sexta-feira, 31 de maio de 2013

A verdadeira história do boato sobre o Bolsa Família




Esta semana já poderá ficar conhecida na História do Brasil, como a semana das Bolsas, ou como a semana da revolução dos setenta reais, como a chamou meu colega Zezinho.

Eu nunca, vi na história deste país, uma lambança tão grande feita por uma entidade pública como a Caixa. Foi um grande espetáculo de incompetência patrocinado pela Dilma, que não tinha a menor noção do que estava dizendo, quando disse que o boato havia sido uma atitude criminosa, quando na realidade, hoje já se sabe que nem boato houve, pelo menos de caso pensado.

O ex-apedeuta-mor também veio a público, não para contar sobre seus amores por Rosemary, mas sim dizer que o boato também havia sido um ato de vandalismo e uma brincadeira estúpida. Quando boato não houve.

E a ministra das bolsas foi além disto. Declarou que tudo não passava de uma brincadeira da oposição. Logo quis se retratar, mas, neste mundo de redes sociais, o estrago já estava feito.

Mas, o pior espetáculo da terra em termos de lambança foi dado pela Caixa, cujos dirigentes, vendo a cocô que tinham obrado, ficaram naquela de: Vai tu! E o primeiro disse que sua instituição resolveu liberar mais recursos para o Bolsa Família quando se soube do maldito boato. Que este não existiu. Vai tu! E vieram outras explicações e pedidos de desculpas.

O fato verdadeiro é que a Caixa havia decidido liberar o dinheiro antes dos boatos, que não houve, e foi a partir desta ação, por parte de um subordinado lá do segundo escalão, e pela descoberta por alguém que tentou sacar o benefício e descobriu que poderia sacar duas vezes o valor normal.

Ora, qual é a Dona de Casa que tem uma notícia destas e não conta para vizinha, amiga do peito? E daí começou a corrida que a CEF tentou contornar com a injeção de mais dinheiro para evitar tumulto.

O tamanho do movimento mostra apenas a importância para o Brasil de hoje, do Programa Bolsa Família. Eu estou esperando um candidato que diga que vai acabar com o programa, pelo menos, nos moldes em que ele se encontra. Mas, a pergunta é: Ainda teremos um estadista na presidência, que ao invés de pensar nas próximas eleições, pense nas próximas gerações?

Porém, ainda não cheguei ao fulcro deste texto que é colocar os pingos nos iis e mostrar realmente o que aconteceu. E para fazer isto, basta reproduzir uma conversa que tive com a Vilma, minha faxineira, sobre caso.

E fui logo direta:

- Vilma, como tu soubesses que o Bolsa Família iria se acabar?

- Ah! Dona Lucinha, primeiro a Janete minha amiga e vizinha lá no morro me disse que estavam pagando dois meses de bolsa, ao invés de um. Eu achei a notícia muito boa, pois minha filha estava precisando de um celular novo. Sabe D. Lucinha agora ela só quer um smarthfone.

- Tá Vilma, eu ainda não sei bem o que é um smarthfone, mas, você não me respondeu.

- Eu gostei da notícia, mas, meu cartão  era para saque noutro dia, e não me preocupei muito até que a Arlene chegou com uma conversa que me deixou arrepiada. Disse que se não se fosse sacar logo poderíamos não sacar mais, pois o governo estava antecipando dois meses porque o programa iria se acabar.  D. Lucinha, quando ela terminou de dizer isto, e já estava calçando o sapato para ir à Caixa.

- E daí?

- A senhora sabe que não posso mais viver sem o bolsa que é um dinheirinho pouco mas, a senhora sabe que o pouco com Deus é muito. É o que uso para comprar CDs e DVDs para ver lá em casa os vídeos piratas que aparecem lá no morro.

- Aí tu correstes para Caixa, e daí?

- Claro, quando cheguei lá, tinha tanta gente que eu pensei que era comício, de frente da Caixa. E já tinha até TV. E a senhora sabe que pobre vende até a mãe para aparecer na TV, e se for na Globo, vende o pai também. E eu, D. Lucinha, também sou filha de Deus.

- E tinha mesmo dinheiro lá?

- Claro que tinha. Saquei dois meses e já comprei o smarthfone da Grazzielle.


Eu não precisei ouvir mais nada, e agora já sei o que aconteceu. A incompetência gerou um boato. O boato gerou um fato. O fato gerou mais incompetência. Pior será se qualquer dia desses alguém do Congresso disser que vai pagar dobrado aos nossos parlamentares. A fila para o saque começará no Lago Paranoá. Cruzes!

2 comentários:

  1. POR AÍ SE VÊ A POBREZA DE IDEIAS ALTERNATIVAS PARA O PAÍS E A POBREZA DE ESPÍRITO TANTO DA POSTE QUANTO DA PLAYBOY DAS ALTEROSAS QUE BRIGAM PELA PATERNIDADE DO BOLSA ESMOLA, REBAIXANDO O DEBATE POLÍTICO AO TESTE DE DNA PARA SABER QUEM É O PAI DA CRIANÇA... PEGA ELES MARINA!!!

    ResponderExcluir
  2. Nada explica a falha grosseira da Caixa Econômica Federal no caso do Bolsa Família. Se pessoas se aproveitaram do erro para criar a confusão, isso já outra história. Alguém deve ter autorizado os depósitos antecipados e esse nome ainda não apareceu, só desculpas esfarrapadas e confusas. Já passou da hora da Dilma chamar os responsáveis para uma reuniãozinha daquelas bem amenas e cobrar a cabeça dessa gente. Uma falha desse porte não pode passar sem consequências duras e rápidas. Cadê aquela Dilma que cortava a cabeça de Ministros sem nenhuma hesitação? Será que a Dilma vai deixar a Oposição tomar a frente das coisas do governo? Quero ver ação e não desculpas.

    ResponderExcluir