terça-feira, 21 de maio de 2013

O histórico de Sônia Maria



Sônia Maria de vestido de bolinhas no Carnabeco
(Foto do Blog da Niedja Camboim)


Este último final de semana foi, além de produtivo, cheio de emoções. Entre uma notícia e outra sobre o lançamento do livro do Alexandre, do qual ele diz que foi tão bom que concorreu muito bem com o final de Salve Jorge, e outra referente ao aniversário do Padre Marcelo, eu me diverti e produzi muito.

Não posso nem ameaçar, nem de longe, os pais dos meus netos em não ir para Gravatá nos finais de semana, pois eles me ameaçam de volta, mais furiosos dos que a Dilma com o PMDB. E eu não quero recorrer ao CDA (Código de Defesa dos Avós) para ver o meu neto.

Neste período, agora quase viciada, fui ao Facebook, e lá encontrei uma mensagem da Sônia Maria (se me lembro bem numa postagem do Saul onde ele “jazia” garboso com o Alexandre no lançamento do livro) onde ela dizia ter bons escritos sobre seu pai, o Maestro Zé de Puluca, e que esperava por um patrocínio.

Eu me lembrava de textos da Sônia Maria na A GAZETA e achei por bem, pela qualidade do que escreveu (embora não me lembre os detalhes) meter o bedelho onde não fui chamada e apelar para o Dandinho, que gasta nosso dinheirinho para contratar o Poeta e para patrocinar o Alexandre, por que não patrocinar também o projeto literário da Sônia?

Ela até me respondeu dizendo que me havia lido, embora me confundindo com o Diretor Presidente (que comungava comigo a admiração pelo seu pai o Maestro Zé de Puluca). Mas, o importante é que me interessei de verdade pelo que a Sônia produzia e, depois que ela me mandou o endereço do seu blog, e ao ver alguns dos seus vídeos, só fez crescer minha admiração por ela.

Além de colocar seu blog entre os meus sites nobres, eu fui ver os seus filmes. Escolhi dois deles e os apresento no final desta postagem.

O que mais me encantaram neles foi a sensibilidade artística e seu desprendimento quanto às suas criações dentro de sua casa, que poderia ser chamada de Casa de Bonecas. Além disso, surge a força de seu amor filial, ao divulgar e interpretar, com sua aparelhagem não muito avançada, a obra do seu pai.

Neste período onde escasseiam as homenagens aos grandes homens de Bom Conselho, que já nos deixaram, e deixaram marcas na cultura da cidade, temos em Seu Zé uma proposta de sempre homenageado. E já que, erroneamente penso eu, prefere-se homenagear os vivos, que se homenageie Sônia, com suas bonecas, e principalmente com seus escritos, que não os conheço, mas se puxou ao pai, devem ser de primeira qualidade.

4 comentários:

  1. Sônia Moura é daquelas raríssimas pessoas com pureza de alma,sem malícia, sem má fé.Admiro-a pela excelente administradora que é de seus bens materiais, e que ama seus bibelôs 'relicários',aparentemente sem valor comercial, mas de incalculável preço sentimental. Me identifico com Sônia porque também valorizo esses bens 'imateriais', tenho uma porção de velharias assim...Enfim, Sônia Moura, me remete a minha mais tenra infância, quando eu, minha irmã Arlene,Jó, Edjane Villa Nova e mais mil outras meninas éramos convidadas a assistir umas 'peças teatrais' encenadas por dona Lila- acho que era tia de minha madrinha Primavera Villa Nova- e os personagens daquelas peças de dona Lila eram suas bonecas, lembro que uma chamava-se Rosânia Margareth- chego a ouvir aquela voz rouca de dona Lila apresentando a 'atriz'-, pois bem essas bonecas que aparecem nos vídeos de Sônia Moura, são muito parecidas com as de sua parenta dona Lila; curto demais tudo que Sônia faz, e isto não é um elogio à loucura, pelo contrário, é um elogio à capacidade e a coragem de se ser autêntica e de ser feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Narrimanl, tinha adorado seu comentário, mesmo que fosse como anônimo. Aprendi a gostar das palavras mesmo sem saber que as enviou, e sabendo que foi você só aumentou sua beleza. Obrigada por comentar-me. Seja sempre bem-vinda ao meu espaço.

      Lucinha Peixoto

      Excluir
  2. SOU PRIMA DE SONIA ... NAO SABIA Q ELA TEM UM BLOG! PODERIA ME PASSAR O ENDEREÇO DO BLOG DELA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida prima da Sonia, o endereço do Blog está aí do lado direito entre os meus Sites Nobres. Um abraço.

      Lucinha Peixoto

      Excluir