento não pecar nem por pensamentos, nem por palavras e nem por obras. E pensei: Que prefeito magnânimo, que pessoa inteligente e quantos sentimentos nobres. E comecei a admirar Alexandre Martins, pois, um homem que tira dinheiro do seu bolso, ganho com sua labuta diária, que sei é muito estafante, e paga uma viagem aos garis do seu município, é um homem que merece nossa admiração.

Eu diria o mesmo, e minha oposição não seria tão grande se soubesse que o dinheiro para os coletes dos mototaxistas viesse da bolsa da Mamãe Juju. E diria mais que o Zé Carlos estaria realmente maluco, pois descobriria nela uma pessoa inteligente e de sentimentos nobres. Mas, soube que o dinheiro era público, e agora quero meu colete também.

No caso do prefeito Alexandre Martins, de Terezinha, onde o Poeta passa a sacolinha quando vai de batina, relembrando sua antiga vocação, parece-me que também, houve dinheiro público envolvido no gesto de tanta bondade edílica. Pois lá no final de sua postagem o Poeta diz:

Álisson Martins (sec. de governo), e Vavá (sogro do prefeito), fizeram parte da caravana dos garis rumo à praia. Foi um dia inesquecível. Gari que nunca viu o mar, gari que nunca viajou, gari que nunca teve um dia de lazer, recebeu do Governo Quem Ama Cuida, um passeio para descarregar qualquer estresse.
Cuidar da auto-estima do trabalhador é para gestor comprometido que sabe valorizar à todos...”

Eu já disse aqui que não gosto de me meter na política de outros municípios, pois seria como se interferisse na vida de povos independentes, portanto, isto é um problema para os terezinhenses (penso ser esse o gentílico). Mas, estou esperando do Poeta noticias da ida à praia dos professores, dos agricultores, dos pedreiros, dos serventes, dos padeiros e por que não, dos blogueiros de Terezinha? Pois, o Governo Quem Ama Cuida, deve cuidar de todos, ou explicar porque uns são beneficiados e outros não.

Que não pensem aqui que estou me candidatando a ir para praia da próxima vez, a não ser que a Mamãe Juju invente a mesma coisa lá em Bom Conselho. Aí eu sugiro a Praia do Janga, pois não gosto de Boa Viagem. Embora, pensando bem, para seguir o lema Quem Ama Cuida, eu proporia um dia todinho de aula sobre os direitos e deveres dos cidadãos num regime democrático de direito, em um regime de economia mista, que, em minha opinião nem sempre envolve igualdade das pessoas, mas igualdade de direitos e deveres. Tanto de prefeitos, quanto de garis, quanto de mototaxista e até quanto a blogueiros. E nos intervalos, um banho de mar, por que não?

Que saudades do Diretor Presidente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário