segunda-feira, 15 de abril de 2013

O Poeta, as poetadas e o Encontro do Paraná





Hoje, até que me acordei cedo, já em minha casa, sem problemas de conexão e pronta para, assim que meus netos saírem para a escola, começar a teclar para este humilde blog. Pelo menos mais humilde do que o do Tiago Padilha que diz, imitando o Poeta, que é o mais lido, o mais comentado e o mais tudo. Destes dois blogs oficiais, eu gosto ainda mais do do Tiago, porque ele escreve corretamente o português, já o conteúdo...

Infelizmente parei no Blog do Poeta, que ontem publica uma postagem como o título: Resoluções do 2º Encontro de Blogueir@S, Redes Sociais e Cultura Digital do Paraná (aqui , e lá vai eu dar audiência ao seu blog, mas, coitado, ele está precisando e sempre me comporto como uma boa cristã). Fui verificar a fonte citada e nela não encontrei a postagem. E por que eu fiz isto? Por que achei que as resoluções são tão ruins que duvidei que o Encontro as tenha produzido. Lá não encontrei nada disto. Só se foi uma das poetadas do Poeta de tentar se antecipar à publicação. De qualquer forma vamos comentá-las um pouquinho.

Em primeiro lugar o texto começa apoiando a liberdade de expressão, mas, repudiando às decisões judiciais que punem certos e determinados blogueiros, como se liberdade de expressão fosse uma casa da mãe Joana, em que todo mundo pode descumprir os códigos e as leis, acima delas próprias. Estamos numa democracia e não numa anarquia. Se eu, o Poeta ou o Paulo Henrique Amorim, se expressam caluniando, difamando ou injuriando outrem, tenho que arcar, dentro do processo legal com, as possíveis punições.

Talvez o interesse do Poeta em publicar isto seja o processo que foi movido contra ele na campanha passada por propaganda antecipada do Dandan. Não sei em que deu o processo, mas, hoje, ele pode está se arrependendo de dois modos: com uma punição e sem o Dandan. E no referido texto é citado o PL 4.653/2012 de anistia das multas dos blogueiros. Por que? Temos a justiça para fazer isto, se realmente justo. Mas, vamos em frente.

O que se segue é uma reunião imensa de clichês “progressistas” contra o “oligopólio” da mídia, quase tudo levando a que os blogs pertencentes a certas facções políticas ganhem mais verbas públicas, para defenderem o governo de plantão.

O que mais me chamou atenção foram as decisões do Encontro com base nestes “princípios” tão exaustivamente lá discutidos, enquanto o Poeta procurava personalidades para tirar fotos e colocar em seu blog.

Começa pela criação de um Comitê Pró-Associação de Blogueiros e Ativistas em Rede do Paraná. Como esta turma gosta de criar comitês. Breve criarão uma diretoria e uma taxa para sócios. O resto é fácil de imaginar.

Segue criando o Fundo Nacional de Apoio Jurídico aos blogueir@s penalizados por condenações judiciais. Este é o modelo criado pelo PT para apoiar Zé Dirceu, Genoíno e Delúbio quando eles estiverem na cadeia. É o “progressismo” em ação, mais uma vez. Eu prefiro arrecadar fundos para doar ao Padre Marcelo Protázio para que se reverta à Casa da Caridade.

Vão além, pedindo auxílio público para as TVs populares, com o intuito de concorrer com a Globo. Meu Deus, quanto desvario. Na hora de Salve Jorge, nem os operadores dos meios de comunicações populares estariam a postos. Parecem que beberam...

Eu fui ver a fonte citada pelo Poeta, onde não encontrei o texto que ele publica em seu blog pela resolução seguinte: “Recomendar a inclusão da AblogPE na Comissão Organizadora Nacional do #4BlogProg.” Se não me engano, a AblogPE é a associação  que vai organizar o Encontro aqui no Recife (que parece que tem dois sócios só),  ao qual eu iria tentar ir incógnita, pois o Poeta quis cassar minha liberdade de expressão, e agora não irei mais. Pois tenho certeza, as resoluções devem ser as mesmas, e eu não aguentaria ficar calada. E como diz a Janisse quem tem cotovelo, tem medo.

Mas, desta última resolução pode surgir uma coisa boa, pois o Poeta se ausentará mais de Bom Conselho, dando um motivo para que o Dandinho o demita como assessor de comunicações da Casa de Dantas Barreto, e quem sabe, fazer funcionar seu website.

E se vocês pensaram que o conjunto de bobagens para por aí, vejam esta: “Convidar que todos participem do “dia sem Globo”, que ocorrerá no dia 21 de abril de 2013.” Comentando com o meu marido aqui em casa, sua primeira pergunta foi? “Qual é o jogo de domingo, pelo campeonato pernambucano? Se o Náutico não jogar eu adiro.” Tenham santa paciência. Escolheram o dia 21 de abril para propor esta besteira, porque é um domingo e não tem novelas. E a decisão deve ter sido motivo de grandes discussões entre a Maria Frô e outras mulheres participantes. Me poupem.

E eu já estava com ânsia de vômito e querendo parar de ler a porcaria, quando vi em seguida: “Convocar todos para participarem da XXI Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, de 13 a 15 de junho de 2013, em Foz do Iguaçu/PR.” Meu Deus, pensei que estivéssemos na Venezuela festejando a vitória do passarinho de Cháves. Não estava. Era verdade mesmo, se o Poeta copiou e colou certo da fonte que não consegui checar. Ainda mais são pró-Cuba, o país de Joani Sanchez, a blogueira que vive lá cativa, para não abandonar seus familiares. Ou seja, prestar solidariedade ao país com mais liberdade de expressão do mundo, perdendo só para a Coreia do Norte.

Tenho certeza estas moções serão as mesma apresentadas e aprovadas aqui no Encontro de Recife. Pelo amor de Deus não envolvam o nome de Bom Conselho nisto, se o que o Poeta publicou estiver correto. Pois, a esta altura, eu prefiro que seja mais uma poetada dele.

Um comentário:

  1. Sou de Bom Conselho e acompanho seu blog todo dia. O seu blog é que o blog oficial da cidade, o resto é tudo de caças níqueis, com algumas exceções.
    O Poeta é um enrolão de marca maior, mas, todo mundo já sabe que ele não dura muito tempo aqui.
    Surgiu um blog bonzinho que é o Algonauta, ele informa sem apelação. Os outros é tudo vendido ao prefeito.

    ResponderExcluir