quinta-feira, 17 de novembro de 2011

As grossuras de Dilma e a barba de Lula




Dias atrás, quando ainda estava em Gravatá, como todos brasileiros e brasileiras, gozando as delícias de um feriadão proporcionado pelo governo federal, onde um filho meu trabalha, eu, com minha fraca conexão ainda consegui flagrar uma postagem no Blog do Roberto Almeida que era a seguinte:

DILMA ROUSSEF METE MEDO

Quem tem medo de Dilma Rousseff? A julgar pelos relatos do dia a dia na Esplanada dos Ministérios, a resposta é simples: todo mundo. A Folha ouviu ministros, assessores e parlamentares sobre as famosas broncas da presidente. A conclusão é que ninguém está imune a elas -- nem os 'queridinhos' de Dilma, como Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) e Guido Mantega (Fazenda). A lista de fatores que provocam a ira da presidente vai do desconhecimento dos assuntos de governo a tentativas de enrolá-la ou dar palpites sobre áreas dos colegas.

Alguns ministros se abalam emocionalmente com os pitos. Duas ajudantes de ordem e uma secretária da Presidência pediram demissão. Anderson Dorneles, assessor pessoal que é tratado como se fosse um filho e acompanha Dilma há mais de 20 anos, já ameaçou duas vezes ir embora do governo.
Alguns assessores evitam levar problemas a Dilma por temer o mau humor presidencial. 'Tem gente que nem decide nem submete a ela, com medo da bronca', resume um ministro, que, assim como os demais ouvidos pela Folha, falou em caráter reservado. Outra senha para a gritaria é alguém tentar levar um 'contrabando' para uma reunião. 'Ela conhece o governo, sabe os caminhos da burocracia. Não dá para enrolá-la', sentencia outro auxiliar.

DILMA X LULA

Aqueles que permaneceram da gestão Lula dizem que o ex-presidente também dava broncas, mas elas eram 'genéricas' e 'no plural'. Com Dilma a coisa é pessoal, olho no olho, em público e quase sempre aos gritos. Os alvos preferenciais são os ministros mais próximos: os palacianos e os que participam da coordenação de governo. Paradoxalmente, aqueles de quem ela não gosta escapam quase ilesos, porque raramente são recebidos. Quando o tempo fecha, a presidente cruza os braços, põe as mãos sob as axilas, inclina a cabeça de lado e mira alguém. 'O cara sabe na hora que vai para o pelourinho', descreve uma testemunha.

O bordão 'meu querido' é outro sinal de encrenca. Um traço de estilo que tensiona o ambiente é que Dilma não faz confraternizações. Aboliu a Festa Junina na Granja do Torto e as rodadas de prosa regadas a uísque que Lula promovia nas viagens. 'Se, numa viagem, ela convoca um café, é sempre para trabalhar', descreve quem já integrou algumas comitivas. Apesar do temor, os assessores veem o estilo ríspido como demonstração de que ela está 'investida da função' e 'leva o cargo a sério'.
'Chega a ser engraçado, porque, com a bronca, vem sempre uma ironia. Mas só quando não é com você', resume uma de suas vítimas.(Vera Magalhães na Folha de São Paulo).”

Eu não estranhei pois já li muito sobre o comportamento da peça. Além de incompetente, é grossa. Então escrevi lá o seguinte comentário:

Caro Roberto,

Até neste feriadão aqui mais perto de minha terra e da sua, em Gravatá, leio o seu blog e você me instiga ao comentário. Você imagine se esta mulher fosse inteligente! Imagine se ela tivesse galgado a condição de presidenta sem o empurrão de um homem! Será que ela seria assim tão grossa com os auxiliares? Claro que não. Gente insegura e burra é que age assim. Quer apenas mostrar que pode ser presidenta dando broncas e fazendo grosserias. Que vergonha para o nosso gênero. Agora, perguntem se ela dá bronca em Lula? Claro que não.

