quinta-feira, 18 de julho de 2013

O HOMEM DE AÇO e os mensaleiros. Sonhando acordada.




Neste último fim de semana, no qual choveu mais no Recife do que em Bom Conselho em um ano, meus familiares me fizeram uma proposta tentadora, e eu a aceitei, de pronto. Convidaram-me para ir ao cinema. E além disso, me disseram que o filme era de Superman.

A prontidão do aceite não foi nem para ir ao cinema e sim pelo filme ser de Superman. Naquela época onde grassava o preconceito sobre a sexualidade, muitas de minhas amigas e colegas no CEP, me olhavam enviesado por eu gostar mais de filmes de Superman do que da Mulher Maravilha. Talvez elas pensassem que eu queria ser “macho”, e não estivesse satisfeita com minha sexualidade. E eu ficava certa que não tinha nada de errado comigo porque eu não sonhava ser o Superman e sim namorar com ele.

O tempo foi passando, os preconceitos amainando (não para todos, veja o caso do Pedro Feliciano, lá de Bom Conselho, que tentou atingir o Zé Carlos com a invenção de que ele escreve por mim, e ele teria tendências femininas) e meus familiares sabem minhas preferências cinematográficas, sem pensar nestes pormenores bobos.

Mas, o que me deixou ficar mais alegre ainda, é que eles disseram que este Superman era novo e era em 3D. Adorei a ideia do 3D, que ressuscitou, porque eu já tinha visto a técnica no Cine Rex, há muitos anos atrás. No entanto, o motivo de minha grande alegria foi um pensamento, daqueles que às vezes tenho, que parecem puro devaneio. Como por exemplo, o Lula não se candidatar mais a nada neste país.

No presente caso, eu pensei, por que, sendo novo o Superman, os americanos não podem ter dado uma de Ariano Suassuna e criado um Superman negro, como o nosso escritor fez com Jesus Cristo? Será que eles nunca ouviram falar no Joaquim Barbosa, nosso Superman tupiniquim? Quem sabe, né? E marchei para o cinema, com minha roupa de missa, mas, sem o missal.

Ao lá chegar, pelos cartazes, vi logo que meu sonho não era real. O Superman era branco, e não fiz nenhum protesto para não ser enquadrada na Lei Afonso Arinos. Entretanto, continuei sonhando, que durante o filme ele poderia ter uma grande transformação e se apresentar como nosso herói nacional, para desbancar, de uma vez, o Macunaíma.

A história do nascimento de Superman é a mesma de filmes que eu já tinha visto, contada com muitos mais recursos tecnológicos. No planeta Kripton, que estava em piores lençóis do que o Brasil de Dilma, usaram tão mal e porcamente os recursos naturais que o planeta explodiu. Antes que isto acontecesse o pai de Superman o salvou mandando para outro planeta distante, que, por coincidência era a terra. Foi no lançamento da cápsula que meus sonhos se acenderam outra vez e eu pensei. Agora, eu sei porque o super-herói vai ser de outra estirpe. Sua cápsula vai cair no Brasil e vai ser encontrada pela mãe do Joaquim Barbosa.

Dentro de dez minutos estava outra vez decepcionada. Nem o Superman era negro nem foi para Brasília. Esperei ainda que durante o filme ele viajasse para o Brasil, e tomando um sol muito forte, fosse parar, com a cor alterada, no STF, sendo o ator substituído pelo Denzel Washington. Fui perdendo as esperanças, quando vi que ele ficaria mesmo era nos Estados Unidos, continuou branco. Estes americanos não tem mesmo muita imaginação.

Porém, e sempre tem um porém em meus sonhos, notei que o General Zott, que é o vilão do filme, e vive o tempo todo perseguindo o Superman, é a cara do Zé Dirceu, quando ele fez plástica em Cuba para se safar da repressão. E fiquei alegre porque o Superman, numa luta grandiosa, vence o Zé Dirceu, digo, o General Zott, no final. Saí satisfeita do cinema, na esperança de que nossa luta no mensalão seja vencida pelo nosso super-herói, Joaquim Barbosa.


Em tempo, para ser justa com sempre tento ser, há uma mudança em relação aos filmes anteriores: O filme chama-se “O homem de aço”. Antigamente, o homem de aço era o Capitão Marvel, que eu também adorava. Quem sabe o Joaquim não seja o Capitão Marvel? Agora basta dizer: Shazam!!!! e colocar os mensaleiros na cadeia. Alvíssaras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário