terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Botando o Poeta para frente



Imagem que ilustra a postagem no
Blog do Poeta


Eu já estou entrando em recesso de final de ano. Um pouco forçada porque não estou podendo ficar sozinha e nem quero impedir que os outros se tornem imóveis por minha causa. Se viajarem eu viajo junto, sem a garantia de internet para onde eles vão. Ainda bem que vou, quase sempre acompanhando meus netos, que me dão um alento.

Hoje nem iria escrever, mas, apenas fazer minha ronda blogueira, talvez ir ao Mural da AGD delatar as imagens nojentas do Poeta (eu penso que só podem ser do Xico Pitomba), e mesmo os erros do seu português ruim. Por falar nisso, recebi um e-mail que reclama de minha exigência quanto à correção do vernáculo, ao mesmo tempo que discordei certa época do rigor da Ana Diva (onde estará ela?). Simples, o Poeta é um empresário de um império de comunicações, enquanto o Ronaldo era um muralista acidental. O Poeta, é blogueiro e precisa aprender a escrever, por isto talvez eu esteja colocada entre as pessoas que tem um “vazio interno”, na postagem do seu blog (aqui no original) e que transcrevo abaixo:

“SE AFASTE DE PESSOAS NEGATIVAS...

Impressionante como tem gente de plantão para olhar a vida dos outros.
Na verdade, são pessoas frustradas, desocupadas, revoltadas, sem nexo na vida, sem coragem de sair do marasmo... Tem gente por aqui vive o tempo todo e todo o tempo reparando a vida alheia.
Mas, isso acontece mais em cidades pequenas, nas cidades grandes, o povo num está nem aí para o que você faz ou apronta.
Aqui em Bom Conselho, como em outros lugares pequenos, tem gente que o café da manhã é a vida do outro. O almoço é a vida da vizinha. O jantar é a vida dos outros. Até dormindo vira sonâmbulo falando o que os outros andam fazendo. Isso chama-se vazio interno. Pessoas amargas, pessoas incompletas em tudo. Pessoas que mergulharam num poço do desânimo, do desolamento. Gente a sim, nem cresce, nem vive, apenas vegeta. Tomara que você que está lendo essa postagem, não seja um desses ou uma dessas. Se você conhece alguém assim, fique distante. Energia negativa é igual a lodo, para fazer você cair, é rapidinho... Tem muita gente dentro das igrejas, andando com a Bíblia debaixo do braço, mas, não sabe dizer obrigado, desculpe, perdão, errei, etc, etc. Tem muita hipocrisia solta  como palavras ao vento. Para aquelas pessoas que andam se preocupando com a vida deste blogueiro, só digo uma coisa, tenho pena. Olho grande de tanto se esticar acaba estourando... Não me invejem, trabalhem. Quanto mais falam de mim, mais estou a frente, pense nisso!”

Eu estou tentando nada mais nada menos colocar o Poeta para frente, como ele preconiza em sua última frase. Não me sinto vazia por dentro nem desanimada, a não ser por outras coisas. Por exemplo, quando ele escreve “Gente a sim...” eu fico sem entender e fico desanimada mesmo. Pelo que este tipo de escrita, que se poderia chamar de “poetês” ou “pitombês”, poderá causar na população jovem de nossa terra.

Eu estou na cidade grande há muito tempo mas não perdi o hábito de falar da vida alheia. O Diretor Presidente escreveu uma vez que havia até campeonato desta modalidade, em Bom Conselho. Pelo jeito que o Poeta escreve acima, há ainda, e ganhará quem estiver falando do Poeta, isto é, botando ele para frente como eu. Então vamos em frente.

Primeiro, Bom Conselho não é um lugar tão pequeno quanto o Poeta fala, mas, é bom perguntar ao Dandan na entrevista se ele concorda com isto, e, se depois do desenvolvimento garantido, as pessoas deixarão de falar da vida alheia. Espero que não consiga. Ele diz que nas cidades grandes “o povo num está nem aí”, mas isto não é verdade; aqui em Recife eu também falo do João da Costa, e se ele brincar, falarei do Geraldo Júlio. A gente só “num está nem aí”, falando, mas, sendo blogueiro devo escrevo “não está nem aí”. Os jovens leem os blogs, que para eles, são quase os livros modernos, não fica bem escrevermos “nós pega os peixe”. Isto até o Lula pode falar e escrever mas, quem é blogueiro, não.

Por hoje é só, esperando ter colocado o Poeta para frente. Foi só um lanche de falar da vida alheia. Se ele continuar eu irei almoçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário