quinta-feira, 25 de julho de 2013

Onde nasceu Dominguinhos?


Basto Peroba e Dominguinhos


Ontem, além de ir falar contra o programa Mais Médicos no Facebook, indo contra a opinião do amigo Carlos Sena, que, deve ter ficado muito decepcionado com o anúncio da dupla Padilha/Mercadante dizendo que reverão o programa (isto é só a primeira modificação e virão outra para aos poucos limpar a defecada feita por ele mesmo e ficou fedendo nas mãos de Dilma para sempre), eu, lá mesmo nesta rede social, encontrei um link do também amigo na rede, o Mábio Tenório, onde ele dizia que Dominguinhos, nosso grande músico, nasceu em Bom Conselho e não em Garanhuns, como é apregoado, em 100% dos necrológios que eu li e ouvi até agora.

Eu, como boa bom-conselhense e admiradora do Dominguinhos e de suas músicas, assuntei, e lá mesma escrevi uma porção de notas onde tentava dizer da importância de se restabelecer a verdade histórica. Muitas até já opinaram que não importa o lugar de nascimento, e sim sua música maviosa. Que tanto faz ele ser enterrado no Santo Amaro como no Santa Marta, que dá no mesmo, etc. etc.

Para mim não. O local onde a gente nasce é importante, e mesmo que não possa seguir o enterro do Dominguinhos para o Santa Marta, se ele nasceu realmente em Bom Conselho, deveria ter lá, no portão uma placa dizendo: Bem-vindo, nobre bom-conselhense! Isto não diminuiria em nada as qualidades do morto, a não ser que ele, igual ao Dantas Barreto, tenha renegado sua própria terra. E aí a placa deveria ser: Fique por aí mesmo, não tão nobre bom-conselhense.

Em relação ao local de nascimento, o nosso caso mais emblemático é este do Dantas Barreto que, segundo alguns,  nasceu em Bom Conselho e saiu batendo as botas para tirar até a poeira da cidade e nunca mais voltou. Sobre isto leiam o que escreveu Jordalino Cavalcante Neto, professor de história, na Academia Pedro de Lara do SBC:

“O Ilustre Emídio Dantas Barreto nasceu em Bom Conselho,  PE, em 22 de março de 1850, com apenas 15 anos de  idade, alistou-se como voluntário combatente na Guerra do  Paraguai, onde obteve medalhas por sua atuação. O seu  próximo passo e dado em 1868 onde foi promovido a  oficial. No fim da guerra, voltou ao Brasil e concluiu o curso  de artilharia na Escola Militar do Rio de Janeiro. Fez parte  da investida a Canudos, tendo sido seus esforços coroados  com a promoção a Coronel. Em 1910 era general-de-divisão. Foi ministro da  Guerra de Hermes da Fonseca. Demitiu-se para assumir o governo de  Pernambuco (1911-1915), Estado que o elegeu senador (1916-1918).  Participou do chamado salvacionismo, movimento do qual se desligou mais  tarde. Reformou-se como Marechal-de-Exército em 1918.  Embora recebesse sempre importantes encargos militares e políticos,  Dantas Barreto era um homem muito culto, na realidade um Intelectual,  dedicando-se também à literatura, tornando-se conhecido por suas crônicas,  romance e peças de teatro, não esquecendo também de sua participação como  colaborador na Revista Americana do Rio de Janeiro e no Jornal do Comércio  de Porto Alegre.

Logo após a sua chegada da Guerra do Paraguai, conta-se que ao  chegar a Bom Conselho sua terra natal, encontrou sua mãe passando fome e  morando nas ruas como uma mendiga, sem ter auxilio de ninguém da  comunidade e acabou morrendo por adquirir tuberculose. Tomado de grande  indignação Dantas Barreto ao sair de Bom Conselho, bate os sapatos na saída  da cidade e em voz alta diz: “Tiveram por minha mãe um enorme desprezo,  não vai ficar assim, enquanto eu tiver vida não pisarei nesta cidade e nem ajudarei em nada que for de meu alcance, esquecida está Bom Conselho  da minha memória!”. É infelizmente também existem esses tristes episódios,  por outro lado uma coisa ele falou, eu quanto tiver vida, hoje existem  homenagens feitas ao Marechal na cidade, A Praça Dantas Barreto com o seu  busto, Escola Marechal Dantas Barreto, querendo ele ou não, era de Bom  Conselho isso não podia negar.”

Eu não conheço, em profundidade a história de Dantas Barreto e me guiando apenas por este texto eu não gostaria que nossa câmara de vereadores tivesse como nome o de Casa de Dantas Barreto. Como já quiseram até mudar o nome da cidade para Dantas Barreto, eu fico mais em dúvida ainda.

Por isso é necessário investigar onde Dominguinhos nasceu, e, se foi em Bom Conselho, o que ele realmente pensava do seu local de nascimento, antes que algum vereador proponha mudar o nome de nossa Câmara Municipal, para Casa do Mestre Dominguinhos. E não me venham com esta de ele nasceu onde se registrou porque não cola. Conheci muita gente registrada em São Paulo e que nasceu, também na Barra do Brejo, como dizem o Dominguinhos nasceu.

Eu, realmente, gostaria que o Dominguinhos fosse nosso conterrâneo e que não tivesse falado mal da terra, porque isto seria bom para nossa cidade, que produziu outro grande músico que é o Basto Peroba, e que, pode, segundo as redes sociais, ter nascido no mesmo lugar, incluindo tendo sobrenomes iguais. Ele poderia esclarecer esta questão. Que nossa imprensa investigue e dê versão concreta sobre o fato.


Já estão querendo, em Garanhuns, mudar o nome da Praça Guadalajara, para Praça Mestre Dominguinhos, e o Roberto Almeida, que hoje é correspondente de nossa prefeitura naquela cidade, iria adorar que ela se chamasse: Praça Mestre Dominguinhos de Bom Conselho. Eu também.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Dominguinhos é do Mundo. Mas, onde ele nasceu?

      Excluir
  2. Lucinha, esse seu filtro de monitoramento do que as pessoas dizem, não combina com você. Tá vendo como é ruim ser democrata às avessas? Deixe o povo publicar os comentários sem você intervir.
    csena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Carlos, obrigada por comentar em meu blog. Mas, como dizia o Rolando Lero, não entendi a mensagem, divino mestre.

      Lucinha Peixoto

      Excluir