quinta-feira, 2 de maio de 2013

Quem é o PADROEIRO de Bom Conselho? A verdade.






Todos que me acompanham neste blog, e podem crer, já são muitos, sabem que há alguns dias atrás eu, comentando uma postagem do blog do Emmanuel (desculpe mas não gravo o nome), onde ele dizia que o Padroeiro de Bom Conselho era N. S. do Bom Conselho, e eu asseverava que não era, em alguns murais. Ele ficou de procurar o Padre Marcelo para tirar a dúvida e eu também.

Fiquei sem conexão um tempo, mas, quando a obtive de volta, fui ao Facebook, rede social, onde sou amiga do Padre Marcelo, que mostra que além de ser um homem bonito e santo, é um homem moderno, usando a moderna tecnologia de comunicação. Eu não imagino o Padre Nelson na internet ou no Facebook, embora, fatalmente, lá ele estará com a evolução dos tempos. Dizem, que o Padre Alfredo já teclava alguma coisa numa máquina de datilografia. Se foi ensinado pelo Diácono Di, eu não sei.

Mas, voltando ao caso do padroado de Bom Conselho. Há algum tempo, rolando pelo Facebook, conversando com meus e minhas fãs (para morte dos meus contendores, eu os tenho), vi uma postagem que me fez rir, e era do Padre Marcelo Protázio. Ele compartilhava a foto que ilustra esta postagem.

Ela mostra, entre outras coisas, o senso de humor de nosso sacerdote, e é uma indicação de que os católicos da cidade estão bem servidos de religião, como sempre foram, com raras exceções.

E se não bastasse seu senso de humor, ele, muito gentilmente, respondeu minhas dúvidas, que as coloquei em comentário àquela postagem:

“Prezado Padre Marcelo: Tenho uma dúvida que rola (desculpe o termo) lá pelo meu blog e outros de Bom Conselho sobre quem seja o Santo padroeiro de nossa paróquia. Eu defendo que seja a Sagrada Família como no tempo em que vivi na cidade. Outros dizem que é N. S. do Bom Conselho. O senhor poderia nos tirar esta dúvida atroz? Outra dúvida só me surgiu agora vendo esta foto: Se o rapaz estiver realmente com fome, ele cometeu o pecado da gula? Desculpe tomar o seu tempo. E sua bênção.”

E o jovem pároco (hoje, em Bom Conselho temos tudo jovem, um prefeito, um presidente da câmara; como espero que eles todos se comportem como um sacerdote; sonhar não é pecado) me respondeu, de um forma lacônica mas precisa, e restaurando a verdade conspurcada pela má informação do Emmanuel (espero que ele desfaça a dúvida em seu blog). O Padre Marcelo respondeu:

“O Padroeiro da Paróquia é Jesus, Maria e José. Quanto ao rapaz isso pode ser apenas uma montagem.”

Eu não insisti na pergunta, retrucando: “E se não for uma montagem?” Porque não quis parecer mal educada e explorar a gentileza do nosso sacerdote.

De uma forma ou de outra, eu devia este esclarecimento ao meu público e ao público de Bom Conselho. Isto poderia ser evitado se o Emmanuel citasse, mais amiúde, as fontes que ele usa para produzir suas postagens.

E que N. S. Senhora do Bom Conselho e a Sagrada Família proteja nossa cidade, trazendo a chuva para que pessoas, como aquela da foto,  possam comer sem serem acusados do pecado da gula.

Um comentário:

  1. Prezada Lucinha, A informação prestada pelo padre Marcelo está correta. A pergunta realizada por você é que levou a essa resposta. Estive consultando alguns religiosos do município e o que foi dito coloco logo abaixo:
    1 – Atualmente o município de Bom Conselho têm duas Paróquias, a da cidade de Bom Conselho, denominada Paróquia, Jesus, Maria e José, cujo padroeiro é a Sagrada Família, como o padre Marcelo falou.
    2. - A outra Paróquia é do Distrito de Rainha Izabel, denominada Paróquia de Santa Isabel da Hungria, fundada em 06.11.2010, tendo como pároco: Pe, José Nivaldo Alves da Silva e a sua padroeira é Santa Izabel da Hungria.
    3 – A padroeira da cidade de Bom Conselho é Nossa Senhora do Bom Conselho.
    4 – Não têm problema algum em falar das minhas postagens, pelo contrário, toda dúvida levantada, deve ser apurada e ratificada ou retificada, conforme seja a resultado obtido. Somos responsáveis pelas informações que prestamos e caso estejamos errados temos que corrigir.

    ResponderExcluir