segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O Supersecretário


Emanuel Luna (Foto do Poeta)


Quando voltei ontem da missa, a mídia de Bom Conselho me inspirava escrever sobre a Marcha da Corrupção do Zé Arnaldo, a aula do Sr. Ccsta, ou a posse do Emanuel Luna. Ainda pretendo escrever, não sei se hoje, sobre os três assuntos, pois todos os acho importantes.

Dois deles encontrei no Blog do Poeta, o que indica que seu blog está melhorando, apesar dos pesares que sinto quando vejo um jumentinha assediada sexualmente ou uma vaca vítima fatal (este é o assunto do Sr. Ccsta) de um crime sexual.

Ele fala que já houve a posse do Emanuel Luna como Secretário de Infrastrutura e Secretário do Governo. Eu não sei, pois minhas fontes dormiram no ponto, se havia alguém na Secretaria de Governo ou se a Mamãe Juju estava acumulando os cargos. O importante é que, como eu disse, já está sobrando secretarias para poucos que querem entrar num barco prestes a afundar.

Eu não me lembro do Emanuel Luna. Apenas lembro do seu pai como prefeito e de uma sua irmã (parece que o nome dela era Shirley), porque ela era muito amiga de uma quase vizinha minha. Ele deve ser mais novo, e vendo suas fotos ele parece ter um ar de inteligente. É uma pena que, em sua decisão de ingressar, a esta altura no “governo do povo dançante”, tenha poluído este ar. Como se diz hoje, acho que ele entrou “num furada”. Antes dizia-se “num fria”, e até representa melhor o que quero dizer.

Me surpreendeu (usando a próclise para chatear a Ana Diva e o Sr. Ccsta) o Dr. Filinho ainda não ter feito sua análise política da posse do novo supersecretário, e o super aqui é apenas relativo ao acúmulo de secretarias e não de poder, pois quem entra em barco furado, quer é praticar suicídio e não ter poder. Talvez, sua análise (a do Dr. Filhinho) fosse a de sempre: “Com o poder e controle da situação que mainha tem, poderia nem ter chamado ninguém pois sua assessoria familiar estava muito bem dando conta do recado. Mas, ela quis, com sua magnanimidade gerar mais emprego e renda para alguém, enquanto fazia os deslocamentos secretariais.”

E quem sabe o Emanuel acreditou? Ora, o pai dele foi um dos bons políticos de nossa terra. Por que não haveria funcionado o DNA? Pode ser que ele se considere tão capaz que reerga do túmulo o governo da Mamãe Juju, tal qual o fez Jesus com Lázaro. E isto não é só porque Jesus também se chamava Emanuel, mas porque, pode ser que sua herança genética seja tão forte que, dentro de pouco mais de um ano ele consiga fazer o milagre.

Vendo a história do “governo do povo dançante” não dá para acreditar no milagre. Outro político de Bom Conselho, com um “pedigree” respeitável e já testado e aprovado em Olinda, tentou e não conseguiu passar meio ano dentro dele. Como acreditar que isto aconteça com o Emanuel? Porém, dando o benefício da dúvida, o que sempre faço a qualquer sinal de possível injustiça, se ele conseguir, pode ser o candidato a prefeito da Mamãe Juju.

Eu até agora não sei, se ele tinha esta pretensão, por que ele foi logo ingressar no PV e não no PDT? Eu já pertenci a este partido, e sei que ele é sempre um saco de gatos, embora todos se apresentem pintados de verde, gostam mesmo é da cor púrpura, ou cor do sangue derramado da burguesia americana e enviada para nós nos lençóis contaminados. Hoje, em Pernambuco, pertencer ao PV é uma forma disfarçada de se bater palmas para o Coronel Eduardo, o que todos fazem sem exceção.

E em Bom Conselho, o PV chegou com sua força toda. Parece que já teve dois presidentes em dois meses de existência, e já houve mais renúncias do que os membros que restaram. Mas, quem sabe este não é o melhor partido para uma cidade do interior em tempo de eleições municipais, a quem todos querem agradar ao Coronel? Qualquer dia destes eu escrevo o que é a realidade dos partidos políticos no interior, e em Bom Conselho em particular. Dizer que alguém é de esquerda, de centro ou direita nesta terra, significa tanta coisa quanto dizer que alguém é canhoto ou destro. Por isso o PSD tem tudo para progredir.

Em suma, vamos aguardar os acontecimentos. O que sei é que, apesar de ser oposição, o que espero é que o supersecretário acerte, mas não acredito, pois para reerguer o “governo do povo dançante” é preciso ser mais do que um supercretário, seria preciso ser o SUPERMAN.

Um comentário:

  1. Lucinha, o homem vem na cacunda do pai, mas não joga a mesma bola que o véio. Só dar um sorriso se pagarem a ele e um bom dia se for de noite.

    ResponderExcluir