segunda-feira, 27 de maio de 2013

O Concurso do Rotary e as críticas




Só hoje, numa fuga maluca de Gravatá, e tendo conexão, eu vi que ontem houve o Concurso do Rotary sobre a Seca. Eu, apesar de algumas discordâncias, que nem sei se foram levadas em conta pela comissão organizadora, achei o concurso uma boa ideia.

De início me senti discriminada pelos organizadores de darem ao Blog do Emmanuel a exclusividade na cobertura do concurso. Mas, depois ele esclareceu dizendo que estaria á disposição para informar sobre o referido concurso, tornando a informação mais democrática.

Há certo tipo de informação que quando se torna exclusividade de alguém afronta os princípios mais comezinhos de publicidade que constitucionalmente devem reger os órgãos públicos. Por exemplo, o Dandan não pode ter jornais, blogs, ou outros meios que detenham exclusividade das notícias da prefeitura, porque as notícias não lhes pertence.

Então quando o Dandinho fez do Blog do Poeta o Blog Oficial da Casa de Dantas Barreto em aqui me insurgi contra o fato. Por que só o Blog do Poeta tem link no site da câmara? E voltando ao Rotary, eu sei que não é uma instituição pública, mas, seus princípios de atuação não permitem que se discrimine entre meios de divulgação. E por isto eu fui crítica, como deve ser qualquer cidadão ou cidadã que se preze, em relação a instituições ou pessoas, por que não?

Alguns até me criticam por eu ser crítica, e até dizem que também são críticos, mas, acrescentam logo, críticos construtivos. Quanta desfaçatez. Crítica é crítica. Se é destrutiva ou não depende do lado em que se está. Eu não tenho culpa se, ao dizer que uma pessoa toca piston pessimamente, e alguém ver como crítica destrutiva. Eu, e mais alguns, que apesar de ficarem calados pensam o mesmo, acho que é muito construtiva, pois pode até ajudar o pistonista a melhorar, ou pelo menos poupar nossos ouvidos.

E, no caso do concurso, para ser justa, eu acho que foi bom apesar de tudo que falei dele (aqui), pois segundo vi nas fotos (reproduzo uma acima do Blog do Emmanuel) parece que os estudantes compareceram em bom número.

O que espero é que minhas críticas e sugestões de redações tenham sido úteis para que os jovens possam adentrar com pé direito na carreira literária.

Aqui, em meu blog, podem ficar certos que serão publicadas todas as redações, se me forem enviadas ou se algum blog da cidade o fizer eu as reproduzirei. Se fizer alguma crítica, ela não será nem destrutiva nem construtiva, apenas será um crítica.


Teria milhões de letras para escrever sobre o tema, mas, estou em fase de contenção devido minhas constantes viagens e quedas de conexão. Mas, como desejo para este Brasil, que teve Renan na presidência, dias melhores virão.

Um comentário:

  1. Prezada Lucinha, Postei no blog hoje um levantamento final do concurso de redação do Rotary, inclusive citando seu blog como um dos divulgadores.
    Segue o link da postagem.
    Abraço,
    Emmanuel Leonel
    http://oargonautabc.blogspot.com.br/2013/05/levantamento-final-1-concurso-de.html

    ResponderExcluir