domingo, 21 de abril de 2013

O 2º Blogger PE



Do Blog do Roberto Almeida


Como o disse o Poeta, o Hotel Atlante Plaza que fica em Boa Viagem - Recife esteve recebendo neste final de semana blogueiros de todas as partes regionais do estado de Pernambuco. Eu, pertenço a alguma parte regional do Estado e, igual ao Zé Carlos, também não fui convidada.

Aliás, o texto da AGD de ontem, sobre o Encontro de Blogueiros no Recife, escrito pelo Zé Carlos, é um primor de ironia. É a prova que, mesmo de cima do muro pode-se passar um bom recado. Imagine se ele tomasse coragem e dele descesse.

O ponto forte do texto foi a pergunta ao organizador (seria o Tiago Padilha?) do encontro sobre os critérios que nortearam o envio de convites. Eu não sei para as outras regiões do Estado, mas, para Garanhuns, o Roberto Almeida até os havia externado em uma de suas postagens. E o principal era ser amigo do Ivan Maurício. Quanto a Bom Conselho, todos sabem que o critério utilizado foi viajar para o Paraná com o presidente da ABlogPe. E portanto, lá foram os 3 da foto que ilustra este texto, e que não sei de quem é a autoria. Talvez tenha sido tirada pelo Calvino, que aproveitou para não sair nela.

Esta foto resume os critérios adotados para os convites da “parte regional” do Agreste Meridional. E por isto foi muito bom eu não comparecer, apesar de ter minhas fontes por lá. Eu não sei se eles me estenderiam a mão num cumprimento educado e nem sei qual seria a reação deles, exceto a do Poeta. Este chamaria imediatamente o Xico Pitomba para me dar uma coça, pois pessoalmente ele não teria coragem. Não passa de um “big ass” cheio de pabulagem.

Agora estou lendo e-mail de uma das minhas fontes, que não foram plantadas lá por mim, mas que sabe o quanto sofro de perseguição por ser uma blogueira voltada para política e que tenta proteger meu povo de “certos e determinados”, onde ela diz que o ponto central do Encontro além de preparar a candidatura de Armando Monteiro a governanador no próximo ano, é a tentativa de criar um profissão de blogueiro.

Causa-me espécie (agora sempre uso esta frase depois que ouvi o meu herói Joaquim Barbosa usá-la) a ideia de transformar uma atividade em profissão sem nem pelo menos saber o que seja um blog. É como querer transformar em açougueiro alguém que não sabe nem o que é um boi.

Mas, isto é uma discussão para quando eu voltar ao Recife, com internet plena, para mostrar que para ser profissional dever-se-ia pelo menos exigir que o blogueiro soubesse se expressar na língua pátria. Na foto que ilustra a matéria, para ser justa, a profissão só poderia ser exercida por dois deles, e estes não são de Bom Conselho. Depois eu volto ao tema. Tenham um bom domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário