quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O assalto em Bom Conselho e os embargos infringentes


Professora Alexandra Machado


Nós que escrevemos, quase sempre, no calor dos acontecimentos, não podemos planejar nada. Pensei hoje em escrever sobre as declarações do Lula, dizendo que seria uma “metamorfose ambulante” da Dilma, na próxima campanha. Como já sei que ele nunca deixou de sê-lo, eu me voltei para um assunto mais importante da minha terra. O assalto à agência do correio.

Desde de cedo eu via pelos blogs da cidade as notícias, depois vi no Globo Notícias e depois no NE TV. Então a cidade ontem viveu um dia de horror e glória. Uma professora foi morta e a cidade foi notícia em nível nacional. Tenho certeza que mesmo um ano todo de exposição na TV, não valeria a vida da professora.

Um jovem, com 33 anos, na flor da idade, é vítima da violência que assola este país, sobre o qual dizem que vive às mil maravilhas em nível federal e em nível estadual louvam um tal de Pacto pela Vida. Será que Bom Conselho ficou fora deste pacto? Eu penso que o Brasil todo está fora dele.

O que existe hoje em nosso país é um Pacto pela Morte. A morte no trânsito, a morte pelos assaltos, a morte nos hospitais, a morte pela vergonha de está no Brasil onde os governantes vivem em campanha eleitoral permanente contando lorotas. E então, mais uma vida ceifada, dentre as milhares que o são mortos todos os dias neste Brasil de faz de conta. E só nos manifestamos quando as vítimas estão perto de nós.

Todos os dias, nos telejornais, acontece a mesma coisa em outras cidades e localidades. E dizemos: Mas, que cidade violenta! Os crimes mais brutais são cometidos por este país afora e calamos. Até que eles invadem nossa cidade e cometem uma barbaridade. Então, nos movimentamos e dizemos, meu Deus, poderia ser eu. E é este egoísmo que nos leva a esquecer tudo e nas próximas eleições esquecermos tudo e acreditamos no Brasil que mudou e que hoje, pela propaganda oficial, já acabaram, a miséria, os crimes e temos um sistema de saúde perfeito. O que faltavam eram médicos para nos apalpar, mas, agora temos os cubanos. O que mais no falta então?

Para professora de Bom Conselho agora falta a vida. E para nós. Bem, por enquanto nada, e fingimos que estamos felizes. Daqui a pouco tudo volta ao normal, até que morra outra pessoa perto de nós. Lamentaremos e esqueceremos, esperando que não chegue a nossa vez.

Como sempre gosto de imaginar e associar ideias, porque faz parte de minha humanidade (não direi mulheridade porque quem me conhece sabe que penso que as diferenças entre os gêneros só aparecem no ato de procriar), e aí eu pergunto: Será que isto tudo tem a ver com embargos infringentes?


Meus sentimentos à família da professora morta, e também a de cada um que morre, todos os dias, neste país sem governo. Esperando que na próxima vez que Bom Conselho for manchete nacional, seja porque erradicou as suas muriçocas.

2 comentários:

  1. Lucinha, só você mesmo com seu brilhantismo para dizer a verdade de forma cabal. É a impunidade que está levando nosso país a esta miséria. Parabéns pelo artigo. Um fã.

    ResponderExcluir
  2. Parabens lucinha pelo artigo como nosso amigo citou. gostaria de sua opniao se o brasil aproveitasse aquele momento de manifestacoes nacionais e transformasse aquilo tudo em um movimento. O movimento do vote em branco. O que voce viria depois de uma manifestacao dessa? Abraco

    ResponderExcluir