segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Lar Doce Lar e o medo do Xico Pitomba




Sábado, depois de receber a notícia de minha perseguição, e dá minha resposta ao tal de Xico Pitomba, contratado do Blog do Poeta, para me perseguir, fiquei em casa, e na falta do que fazer, o que é raro na vida de uma avó dona de casa, onde também moram os netos, eu sentei em frente de um aparelho de TV e relaxei.

Não é novidade para ninguém que adora um programa de TV, e principalmente da TV aberta, onde também posso ver as propagandas, que muitas vezes são mais criativas do que os programas mesmos. Vejam o Raul Gil, eu era adolescente aqui no Recife e já via aquele “Vamos tirar o chapéu”, e seus programas de jurados. Hoje continua o mesmo com mais tecnologia. Tem até o Zé Messias, que deve está beirando os 100 anos de idade e pela fisionomia parece que já foi empalhado. A tal de Marli Marley já fez tanta plástica que quando ri, nós vemos o sutiã se movimentar. Não aguentei. Fui para a Globo.

Lá encontrei algo interessante no programa do Luciano Hulk, o tal do Caldeirão que também é uma mesmice mas, desta vez me fixei lá pelo quadro “Lar Doce Lar”. Não vou explicar o quadro pois quem não vê TV, nem deve continuar lendo este texto. O que me prendeu foi o protagonista, o porteiro Genival, morador do Guarujá, que teve uma carta de sua filha sorteada para participar do programa.

Obviamente, a  TV vive de sua audiência e o Luciano explora as pessoas ao máximo para prender o público, e no Seu Genival ele encontrou alguém que deve ter levantado a audiência, pois pelo menos a minha ele conseguiu.

O Seu Genival, é natural da Paraíba, de uma cidade que pela sua narração pode variar entre Campina Grande, Remígio ou Santa Terezinha. Filho de mãe prostituta, teve 11 irmãos e a mãe por falta de recursos o deu a um homem, que foi seu padrasto, e o trouxe para São Paulo, quando tinha 6 anos de idade. Arranjou emprego de porteiro, casou com dona Linda, e constituiu uma família com 3 filhos, sendo uma mulher e dois homens. A filha mulher parece ter estudado e os filhos homens também. Ela é noiva há 8 anos e queria ganhar uma casa nova. Os homens, um tatuador e outro mecânico desempregado, já moravam fora.

O bom que eu achei foi a semelhança do Seu Genival e da Dona Linda com meus pais, ainda naquela época, em Bom Conselho. Ou seja, mesmo estando em São Paulo, seus hábitos mudaram pouco, principalmente do Seu Genival, em relação aos hábitos da Paraíba e de sua adolescência no Guarujá, onde fez de tudo para sobreviver.

Me chamou a atenção que o Seu Genival, hoje com 56 anos não sabia comer de garfo. Para quem, como eu conviveu com os dois pais que também não sabiam fazer isto, foi uma emoção. Ele só comia com a mão e algumas vezes com uma colher, igualzinho a meu pai, e disse:

- Luciano, um dia fui comer com garfo, aí foi comida prá todo lado!

Enquanto isto era motivo de riso para o apresentador do programa, para mim foi uma realidade com meus pais, e comigo mesmo durante anos. Quando cheguei em Recife, ainda uma adolescente, o pessoal da casa para onde fui estranhou muito eu não saber me “comportar bem à mesa” e tive minhas primeiras aulas de boas maneiras. Eu pensava e ainda hoje tenho meus pensamentos, que meus filhos dizem serem maus, que se comportar bem à mesa é comer bem. E, sinceramente, passei um tempão para comer bem com o garfo e com a faca, e ainda hoje, pelas aulas que o Seu Genival tomou no programa, ainda acho que não sei.

Eu fiquei me perguntando quando começamos a comer com garfo e faca. Eu não vi garfo e faca na Santa Ceia nem nas Bodas de Canaã. Será que Jesus era mal educado? (Meu Deus me perdoa a blasfêmia, mas é só pela força do argumento). Não, não era, como também o Seu Genival não é. A sociedade gera convenções que se tornam quase leis e que passamos a acreditar que tudo é uma trivialidade. Da mesma forma que hoje meu neto manipula seu iPad como se ele sempre tivesse existido e minhas filhas comem de garfo e faca, lavar a mão para comer era a única coisa que meu pai achava que era necessário para se "comer bem" e com as mãos. Já meu avô e seus ancestrais talvez nem isso, lavar as mãos, fosse normal. A Bíblia não fala nada nem o Leonardo da Vinci deu nada a entender que os apóstolos lavaram suas mãos para sentar na última ceia.

E o apresentador do programa fez uma cara de ironia quando o Seu Genival disse que comia com as mãos feijão, arroz e carne. Talvez, ele pensasse no feijão líquido e ficou pensando como se comeria aquilo com as mãos. Ele estava apenas por fora da tecnologia de fazer bolos de feijão com farinha para comer, que tanto pratiquei, e do prazer de puxar a carne da mão, com os dentes. Hoje os hábitos são outros.

O Seu Genival, em toda sua vida nunca tinha levado sua Linda mulher para comer num restaurante, e isto o programa fez questão de oferecer-lhes. Lá chegando ele teve aula de etiqueta, mas tenho certeza ele não comeu bem. Sentiu falta dos seus bolinhos de feijão feito com as mãos, mas fingiu está alegre, que ele não era besta nem nada e estava pensando era nos prêmios que iria receber.

Para encerrar e lidando sempre com as emoções fáceis das pessoas, inclusive as minhas, eles são contemplados com uma casa nova, toda equipada pelos seus patrocinadores, e, certamente, Seu Genival, ao se ver naquele luxo, deverá vender a casa e comprar uma mais condizente, e com o dinheiro apurado comprar comida e voltar a comer com as mãos. E quem sabe ser mais feliz?

Uma última coisa que me passou durante o programa, pois minha mente política é minha perdição, é a comparação do Seu Genival com o Lula. Eles são quase da mesma idade, partiram da mesma região, tangidos pela miséria. Um passou de torneiro mecânico para Presidente da República aposentado, e outro de porteiro para porteiro aposentado. São tantas as perguntas. Por que o Seu Genival também não foi presidente? Por que hoje o Lula não foi inscrito para o programa Lar Doce Lar pela sua filha Lurian? Por que ambos eram chegados a um “goró”? Por que um tem que ir para o SUS e outro pode ir para Sírio-Libanês para tratar da saúde? Será hoje o Lula mais feliz do que seu Genival? Será que o Lula já sabe se comporta à mesa, ou ainda faz bolinhos de feijão como eu faço? 

Eu só não peço para um filha minha escrever para o Luciano Hulk para participar do programa, porque atualmente já não posso nem mais mostrar onde moro, pois estou com medo do Xico Pitomba. Cruzes!!!

2 comentários:

  1. Perfeito! Uma leitura prazerosa! A parte dos jurados foi impagável.

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI DE TUDO QUE VOCÊ ESCREVEU, SÓ NÃO ACEITO ÊSSE MEDO QUE DIZES TER DO TAL XICO PITOMBA;OU ESTÁS SENDO IRÔNICA ? SE TENS DEUS NO CORAÇÃO,NÃO DEVES TER MEDO DE NADA,QUANTO MAIS DE PITOMBA,PINHA,MANGA SEJA LÁ O QUE FÔR,SE CAUSAR INDIGESTÃO,PARA TUDO TEM REMÉDIO;ERGA A CABEÇA E NÃO VALORIZE TANTO O CITADO,ESTÁS DANDO IBOPE AO MESMO, E ASSINO O QUE DIGO; COMO DIZIA MARCOS FREIRE "SEM ÓDIO E SEM MEDO."

    ResponderExcluir