quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Fernando Bezerra, Eduardo e São Longuinho


São Longuinho


Eu estou um pouco afastada desta celeuma sobre o Fernando Bezerra Coelho. Só estou lendo e assuntando sobre as lambanças da presidenta, que agora pegam pelo pé o todo poderoso Coronel Eduardo. Leio o Zezinho na AGD, o Roberto Almeida em seu Blog e até o Ronaldo César, que um dia ficará rico com a atividade, mas, para ser justa, às vezes, ele vai além dos penduricalhos.

Não é prá menos o chororô dos nordestinos quando vêem os sulistas, a quem tínhamos muita gratidão pelo seu auxílio, na música do Luiz Gonzaga, agora quererem tirar o que o FBC e o Coronel trazem na marra para o Estado. Eu não acredito muito na culpa dos dois, neste caso, pois, na época a culpada mesmo foi a Dilma que quis pousar de Mãe dos Pobres, tentando substituir o Lula no “atajede” da pobreza, e mesmo o Padre Cícero. Digo isto mas não fui a fundo na questão para ter um juízo formado, a não aquele que provem da ganância de poder de que se apossou o Coronel, depois dos 90%.

Hoje apenas trato o tema, fazendo igual ao Zezinho de Caetés, que adotou o sábio recurso de citar as matérias dos outros, completas, quando ele não é capaz de dizê-lo melhor. No meu caso, como estou abandonando a prolixidade, mas não abro mão de minhas jocosidades sérias, eu vou apenas citar um texto que li no Blog do Noblat mas é do The i-piauí Herald, que é uma revista que tem lá suas jocosidades. Leiam e eu volto no final:

ALVORADA – A presidenta Dilma Rousseff resolveu interceder junto às esferas celestes para acabar de vez com as chuvas de verão. “São Pedro está fazendo uso político desse aguaceiro. Todo ano é a mesma coisa”, argumentou ao receber Deus Pai em seu gabinete.

O Todo-Poderoso redargüiu com tergiversações. Insatisfeita com a resposta, a presidenta mirou-O nos olhos e sapecou: “Meu Querido, você fez tudo em seis dias, sem licitação. Se a mídia fuçar, vai achar uma ONG nessa História”. Sem alternativa, o Supremo Arquiteto demitiu São Pedro.

Em fração de segundos, o PMDB apresentou sete candidatos ao cargo. “São Pedro só estava na função desde o Big Bang. Nessa época, Sarney já acumulava duas concessões de TV e trinta anos de vida pública. Não nos falta experiência para assumir a regulação das chuvas, trovoadas e ventanias”, discursou Michel Temer.

Esperançosos com a perspectiva de controlar a precipitação nacional, a bancada peemedebista do sertão nordestino já começou a empregar recursos não contabilizados para adquirir largas extensões de terra onde, segundo relatório confidencial, será construído o complexo hoteleiro que servirá às Cataratas de Quixeramobim, cujo volume de água será três vezes maior do que as Cataratas de Iguaçu.

Ao final do dia, assessores próximos à presidenta confidenciaram que Dilma pretende intervir na logística de atendimento de Santo Expedito. “As causas urgentes já foram atendidas com mais rapidez”, disse contrafeita a colaboradores.

A partir de fevereiro, quem fizer um pedido e não for atendido em no máximo quatro horas poderá se queixar a São Longuinho, mediante o preenchimento de um DARF em três vias.”

Vejam como o humor é sério. Ele resume muito bem o que se passa neste país nos últimos tempos. E por isso mesmo, o FBC foi visto na esplanada dos ministérios em Brasília, com uma imagem de São Longuinho debaixo do braço, dois DARFs em três vias cada um, preenchendo um em seu nome e outro em nome do Coronel Eduardo, pedindo explicações a Dilma sobre porque deixou o FBC ir para o Congresso dá explicações e não deixou o Pimentel. Quem viu, diz que ele, de quadra em quadra dava três pulinhos, enquanto no celular dizia:

- São três pulos, Eduardo, são três pulos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário