terça-feira, 30 de julho de 2013

Onde nasceu Dominguinhos? Que a justiça histórica seja feita.




 Ao contrário do Roberto Almeida, eu ando por todos os blogs da região meridional e mantenho o link do blog dele no meu, mesmo depois que ele retirou o meu do dele, a pedido do Dandan. Vi uma sua postagem tentando mostrar uma mini-biografia do Dominguinhos (aqui). Escreve, escreve e escreve e não diz onde nasceu o músico. É uma tentativa vã de esconder o local do seu nascimento, que uma parte da mídia eletrônica de Bom Conselho noticiou. Que o cantou nasceu em Bom Conselho no distrito de Barra do Brejo.

Neste caso (me perdoem se erro por não ter os links de todos os blogs da cidade) apenas os Blogs do Emmanuel (aqui) e o do Vereador Carlos Alberto (aqui), noticiaram o fato que já foi aqui por mim abordado dias atrás (aqui). A mídia eletrônica da base alugada do Dandan, não fez referência ao fato; não que eu saiba. E isto inclui a base alugada em Garanhuns que envolve os blogs do Roberto Almeida e Ronaldo César.

Durante todo este tempo, talvez por nossa culpa mesmo, o noticiário sobre a morte do Dominguinhos sempre trouxe o sanfoneiro como sendo de Garanhuns, sem ao menos tocar no nome de Bom Conselho (com exceção de um filme da AB TV que não consigo mais abrir). Digo culpa nossa porque  os dois blogs citados acima ficaram de pesquisar mais a fundo a questão e até agora não o fizeram. E “mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa”, eu também não tive tempo de me aprofundar na questão. Embora já dei a solução a ser seguida para aqueles que vivem na cidade: uma simples entrevista com o Basto Peroba. Afinal de contas o filme mostrado e que deu base à minha dúvida, o envolvia, mas não esclarecia tim-tim por tim-tim, onde o sanfoneiro nasceu.

Até agora os blogs de Garanhuns e outros veículos dizem que o Dominguinhos nasceu em Garanhuns como o dizem do Lula, sem a exatidão necessária para se concluir onde realmente, sua mãe sofreu as dores do parto e o pariu o apedeuta. Quando se trata do senador Radolfe Rodrigues, cuja família era de Bom Conselho, mas, nasceu em Garanhuns por falta dos nossos serviços de saúde, eles dizem que era um garanhunense (será assim o gentílico?) da gema. Com Dominguinhos não dizem que é de Bom Conselho, como eu penso que é.

E, pensando bem, talvez nem seja, mas, não podemos continuar com nosso complexo de vira-lata em relação a Garanhuns, para sempre. Eu me lembro que o quente da minha época não era estudar no Ginásio São Geraldo e sim nos colégios de Garanhuns, o Quinze e o Santa Sofia, para citar os mais conhecidos. Minha mãe vestia meia fina para ir comprar coisas em Garanhuns que poderia comprar em Zé Correntão ou no Vuco-Vuco. No entanto, era chique pobre pegar a "sopa" e ir a Garanhuns tomar sorvete por lá. Eu até gostava, quando ia, mas sempre achei melhor o da Sorveteria Danúbio que era do pai de Alexandre, que conta causos contados pelo seu pai como se estivesse presente. Que Domingão não me ouça.

Precisamos tirar isto a limpo e ver realmente onde Dominguinhos nasceu, e se, os de Garanhuns, quiserem enterrá-lo por lá, entremos na briga. Afinal de contas eles não tiveram ainda nenhum Pedro de Lara. E pelo que até agora apurei, mesmo entre aqueles que já querem fazer estátua do sanfoneiro na Avenida Santo Antônio, ninguém disse ainda onde Dominguinhos nasceu.

No meu outro texto o Carlos Sena, nosso escritor maior, deixou lá um comentário que não entendi e outro que entendi. Dizia ele: “Dominguinhos é do Brasil”. Um anônimo foi ao ponto e disse: “Dominguinhos é do Mundo, Mas, onde ele nasceu?”. E eu acho que isto é o que interessa para Bom Conselho.

Já disse e repito que o local de nascimento é importante e passa a ter uma importância muito maior quando as pessoas são reconhecidas socialmente. Tanto para o bem como para o mal. Dantas Barreto nunca trouxe nada de bom para nossa cidade, por a ter relegado como mostrei antes. Já Pedro de Lara nos trouxe muito orgulho pela sua determinação em dizer que era da terra. Porém, é fazer justiça histórica, dar aos mortos os verdadeiros locais de nascimentos, sem só querer lucrar com suas famas.

Vamos então cumprir as promessas e procurar a verdade histórica. Se ele for de Bom Conselho, ou não, vamos homenageá-lo como grande artista que foi. Nem mais nem menos. E que façam as estátuas e os museus, mas, consertem-se as placas onde contarão sua biografia. O que espero que lá tenha: “Dominguinhos grande músico, nascido em Bom Conselho”. No futuro, se o senador Randolfe Rodrigues merecer uma homenagem em nossa terra, que seja dito: “Nascido em Garanhuns, por falta de condições do sistema de saúde de Bom Conselho”.

Eu, mesmo depois de morta, virei puxar o pé de todos aqueles que, ao se lembrarem de mim e disserem que eu nasci noutra cidade a não ser em Bom Conselho, onde gostaria de me enterrar. Será difícil porque sou classe média (antes do Lula) e a família não vai poder fazer o translado do corpo para o Santa Marta. E sendo eleita vereadora deixarei por escrito que não aceito que a Câmara pague o minha passagem. Temos que ser coerentes na vida e na morte. Principalmente nesta, quando estaremos sendo julgados.

---------
P. S.: Já havia escrito o texto acima quando vi um link do Blog do Ronaldo César (que é o Bardo de Garanhuns), publicando um depoimento do Lula sobre Dominguinhos e dizendo o seguinte:

“AGORA COMIGO: A nota acima foi divulgada no dia do falecimento de Dominguinhos, e acreditamos ainda ser atual para publicarmos. Tratam-se dos dois maiores nomes contemporâneos da história de Garanhuns. Um Presidente da República e o outro, um dos maiores músicos do mundo, herdeiro de um reinado!

Politicamente nunca andaram juntos, tinham visões diferentes, mas esta terra, sempre enaltecida por ambos, foi a interseção para que os dois, mesmo saindo daqui em busca de uma vida melhor, retornassem trazendo as marcas de seus triunfos, servindo de exemplo a milhões de pessoas e melhorando a vida das pessoas, principalmente as mais necessitadas.

Não se trata de política, e sim de reconhecimento histórico.” (grifo nosso)


Minha pergunta é ainda: Onde o Dominguinhos nasceu? Quanto ao Lula, eu não tenho o menor interesse, isto é coisa para o Zezinho de Caetés, o Rafael Brasil e o Hadriel. Pelo que sei, por eles, ele teria nascido em São Paulo.

2 comentários:

  1. Peço licença em seu blog para registrar seu questionamento(... apenas os Blogs do Emmanuel (aqui) e o do Vereador Carlos Alberto (aqui)... os dois blogs citados acima ficaram de pesquisar mais a fundo a questão e até agora não o fizeram ....). Uma pesquisa nobre senhora, requer tempo, e dedicação, para que os fatos verdadeiros possam vim com consistência, não adianta antecipamos os fatos sem as devidas evidencias, posso garantir que tal investigação já foi iniciada e que em breve disponibilizaremos o resultado do nosso trabalho no “blog carnavaldezepuluca.blogspot.com.br".

    Vale registrar que a presença da TV Asa Branca em Bom Conselho, entrevistando nosso Amigo Basto Peroba foi uma iniciativa nossa, atendida pelo amigo cenegrafista Sergio Neves.

    Segue o link http://maisab.com.br/tvasabranca/blog/desde-de-pequeno-mestre-da-sanfona-tocava-na-feira-para-ajudar-a-familia/

    Atenciosamente,
    Carlos Alberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro nobre ex-vereador Carlos Alberto, Obrigada por comentar em meu blog. Que bom que o senhor está pesquisando. Reitero minha sugestão, para poupar tempo e matar a ansiedade dos bom-conselhenses, de perguntar ao Basto Peroba: Basto, o Dominguinho, seu amigo de infância e seu colega de profissão, nasceu em Bom Conselho? Se ele responder sim, o senhor já pode dar o furo em seu blog de que o o Dominguinhos é filho de Bom Conselho. Caso haja contestação por parte dos blogueiros de Garanhuns, que eles procurem alguém que dê informação mais confiável. Se mostrarem o registro de nascimento, não é aceitável. Estou esperando o resultado da pesquisa.

      Atenciosamente,

      Lucinha Peixoto

      Excluir