sexta-feira, 12 de julho de 2013

Os blogueiros de Bom Conselho estão se dando bem. E o povo?


(Foto do Blog do Poeta)


Já faz algum tempo que estou dedicada à política nacional e a fatos relevantes da nossa terra, esquecendo, um pouco, a blogaria de nossa terra, comandada pelo Poeta. Segundo dizem no Mural da AGD, grande parte se vendeu ao Dandan. Enquanto eu estava lá em Gravatá, com medo de Xico Pitomba, seu patrão, o Bardo de Arapiraca, escrevia ontem a seguinte postagem (leiam e eu volto lá embaixo, e, para dar um pouco de audiência ao decadente blog podem acessar o original aqui de onde eu tirei a foto que ilustra esta postagem):

“BLOGUEIROS PERNAMBUCANOS EM ALTA

Os blogueiros pernambucanos a cada dia se destacam e ganham espaços importantes. O blog que se tornou veiculo midiático popular de informação, tem proporcionado aos leitores, aos editores-blogueiros, novas conquistas pessoais. O presidente da Ablogpe, Lissandro Nascimento, além de blogueiro e professor universitário, assumiu a assessoria de comunicação da Câmara de Vereadores de Vitória de Santo Antão. Amanda Oliveira, ocupa importante pasta na prefeitura de Arcoverde e Cláudio André O Poeta, além de radialista, escritor, blogueiro, também está como assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho. Outros blogueiros pelo estado também são destacados pelo brilhantismo que exerce a função de editores de blogs.”

Pelo jeito, o pessoal da ABLOGPE, depois do fracasso em criar uma associação de blogueiros para faturar, se deu bem, e alguns dos seus membros estão hoje, como diz o Bardo, em alta, com cargos na área pública. Seu presidente, que “além de blogeiro e professor universitário”, já é assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Vitória de Santo Antão, foi um dos que se deram bem. E outros já se aboletam pelas prefeituras e câmaras, incluindo o próprio Poeta que é assessor de comunicação do Dandinho, o chefe do nosso poder legislativo, e que mantém um site da câmara, cuja última postagem foi do dia 26.06.2013, em que avisa que os vereadores só voltam a trabalhar em agosto.

Meu Deus, quanto desperdício de dinheiro público. E quanta injustiça. Eu não sei se os blogueiros mencionados na postagem sabem escrever em português, corretamente, o que seria um mínimo exigido para ser um blogueiro, e imperativo para ser assessor de algum órgão público da importância de câmaras de vereadores, e de alguém que se diz (apenas se diz, provar ele ainda tenta), além disto, radialista, escritor e blogueiro. O que sei é que o Bardo de Arapiraca, mesmo depois de minhas reprimendas aqui sobre seu nível inadequado de alfabetização, mesmo tendo contratado alguém para revisar os seus textos, não seria um bom candidato à nossa tão sonhada Academia Bom-conselhense de Letras, mesmo que a câmara de vereadores conceda a ele o título de cidadão de Bom Conselho. Já vimos que esta láurea alguns merecem e outros não. Pasmem, até o Pedro Feliciano a obteve.

E o Poeta, não tem pejo de declarar, em alto e bom som, que está se arrumando muito bem na cidade. Será que Bom Conselho merece uma coisa destas?

Já vi alguém criticar alguém dizendo que quando se fala em escrever corretamente, é porque é elitista, reacionária, de direita, etc. etc. etc. Eu nunca tive medo de rótulos (implicava com “velha” e “gorda”, mas, nem isto, depois que vi a silhueta de nossa presidenta, me incomoda mais), e não sigo por esta linha. Uma coisa é escrever um recado num mural destes que abundam por aí, e outra coisa é ser tudo que o Poeta diz que é e não comprar uma gramática e um dicionário para aprender. Basta o Lula.

No entanto, a postagem acima faz uma denúncia séria contra várias prefeituras, que  contratam blogueiros, simplesmente por serem blogueiros. Ser blogueiro não diz nada a respeito da capacidade da pessoa na área das comunicações. Para isto, um mínimo de verniz jornalístico é necessário, e isto envolve certa dose de ética, que não permite a venda de notícias, mesmo que seja a preço bom.

Li ontem uma notícia do site do Dandan, sim, aquele mesmo que foi criado para fazer propaganda de governo, que o município recebeu uma máquina pelo PAC2. O nosso jovem prefeito, lá declara, depois de dizer que foi uma “parceria” com o governo federal:

“Esta patrol vai ajudar muito a população da nossa cidade, especialmente, aos moradores da zona rural que frequentemente utilizam as estradas que não são pavimentadas. Essa conquista é fruto do nosso esforço em viagens ao Recife e Brasília e muitas outras vitórias virão. Já estamos colhendo os frutos das visitas que estamos fazendo desde que fomos eleitos”.

Esta notícia é copiada para os blogs que a levam ao ar sem nenhuma responsabilidade jornalística, estendendo apenas a propaganda do governo municipal. Se lá eu estivesse, eu correria para prefeitura (só de mentirinha, pois eu não seria recebida, é claro) e perguntaria: Será que o governo de Judith Alapenha (aliás, o Dr. Filhinho agora só se dedica só ao Hospital do Açúcar e não defende mais a mais mainha?) não teve nada a ver com isto? Em qual viagem o Dandan conseguiu a patrol? Por que alguns municípios ganharam dois tipos de máquinas enquanto outras ganharam dois? Será que o número de viagens foi pequeno? E perguntas do gênero que bloqueiros, sendo jornalistas, deveriam fazer. Se não o fazem é porque, de uma forma ou de outra, estão associados ao site do Dandan e sua máquina de propaganda.

Infelizmente, ainda não posso me achegar e fazer perguntas complicadas aos nossos gestores. Mas, mesmo de longe, visando o bem de nossa terra, eu as faço, mesmo que não me dê bem como o Poeta e sua blogaria.

P. S.: Já hoje pela manhã li no Mural da AGD, alguém perguntar por que o Blog do Roberto Almeida fala tão bem do Dandan e repete também sempre o seu site e sua assessoria de comunicação, enquanto o povo fala tão mal do seu governo. Eu já acrescento também o Blog do Ronaldo César. Aqui eu só repercuto (outra vez esta palavra horrível) a pergunta: Por que será? O título desta postagem nasceu, em parte, desta pergunta.

3 comentários:

  1. Lucinha,

    sou sincero em dizer: você e sua acidez são ásperos! rsrsrs

    Continuo vindo por aqui!

    Um forte abraço,

    de quem sempre lhe admirou:

    Wagner Marques - Cidade das Flores (Flores?)

    ResponderExcluir
  2. Caro Wagner,

    Você faz uma falta danada em nossa meio blogueiro. Obrigada por comentar-me. Um abraço.

    Lucinha Peixoto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Votei no “Dandan” e no “Dandinho(kkkkkk)”,mas amo ler suas postagens,até o momento acho cedo para se fazer uma analise absoluta sobre ambos, só depois de um ano de ações do Executivo e legislativo,acredito que terei uma analise mais precisa deles.Desde já minhas felicitações por suas postagens que são Profícuas para a política local, abraços!

      Excluir