quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O Diário da Dilma e São Judas Tadeu





Ainda estou me refazendo do clima serrano. Avó se refaz, sempre cuidando dos netos. E avó blogueira, tenta dá uma no cravo outra na ferradura, ou colocando um olho no blog e outro no neto pois ambos lhe dão prazer. Quando o olho parou no computador, sem a concentração devida para escrever algo de minha própria cabeça, dei de cara com um texto publicado pela Revista Piauí, tendo como título “Diário da Dilma: Em festa de jacu inhambu não pia”. Eu parei nele menos pela Dilma e mais pelo jacu.

Dei boas risadas e o transcrevo para os meus leitores prediletos, como o Guerrilheiro de Garanhuns que se sentiu provocado por mim, sem eu ter nenhuma intenção de fazê-lo. Eu como boa cristã continuo a rezar por ele, com mais fervor do que faço pelos outros, pois o homem só diz a verdade sobre o PT. Leiam o Diário da Dilma, em outubro, e eu volta lá embaixo, já no mês de novembro.


1º de outubro – Ê lerê. Serginho Cabral veio chorar a distribuição dos royalties. O menino está magoado, mas sabe argumentar: imitou o Lula duas vezes, fez troça com a Iriny Lopes e soltou um trocadilho com o nome do presidente da Renault. Ainda disse que eu emagreci. Me convenceu.

2 de outubro – Bulgária, terra boa e sestrosa. Antes de deixá-la, meu pai profetizou que os Rousseff retornariam, trazendo orgulho e laquê à nação. Duro é ter de ir antes à Bélgica. Esse pessoal da Fifa está passando dos limites. Querem acabar com a meia-entrada, exigem os estádios no prazo e ainda pretendem abolir o superfaturamento nacional. Por sugestão do Temer, com quem aprendi que futebol se joga com onze, contrapus que cada time jogasse com doze. Seria um modo de empregar mais gente, a base aliada ia ficar feliz. A resposta veio curta e grossa. Non! Vou mostrar a eles o que é non. Marquei uma reunião com o Blatter para dizer umas verdades.

3 de outubro – Blatter deu o bolo por causa dos boatos infundados sobre o meu jeito ríspido de negociar. Mandou o secretário-geral. Já não basta estar aterrissando em Bruxelas, que, do alto, parece mais sem graça do que um fim de semana com o Alckmin. Assim que eu entrei na sala, encarei o sujeito e soltei um “meu querido”. Se a gente não se impõe, a Fifa faz o que quer.

4 de outubro – Dei uma prensa nos dirigentes da Europa. Só porque eles representam o berço das civilizações ocidental, pensam que podem afundar o mundo numa crise econômica e estabelecer a capital deles na Bélgica. Sugeri que se mudassem para Londres, onde tem sempre um bom musical em cartaz e a gente pode esbarrar na princesa Kate. Deixei claro que, caso precisem, posso indicar um excelente consultor em Ribeirão Preto.

5 de outubro – Foi lindo voltar à terra do papai. É bom visitar a família com verba pública. Presidenta tem dessas coisas, não é só demitir ministro, não. Ganhei até a ordem Stara Planina. Não aguentei e acabei emprestando 32 bilhões de reais a fundo perdido. Fico só pensando na cara daquela sirigaita que se insinuava para Tzvetan Todorov, a Kubrika Ksibeleya, quando me vir com a Stara Planina. Vai se roer de inveja. Será que o Tzvetan envelheceu bem? Era um pedaço de mau caminho.

6 de outubro – Ai, início do mês e já estou exausta! Se eu pudesse emendar até 12 de outubro! Mas o feriado cai bem numa quarta-feira… fica chato enforcar quinta e sexta. Podia decretar a semana do saco cheio presidencial. Estudante não tem? A bem da verdade, ainda bem que papai veio para o Brasil. Deus me livre morar na Bulgária. E aquelas primas que visitei em Gabrovo! Ô gente feia…

8 de outubro – Fui periquitar em Istambul. O chato do Luiz Sérgio pediu uns temperos para aquela sardinha na panela de pressão com banana-de-são-tomé. Isso é que dá ficar concentrando tudo. O Patriota nem para arrumar uma brecha para eu dar uma voltinha no Grand Bazaar. Dizem que tem joias baratíssimas e cada bolsa! Ninguém percebe que é falsa. Como a Turquia é bonita. Fico pensando como esses bigodes todos cairiam no Lobão.

9 de outubro – Aecinho declarou que está pronto para ser candidato à Presidência. Ansioso esse menino. Nem parece mineiro. Mas não vou me meter. Em festa de jacu inhambu não pia. Mamãe nem me viu chegar e já foi perguntando se eu trouxe miçangas, a ceroula e a touca que ela pediu. Nem boto o pé em Brasília e começam a me pedir coisas. Só me falta ter que demitir mais um ministro. Me preparei para ver A Fazenda e pimba! A pasta de ricota que tinha deixado na geladeira azedou. Não posso deixar mamãe tomar conta de casa.

10 de outubro – Você chega de viagem e é só e-mail, telefonema, greve e o Lula ligando sete vezes por dia para me perguntar onde vai ser a próxima inauguração. Tem até recado do Kassab para falar da posição dele sobre o Código Florestal: “Presidenta, o PSD é a favor de anistia ampla, geral e irrestrita aos pequenos e grandes fazendeiros que atuam de forma produtiva, sem desmatar. Mas o partido quer deixar claro que também apoia os que desmatam.” Por que perco tempo com isso?

14 de outubro – Gente, está uma calmaria isso aqui. Estou até estranhando. A Mônica Salmaso não ia lançar um cd novo? Sonhei com o Lobão de ceroula búlgara dizendo que estourou o limite do cartão corporativo. Achei catito.

15 de outubro – Fiquei morrendo de medo quando vi no jornal que o Toddynho quase matou não sei quantas crianças. Todo dia eu tomo um de madrugada. Acordo com aquela fome e faço uma boquinha com goiabada e um Toddynho, às vezes dois. Minha tia fica de olho. Quando ela pergunta, me faço de morta e digo que servi para o Gabriel. Ela finge que acredita.

16 de outubro – Já decidi: não tem meia-entrada na Copa, se quiserem podem servir até cicuta nos estádios, enfim, a Fifa que faça o que quiser.
Não entendo nada de futebol, acho uma chatice, meu interesse é zero. Foi o Lula que tratou com a Fifa e eu é que tenho que pagar a conta. Conserta aeroporto, constrói estádio, faz linha de ônibus, aguenta esse PCdoB com suas ONGs. Mas uma herança do Fofo…
17 de outubro – Ai, meu santo Stálin. Até tu, Orlando Silva? Até tu, PCdoB? É bem verdade que o último PM histriônico que apareceu na tevê era marido da Susana Vieira. Deu no que deu.

18 de outubro – Agora é na marra: vou cortar o ponto desses grevistas dos Correios. Quer moleza? Senta no pudim.

20 de outubro – Digam o que quiserem, foi-se um líder fashion das Arábias. Não fossem aquelas roupas divinas, teria apoiado bem mais cedo os insurgentes. Ando pensando em sapecar um “meu querido” no Orlando Silva. Melhor dosar para o momento certo.

21 de outubro – Não entendo esses jornais todos noticiando “Dilma mantém ministro dos Esportes”. Isso lá é notícia? Injustiça maior foi a final de A Fazenda: estava na cara que a Monique merecia ganhar.

22 de outubro – Aquele negócio de Pan já começou? É em Cochabamba, né? Ninguém atende minhas ligações lá no Ministério dos Esportes.

23 de outubro – Lá vamos nós inaugurar uma ponte estaiada. É bom deixar claro que não é só a oposição que detém a tecnologia.

24 de outubro – Santa periquita! Aquela foto de cocar é um horror! Negócio de índio dá o maior azar. De qualquer jeito, estou melhor que o Lula. Pelo amor de Deus, como está gordo o Fofo. Prosperidade dá nisso.

25 de outubro – Fiquei discutindo com a empregada o que servir no jantar dos velhinhos. Tive que convidar o Jimmy Carter e aquele bando da quarta idade para não ficar dando pinta que estava louca para encontrar o Fernando Henrique de novo. Ele é incrível! Quanta pertinácia! Pena que não ficou mais um pouco para tomar um licor lá de Uberaba.

26 de outubro – Não teve jeito: governar é demitir ministros. O Orlandinho bem que tentou continuar agarrado à rapadura, mas lhe dei um chega pra lá. Que venha outro albanês!

27 de outubro – Pelo menos não tem perigo de o Aldo Rebelo desmatar campos de futebol. Amanhã é dia de São Judas Tadeu, o das causas impossíveis. Será que se eu pedir para me livrar do Lula o santo atende?”

Este diário, como vocês viram, é do mês de outubro. No Brasil, até para a presidenta, os diários ficam desatualizados muito depressa. Hoje já temos outro ministro na berlinda, e no próximo sábado já pode ser outro. A coincidência é que sempre o ministro era do Lula e o ritual de demissão é o mesmo. Vamos ver o que acontece com o Lupi. Eu aposto que será a mesma coisa.

No entanto, o que mais me chamou atenção, foi o que a presidenta anotou em seu diário no dia 27 de outubro. Ela confessa que rezou para São Judas Tadeu, e eu sei do poder deste santo, como católica que sou, e que realmente ele já me atendeu várias vezes. O que achei um tanto estranho foi o seu pedido ao Santo. “Será que se eu pedir para me livrar do Lula o santo atende?”

Sinceramente, eu não sei, mas estarei atenta para ver o que ela vai escrever no diário no mês de novembro, quanto á doença do Lula. Será que a presidenta tem tanto prestígio com São Judas Tadeus, para ele a atender tão rápido? Sei lá! O Santo é forte eu sei, mas pelo tipo de doença, ele não interpretou ao pé da letra o pedido da presidenta. Livrou-a do Lula somente alguns meses, com garantia de 80%.

Se eu fosse ela, eu aproveitava a boa vontade do Santo, e sua força, para pedir que o Congresso aprovasse uma lei, reconhecendo os poderes das revistas semanais para demitir ministros. Pouparia muito o tempo presidencial para assuntos mais importantes como aprender como se joga futebol, e o que é “meia-entrada”, pois em 2014 eu já tenho direito a ela. Mas, se ela realmente é uma seguidora de São Judas Tadeu, porque ele é o santo das causas impossíveis, que peça para que os estádios fiquem prontos até lá, para não passarmos por mais um vexame internacional.

Um comentário:

  1. A LUCINHA PEIXOTO POR TER UMA MALÍCIA COM UMA AGUDEZA DE ESPÍRITO BASTANTE INTELIGENTE, DE VEZ EM QUANDO CUTUCA O TADINHO DO PECAMINOSO DO GUERRILHEIRO PARA DESTRAVAR SUA TRAMELA DA LÍNGUA E SOLTAR DAQUELAS PEQUENÍSSIMAS EQUIVALENTE A DO JAPONÊS(?). POIS BEM, POR FALAR EM DILMA, SERÁ QUE NO MÊS DE NOVEMBRO VAI CONSTAR DO SEU DIÁRIO QUE ELA NÃO EXAGEROU NA DOSE NO NAMORO COM O LUPI E FOI AO EXTREMO SUJANDO SUA CUECA DE BATOM, HÉIN?!?!?! ATÉ ONDE SE SABE, BATOM NA GOLA DA CAMISA PERTINHO DO CANGOTE, ATRÁS DA ORELHINHA, MESMO SENDO DO VERMELHINHO, LILÁS ROSA OU ROXINHO DÁ PRA TOLERAR!!! AGORA, DEIXAR SUA MARQUINHA NA CUECA, AÍ FICA DIFÍCIL EXPLICAR, NÃO MULHERADA!!! SERÁ QUE A DILMA FOI AO EXTREMO COM O LUPI E POR ISSO AINDA NÃO O DEMITIU?!?!?! COMO DIZ A MÚSICA É O AMOOOOOOOOOOORRRRRRRRRR!!! OU, FOI O AMOOOOOOOOOOOOORRRRRRRRR!!! QUE ME DEIXA ASSIM... INOCENTINHO DO LUPI, TÔ COM PENA DELE: SEGURAR MENINA NOVA JÁ É UMA TAREFA DIFÍCIL, IMAGINA UMA SESSENTONA FOGOSA E CARENTE!!! NÃO TEM CERCA DE ARAME FARPADO QUE SEGURE...

    ResponderExcluir