quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Um Feliz Natal e um Própero Ano Novo





Ontem fui ao Blog do Roberto Almeida, o que faço sempre, logo após ter ido ao Blog Chumbo Grosso (exceto aos sábados). São os melhores de lá, sem dúvida, depois que o Wagner Marques se aposentou. O do Ronaldo César é o Blog do Poeta de Garanhuns, embora, para ser justa, tenho que dizer: O Ronaldo não precisa de gramática nem de dicionário, ou já os tem com equipamento de trabalho, já o Poeta...

Bem, com ia dizendo, lá o Roberto Almeida nomeou (segundo suas fontes) o secretariado de Dandan e eu tentei fazer alguns correções através de um comentário. Se quiserem ver o texto original cliquem aqui. Leiam abaixo o meu comentário, e depois eu volto para o arremate final.

“Caro Roberto,

O Dandan, como chamo carinhosamente o prefeito eleito de Bom Conselho, está em palpos de aranha para nomear seu secretariado. Você diz que ele vai prestigiar os ex-prefeitos, e eu pergunto: E ele tem alternativa? Ele está como Dilma para nomear seu ministério e prestigiar o ex-presidente Lula. Veja no que deu.

Eu já soube que ele já adiou para o dia 30 o anúncio. Talvez esperando que até lá os ânimos se acalmem e a fila para o secretariado diminua. Dizem que já está chegando em Terezinha, só para o primeiro escalão. Para os outros escalões a fila já deve estar por aí em Garanhuns, e todo mundo comprando seu jornal para saber das novas. O Alexandre Marinho disse que o do Jodeval está se acabando. É uma pena, pois o Jodeval além de ser meu conterrâneo, é dos nossos melhores jornalistas. O problema de amar a Dilma mais que o Luppi, é porque não há bom sem falta. E neste ponto não excluo nem você.

Voltando ao Dandan, o secretariado é seu menor problema. O grande é contornar as acusações que existem contra ele, e cuja saída até agora foi dizer que Deus e o eleitorado já o haviam perdoado. E agora, com esta do Lula, que diz, mais ou menos, a mesma coisa para se livrar da Rosemary e do Marcos Valério, nós que rezamos para que o Lula nem nós sejamos tidos como idiotas (dizendo que ele não sabia), só nos resta cobrar o esclarecimento pela justiça dos homens.

Mas, fiquemos com o secretariado de suas fontes. Estou longe de Bom Conselho, mas sei que o Daniel (da minha geração) é médico, mas, penso que seu filho é advogado. Quanto aos outros conheço apenas os ex-prefeitos. Se a lista tiver certa (eu já vi algumas críticas a respeito), se alguém chegar na porta da prefeitura e gritar: “Godoy, tua casa está pegando fogo!” não fica ninguém para fechar nem para a porta. Eu não sei se isto é bom ou ruim, mas, acontecia o mesmo com a Mamãe Juju (como chamo, com o mesmo carinho, a prefeita que sai), se substituíssemos Godoy por Alapenha. É a nossa cultura: Mateus primeiro os meus.

Santo Deus, e eu que comecei a teclar apenas para dizer que o anúncio do secretariado só seria feito no dia 30, já estou passando dos meus atuais limites.

Desejo a você e aos nossos leitores um Feliz Natal, e que Deus proteja nossas cidades.

Lucinha Peixoto (Blog da Lucinha Peixoto)”

Como até o Lula poderia concluir, mesmo não sabendo ler direito, eu já estou fechando o blog para balanço, pois Papai Noel é mais importante. Eu não posso dizer que não escreverei durante este período de festas natalinas e de ano novo porque já perdi o controle, faz tempo. Muitas vezes me bate uma vontade incontrolável de me comunicar com os meus leitores por motivos internos ou externos. E não tem jeito, eu volto. O que não posso prometer é regularidade, pois prometi a minha família toda dedicação possível neste período, inclusive a pedido deles.

Portanto, eu desejo um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo para todos, já de agora, pois não sei quando voltarei (exceto amanhã que programei um texto de outrem). Mas, não me deixem só (corro o risco citando o Collor, que ficou sozinho, mas, agora está com o Lula, e eu nunca pensei que um dia dissesse isto: quem se junta com porcos Valério come), venho aqui de vez em quando. Quem sabe o Dandan aparece no tribunal de Recife e me concede uma entrevista (Vejam o comentário do Sr. Ccsta em minha postagem anterior, sobre esta questão do Dandan vir ou não para Recife). Esta vida de jornalista (sem diploma e contra as cotas) é fogo.

Só para não deixar meus leitores com graves crises de abstinência, eu farei, a partir da próxima semana, um homenagem a um grande brasileiro, que foi para o sudeste e realmente elevou o nome do nosso Estado, sem se envolver com mensaleiros: O Luis Gonzaga. É uma homenagem simples, mas, é de coração (desculpem a falta de originalidade).

2 comentários:

  1. ..........quem se junta com porcos Valério come... ESTA É ÓTIMA!!!

    P.S.: - No penúltimo sábado do ano o CHUMBO vem arreganhando a... Bem, deixa isso pra lá, pula essa parte!!! Lá, no BLOG CHUMBO GROSSO, no dia da feira livre é para se fumar uma bomba atômica e saborear um suquinho nuclear. Dê uma espiadinha nele, só assim você vai fazer sua ressaca valer a pena e, limpar a vista, claro!!!

    ResponderExcluir
  2. D. Lucinha, a senhora fala do portugues errado do Poeta, isto não é pedantismo de sua parte?

    ResponderExcluir