Eu conheço muito bem o tipo. Despreparada, como todos sabem, desde o início, quis fazer da moralidade e intransigência com o “malfeito” um lema de seu governo. Até que viu, que se continuasse estaria indo de encontro com o Lula e com a tal da base alugada, e agora parou. Sua vassoura ficou envergonhada e foi prá trás da porta de ponta cabeça esperando que a próxima revista semanal não traga mais um “malfeito”. Sei que ela pode ter tido até boa vontade no início, mas o apedeuta não lhe deu trégua, mesmo doente, e agora ela entregou os pontos, e ao invés de demitir ministro corrupto deixa que seus partidos o façam com a anuência de Lula.

O que sobrou? Sua grossura pessoal e sua falta de educação doméstica para tratar os subordinados como lixo. Eu mesma, trato a Vilma, minha faxineira que funciona, como um ser humano, e sei que ela trabalha com prazer. O que vai acontecer com a Dilma, a faxineira que não funciona? Vai ficar sozinha ou cercada de áulicos que vivem das migalhas do poder. E estes, nobre presidenta, vão lhe passar uma rasteira na primeira oportunidade, como, aliás já estão fazendo. Ou, você pensa ainda, Roberto, que é o Civita que quer derrubar a Dilma? Claro que não. São estes áulicos que não aguentam mais tanta prepotência, a não ser que estejam mamando nas tetas dos cofres públicos e apenas dão de ombros às grossuras presidenciais.

Nossa, vou cuidar das minhas plantinhas, pois o clima da serra já está mais para palma forrageira do que para margaridas.

Lucinha Peixoto (Blog da Lucinha Peixoto)”

Hoje diante das fotos do imberbe Lula, eu fico me perguntando. Ora, se a Dilma já não dava bronca nele com barba, por que iria dar agora sem barba? E fico pensando na reação dos petistas quando olharem aquela fotografia de Marisa fazendo a barba de Lula, com tanta espontaneidade como descrita pelo Reinaldo Azevedo, citado no texto do Zezinho na AGD, já hoje (aqui).

Certamente, o Humberto, o Armando, o Pedro Eugênio, Maurício Rands e outros menos vistos, vão tirar a barba, e quem sabe, talvez serem fotografados como o Lula pelo fotógrafo oficial do governo do Estado. Todos dirão: Que espírito de corpo, quanta união, quanta solidariedade! Mas, eu que já venho com o angu pronto há muito tempo, sei que isto será feito apenas para não levar bronca da Dilma, se algum dia ela voltar ao Estado. Quem está rindo deve ser o Isaltino, que antes era um um “pt sem barba”, pois agora estará plenamente integrado ao grupo. O Coronel Eduardo já está livre dela (da barba) desde criancinha. Talvez deixe apenas de fazer tratamento para a careca não aumentar.

Um comentário:

  1. QUERIDA LUCINHA;(PERMITA-ME QUE ASSIM A TRATE)EXCELENTE MATÉRIA SUA, POREM ATÉ QUANDO A NOSSA "DAMA DE FERRO"VAI MANTER O MINISTRO "GALANTEADOR"NO PODER?SERÁ QUE PELO ROMÂNTISMO DO ALUDIDO AINDE NÃO O MANDOU PASSEAR?ALEM DE UM DEMAGOGO DE CARTEIRINHA, É UM MENTIROSO COMPROVADO, SALVO SE A FOTO DÊLE DESCENDO DO AVIÃO,SEJA POSE COMO EU E TANTOS OUTROS MENINOS FAZIAMOS COM OS FOTOGRAFOS LAMBE LAMBE NA CALÇADA DA NOSSA IGREJA DA SAGRADA FAMILIA;PODE SER QUEM SABE? UMA SIMPLES POSE, KKKKKKKK É DEMAIS PARA NOSSA INTELIGÊNCIA.MEUS PARABENS PELO EXCELENTE TRABALHO.

    ResponderExcluir