quarta-feira, 10 de julho de 2013

Fera ferida




Por Mary Zaidan (*)

Desde que a inflação começou a mostrar dentes cada vez mais afiados e o incômodo grito de descontentes tomou as ruas, tornou-se praticamente impossível manter os disfarces que encobriam o autoritarismo e a soberba da presidente Dilma Rousseff.

Se mesmo em tempos de popularidade recorde, de Brasil grande, de massas manobradas, já era difícil aturar a fera, agora aliados e o próprio PT já não escondem o desalento nem a ira. Nessa ordem, ou vice-versa. Até o padrinho Lula sumiu.

Lançada à sua própria sorte e sem vislumbrar qualquer chama tênue capaz de clarear o fim do túnel, Dilma tem se superado na brabeza. Na quinta-feira, ao sentir seu poder de mando ameaçado, sua fúria foi tamanha que ela obrigou o vice Michel Temer e o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo a desdizerem o dito óbvio, feito horas antes, sobre a inviabilidade de se realizar às pressas um plebiscito e uma reforma política válida para as eleições de 2014.

A emenda se mostrou pior que o soneto. Assim como o remendo para consertar a equivocada Constituinte exclusiva que a presidente lançara, o pito só fez desafinar ainda mais uma orquestra que ela jamais conseguiu reger; que a engoliu, mas nunca gostou da sua batuta.

Quando fecha os olhos, Dilma deve sonhar com um batalhão de Guidos Mantegas a lhe sussurrar cantigas de roda enquanto o funk pega firme lá fora.

Mantega, o ministro da Fazenda do país imaginário, que no seu faz-de-conta insiste em dizer que o Brasil vai crescer 3%, a inflação não escapará da meta e as contas públicas estão equilibradas. Que, mesmo vendo o IPCA bater em 6,7%, comemora, como criança que ganhou um doce, a inflação quase zero dos alimentos. Que anuncia a suspensão parcial da desoneração para a linha branca poucos dias depois de a presidente dar crédito para os beneficiários do Minha casa, minha vida na compra de geladeira, fogão e máquina de lavar. Que não tem pudor em dizer que impostos podem subir.

Como se vê, não é só por teimosia que Dilma quer Mantega. Ele a afaga.

Também não se pode dizer que é teimosia da presidente a insistência no plebiscito. Bem ou mal, o tema lhe é bastante útil – senão o único – para tergiversar, para tentar escapar do centro do furacão.

Seguindo o script da marquetagem, Dilma diz ter ouvido a voz das ruas, que crê na “inteligência do povo brasileiro”; que “não é daqueles que não acredita que o povo é incapaz de entender [o plebiscito] porque as perguntas são complicadas”.

Se algum faro tivesse, saberia que as ruas continuam lhe dizendo o inverso. Complicadas, Dilma, não são as perguntas, mas as respostas que o governo insiste em dar.

-----------
(*) Publicado no Blog do Noblat em 07.07.2013. O que eu gosto da Mary Zaidan são sua objetividade e sua concisão. Dizem que eu não posso ser objetiva por ser prolixa, mas, Deus sabe que venho tentando. Objetividade no caso da Dilma seria logo pedir uma camisa de força presidencial e fazer licitação de qual hospício no Brasil poderia recebê-la. Talvez, o Eduardo, que está doido para o circo pegar fogo e ele fugir pela sua candidatura, poderia reservar um lugar na Tamarineira, nosso lar para doidos mais conhecido.

Leio que a presidenta vai trazer médicos cubanos por meio de medida provisória. Só pode ter sido conselho de Lula, que está doido para voltar nos braços dos bolsistas familiares. Talvez seja a forma maluca que ela tem de dizer que não confia num congresso que refuga em aprovar um plebiscito, que ela acha que seria uma moleza para o povo decifrar. Se camisa de força só não der certo, então tem mesmo é que isolar. Todo este esforço para tentar ganhar a simpatia para uma candidatura de um ministro a governo de São Paulo.


Dia 11 nós veremos quem pode mais. Se a razão das ruas ou a falta de razão de Dilma. Uma coisa é certa não falta razão aos médicos deste país, que, salvo as exceções de praxe, são bons médicos e ficam tentando o impossível, falar em saúde num país doente contaminado pelo lulo/petismo (LP) 

3 comentários:

  1. O BRASIL INTEIRO DEVE SE LIGAR E, SE FOR O CASO, CHUTAR NA BUNDA DA DILMA E DO PT, CASO ESSA QUADRILHA PETISTA VENHA A FORÇAR A BARRA COM MÉDICOS ESCRAVOS CUBANOS, ALÉM DE ESTUDANTES TERRORISTAS DO MST E DO PRÓPRIO PT. SENÃO ATENTEM PARA ESTA NOTA QUE CORRE NA IMPRENSA: DURANTE ANOS, O MST E O PT SELECIONARAM, POR CRITÉRIOS IDEOLÓGICOS, QUAIS JOVENS MANDARIAM PARA CUBA PARA ESTUDAR MEDICINA. JUNTO COM O CURSO, RECEBERAM TREINAMENTO EM TÉCNICAS DE GUERRILHA E DE AGITAÇÃO SOCIAL. INCLUSIVE O MANEJO DE ARMAS. AGORA VÃO VITAMINAR AS INVASÕES DE TERRA NO INTERIOR DO BRASIL. ESTIMA-SE QUE CERCA DE 1.000 MÉDICOS FORAM FORMADOS EM HAVANA. A PARTIR DE HOJE, QUANDO DILMA PEITARÁ OS CONSELHOS MÉDICOS E LANÇARÁ MAIS UM PAC PARA A SAÚDE, ELES ESTARÃO LIVRES PARA PRATICAR MEDICINA, SOCIALISMO E GUERRILHA NO INTERIOR DO BRASIL.

    ResponderExcluir
  2. O PT É DOIDO, MAS NÃO COME MERDA NEM RASGA DINHEIRO. EU QUERO VER O GOVERNO DA ANTA PEITAR O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA(CFM). ESSA PALHAÇADA QUE OS PETRALHAS CHAMAM DE PROGRAMA “MAIS MÉDICOS” É ELEITOREIRA E ENGANADORA. CASO ELES TEIMEM EM SEGUIR EM FRENTE, O CONSELHO VAI LEVAR O PT A BARRA DOS TRIBUNAIS. NÃO SÓ OS MÉDICOS, MAS NÓS, ANTES QUE ESSES SALAFRÁRIOS PETISTAS APROVEM O MARCO CIVIL DA INTERNET, PRECISAMOS COMBATER ESSA DITADURA TERRORISTA E, APOIAR OS PROFISSIONAIS DE MEDICINA, ATÉ PORQUE, EXIGIR DOS FORMANDOS SERVIÇO CIVIL OBRIGATÓRIO AO SUS É ANTI-CONSTITUCIONAL. É ATO TÍPICO DE REGIME TOTALITÁRIOS E SABE POR QUE?!?!?! –FERE OS DIREITOS DE IGUALDADE DOS CIDADÃOS; FERE OS DIREITOS DA LIVRE INICIATIVA DO TRABALHO; FERE O PRINCÍPIO DA NÃO EXIGÊNCIA DE QUALQUER CONTRAPARTIDA PELA GRATUIDADE DO ENSINO PÚBLICO; E O PIOR: VIOLA OS PRINCÍPIOS DA AUTONOMIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS, E DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. POR ISSO, É TEMPO DE DIZER, BASTA CAMBADA DE PETRALHAS, COMUNALHAS E OUTRAS TRALHAS. DO CONTRÁRIO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NELES!!! QUINCAS BARBOSA NA RABADA DESSES VAGABUNDOS!!!

    ResponderExcluir
  3. FINALMENTE, A DESASTRADA IDEIA DO PLEBISCITO DA ANTA ESTÁ MORTA E SEPULTADA. E NÃO RESSUSCITARÁ NEM PARA OS VIVOS NEM PARA OS MORTOS. DESCEU AOS INFERNOS NO PRIMEIRO DIA. ESTÁ SENTADA À DIREITA DO CAPETA E À ESQUERDA DO SEBOSO DE CARACAS, ESPERANDO APENAS O SEBOSO DE CAETÉS. VEM AÍ A MISSA DO SÉTIMO DIA... AMÉM!!!

    ResponderExcluir