segunda-feira, 22 de julho de 2013

Vem aí o Papa Francisco... Será que ele fala búlgaro?




Segunda-feira, dizem, dia da preguiça e já estou no batente, ansiosa para ver o Papa Francisco no Brasil. Mesmo aqueles que hoje se insurgem contra a Igreja Católica não podem negar que receber a visita de um Papa é um acontecimento histórico.

Eu vivi um momento destes ao receber o João Paulo II aqui no Recife, anos atrás, e, só não fui para o Rio porque Deus nos fez finitos, e, para que não soframos tanto, ele nos faz velhos, para quando desta vida partir, não soframos tanto. Mas, tive muita vontade. É um verdadeiro acontecimento.

Hoje, e por alguns dias, o assunto será o Papa Francisco, mas, não esqueçamos que vivemos num país, onde a presidenta não sabe nem fazer o Sinal da Cruz, e que, na certa, aproveitará a visita do Papa Francisco para tentar, mais uma vez, enganar à voz rouca das ruas, como vem fazendo há quase um mês.

Já leio, em alguns blogs, a presidenta vai falar de pobreza com o Papa, porque ele está sendo chamado de O Papa dos Pobres, e ela quer ser chamada aqui da Mãe dos Pobres como o  Lula o foi de Pai dos Pobres. Espero que tenha alguém perto da conversa para esclarecer o que vem a ser isto,  de a Família dos Pobres para que não corramos o risco de que o Papa em sua boa fé (isto parece até redundante) não acredite nestas mentiras, principalmente, quando ela vier com a velha estória de que a “a pobreza acabou no Brasil” e hoje todos são classe média ao ponto de agora, a moda ser pedir mais, porque todos querem serem ricos, igual ao Eike Batista.

Não há forma maior de desfaçatez do que esta alardeada atenção do PT com a pobreza quando todos os seus dirigentes vivem colocando dólares na cueca e usufruindo das mordomias em viagens e passeios pelo Brasil e pelo mundo.

Alguém tem que alertar ao Papa Francisco que, quando a presidenta disser que fez “opção preferencial pelos pobres”, ela está querendo dizer opção pelos que recebem o Bolsa Família enquanto eles estão em seu curral eleitoral. Alguém tem que avisar que a malfadada história de dar mais médicos para os pobres, não passa de uma manobra para esconder o fiasco do governo em lidar com o sistema de saúde pública de forma adequada. Tem que avisar que o tal de financiamento público de campanha, que vem com o rótulo de moralização do processo eleitoral não passa de mais um golpe para se manterem no poder.

Nossa, preciso parar a lista, porque senão vou cair no pecado da prolixidade. E isto não é bom em dias de Papa. Soube hoje que ele não fala português. Agora tenho certeza de que  ele nunca pensava em ser papa, porque argentino só aprende a falar português, quando é jogador de futebol. Porém, pensando bem, se ele não fala português e Dilma também não fala, quem sabe eles falarão em búlgaro, que é a língua oficial da presidenta.


Falando sério, hoje vai ser um bom momento para refletir sobre nossa vida, e quanto a religião é importante nela, mesmo para aqueles que não a tem, e devem a ela um pouco de nossa civilização. Que seja bem-vindo o Papa Francisco, mesmo sendo argentino, pois, como sempre digo, nada é perfeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário