sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O Blog do Dr. Filhinho voltou, mas, ele ainda está no Canadá, com a Luiza


Geninho Tavares (Blog do Poeta)


São tantos os assuntos importantes que não aguentei, e ao chegar aqui em Recife não resisti, peguei do laptop e aqui estou eu. É a festa dos bom-conselhenses, é a política em Bom Conselho, é o blog do Dr. Filhinho voltando a dizer besteira sobre a entrevista da vereadora Léa Ramos à rádio do Geninho Tavares, e reproduzida, com distinção e louvor pela A Gazeta Digital, através do YouTube (aqui), mostrando a expertise do Jameson, tenho certeza.

Por agora eu me fixo na entrevista da Léa Ramos, nobre vereadora e possível futura colega a partir de 2016, sobre a caso que noticiei neste blog (aqui) onde mostro o gasto de diárias dos nobres edis, que deram a Bom Conselho a 10ª colocação no ranking obtido do TCE (Tribunal de Contas do Estado). Meu objetivo principal é a entrevista mas não posso deixar de comentar mais uma postagem, com as características habituais do Dr. Filhinho em seu blog (aqui).

Como sempre seu alvo é o anonimato, que é um dos preciosos recursos do jornalismo, e que é claro, o Dr. Filhinho desconhece o que seja. O homem que falou na rádio é uma fonte, e anônimo ou não, ele deu sua opinião, e se foi uma ofensa, que a vereadora busque reparações pelos meios legais como disse pretender fazer, se não for pior a emenda do que o soneto. Ele (o Dr. Filhinho) diz que foi o próprio Geninho a dizer que não era bixo (sic), e que deveria ser procurado na rádio, e o nosso príncipe consorte, já de bisturi em punho, pergunta de forma dramática: “onde isto vai parar?”.

Na verdade, meu jovem. É ouvindo e falando que as pessoas se comunicam, e nunca com ameaças, esperando que o “bixo”  (eu não sei se ele quis dizer “bicho”; se é assim, ele deveria tomar umas aulas de português com o Sr. Ccsta, seu aliado de bobagens, pois para um médico não deveria ser permitido confundir “dar ingeção no bixo” com “dar injeção no bicho”) corra com medo.

É o que dá. Vi quase todas as fotos do Encontro de Bom-conselhenses, e a ausência mais sentida foi a do Dr. Filhinho. Então eu disse, bem, agora a Mamãe Juju botou o menino nos eixos e deixou ele no Recife procurando residência médica. Pois não é que ele fugiu do hospital! Só no milho mesmo!

Bem, voltemos á entrevista, da Vereadora Léa, e espero que não queiram tirar o meu blog do ar, pois aqui não tem nenhum anônimo falando. Apenas, hoje, vivo enclausurada com medo das ameaças do Xico Pitomba, mas, se eu tiver os seguranças que têm o Poeta ou o Febrônio, poderei até participar do programa do Geninho, que é o caminho mais curto para chegar a vereador.

Eu confesso que tentei ouvir a entrevista na Rádio Web, mas eram tantas as interrupções (para ser justa como sempre pode sido por conta de minha conexão) que perdi a paciência, e se hoje escrevo sobre a entrevista é devido ao filme fornecido pela a AGD. Entretanto, entre uma interrupção e outra ouvi algumas coisas dele. Entre elas uma entrevista com uma mulher que veio se defender de outro anônimo (são tantos os anônimos que eu penso que o Programa do Geninho diz alguma coisa que se aproveite de fato, ou seja, não há maquiagem por trás de nomes pomposos, com RG e CPF, que nada dizem) porque este disse que ela “vendia pastel com cabelo”.

Penso que o tempo dedicado a esta senhora foi maior do que aquele dedicado à Léa Ramos. Também a acusação era muito mais séria pois afetava diretamente o ganha pão da brava senhora. Quanto à acusação contra os vereadores, não. Tratava-se do uso de verbas de diárias sem afetar, para baixo, seus ganhos normais. A não ser que eles foram a Congressos com cabelos, igual ao pastel da senhora.

Voltando a entrevista agora. Toda a celeuma foi o comentário de um ouvinte que pelo que entendi, disse que os vereadores são todos ladrões, e a vereadora Léa foi se defender para não ser considerada no “todos”. Eu não a conheço pessoalmente, e não me lembro de sua família, mas ela se mostrou como uma mulher de Bom Conselho que honra as saias que veste, apesar de dar muita trela ao negócio do homem com H maiúsculo, quando na verdade foi ela que estava sendo mulher com M maiúsculo.

Eu senti firmeza no sentido de em nenhum ponto imaginar que a vereadora tenha sido desonesta ou tenha cometido algum ato ilegal. Como eu já vi no Blog do Poeta, o presidente da Câmara declarar que nada foi feito ilegalmente. Se assim for, e espero que seja, todos irão ao Geninho e esclareçam tudo, e o TCE não vai encontrar nenhum problema quando examinar as contas de cada um.

O problema é de outra natureza. É do ponto de vista político e ético. Em determinado ponto da entrevista a vereadora critica o tribunal por liberar informações sem antes consultar os vereadores. Isto simplesmente não tem sentido. Se houvesse havudi pouco gasto não estaríamos entre os “top ten” do ranking de cidades, e talvez nada fosse falado pelo Diário de Pernambuco. Qual será a colocação de Garanhuns no ranking? Pode ser até ter sido a 11ª, com diferença de centavos, mas, não entrou na imprensa. Bom Conselho, não, foi mais vigoroso nos gastos, e eu espero também mais vigoroso na capacitação dos edis para servir nosso povo.

Para se verem livres do problema político ou ético, todos os vereadores têm que fazer como a vereadora Léa, mostrando seus gastos, seus certificados e o que é mais importante, onde eles puderam e poderão serem úteis a Bom Conselho, com aquilo que fizeram nas viagens. Não adianta processar a rádio, nem o Diário de Pernambuco, a não ser que este último tenha distorcido a matéria, provando-se que Bom Conselho não era 10º colocado. Porque se o dinheiro foi bem gasto, a cidade teria orgulho em está  até em 1º lugar, como Ipojuca.

Em outro momento da entrevista a vereadora diz que não se divulgam as coisas boas que a Câmara faz, o que é até possível. Mas, me deu a impressão de que a divulgação da matéria fosse a divulgação de uma coisa ruim, e isto só ocorre se ela pensar que houve, pelo menos por parte de alguns, prática de algum “malfeito”. Ora, se ela pode pensar assim por que o homem do povo, como o anônimo ou não, entrevistado, não pode também assim pensar?

Resta apenas esclarecer com detalhes, porque, do ponto de vista político e ético todos se sairão bem se mostrar que não fizeram nenhum “malfeito”. Processar um veículo de informação por permitir que um homem com H maiúsculo ou com h minúsculo possa pensar que houve “malfeito” vai dar apenas a impressão de querer escondê-lo, e é isto que sabemos que os vereadores não querem fazer, pelo menos a vereadora Léa.

Eu também, talvez por seu uma classe média C+, ou seja, já era antes do Lula, que não tem muito dinheiro nem no bolso do marido, também me espantei, junto com o Geninho, quando a vereadora disse que gastou R$ 16.000,00 em 9 diárias para ir a um Congresso. Mas, eu não posso falar nada, pois não sei qual o foi o Congresso nem onde foi. No entanto, por essa quantia dá até para assistir a um palestra do Lula, duas do Fernando Henrique,  e talvez, três do Bill Clinton, que está mais barata por ele ter saído do poder há muito tempo. Fica para a vereadora explicar até as próximas eleições aos seus eleitores.

Se tudo for muito bem explicado e todos usufruíram da capacitação para ajudar nossa cidade, quem vai ficar mal é o Dr. Petrúcio Borges que não gastou nenhum centavo, tendo preferido, segundo a vereadora Léa, cuidar dos seus pacientes. Mas, isto é um direito que lhe assiste, pois ele já pode se considerar com conhecimento suficiente. Tudo tem sua explicação desde que dada.

Só para concluir volto um pouco para o texto do Dr. Filhinho, que na volta do blog consegue ser pior do que antes. Ainda bem que ele questiona se a vereadora vai seguir seu conselho; e é  claro que ela não vai, porque seguir o conselho que dele seria a contradição em termos, e ela se mostrou uma pessoa inteligente, desde que ele insinuou a dança das cadeiras de vereadores tempos atrás, o que, como sempre acontece com seus presságios, não ocorreu.

Pasmem, mas ele aconselha a vereadora a não tirar o programa do ar, mas só pedir indenização por perdas e danos à rádio, porque deixou um anônimo falar. Bem se vê que ele não compareceu ao Encontro de Blogueiros sobre o anonimato e não leu o  que escreveu o e o Dr. Renato Curvelo, sobre “causalidade” no Direito. Deve ter ficado com os conselhos caducos do Sr. Ccsta. A rádio não pode ser culpada pelo que falam seus ouvintes, anônimos ou não. Se houver um processo neste sentido, contra a rádio, quem vai pagar é o senhor que junto com todos bom-conselhenses ficaram com dúvidas com a notícia dada pelo Diário de Pernambuco, sobre a lisura do comportamento dos edis.

E se o Geninho Tavares, ou mesmo o dono da rádio quiserem jamais mostrarão gravação nenhuma, a não ser a um juiz que terá que procurar o anônimo para culpá-lo. Isto é que ficou entendido, por esta dona de casa, que cozinha muito mas, ler mais ainda. Todos já sabem disto menos o Dr. Filhinho que está no Canadá com a Luiza.


P.S. : O Texto acima já estava pronto quando fui outra vez ao Blog do Poeta e encontrei o seguinte comentário de alguém chamado, como vêem, halisson, que o Poeta poderá dizer que não é anônimo porque tem nome. Mas, disse ele menos coisa do que o anônimo na rádio do Geninho?  Leiam, com a dificuldade costumeira que temos para ler o sentimento popular:

halisson Jan 19, 2012 12:16 PM

esses vereadores em especial Lea é cara de pau alem de ultilizar as diarias sem viajar,dis publicamente que gastou dezesseis mil quem deveria esclarecer era o presidente da camara Arlan Curvelo o valor q cada um gastou,para q a população soubesse o q foi gasto,ou será q eles só assinaram as diarias e ficaram em casa?Essa vereadora Léa lembro com muita claresa que ela fazia em sua campanha varias promessas uma delas foi o postinho da COHAB,isso ela não pode desmentir é só o pessoal da COHAB ligar pra o geninho que todos os moradores vão confirmar,ela deve ter gravado as promessas dela já que ela exigiu a gravação do programa de geninho.QUEREMOS QUE TUDO SEJA ESCLARECIDO E QUE ELA NÃO CONSIGA TIRAR O PROGRAMA DO AR.VEREADORA ESTAMOS NO SECULO 21 E SEU FILHO AINDA ANDA AMEASSANDO A EMPRENSA.QUE COISA FEIA. poeta por favor publique

Será que a Câmara vai processar o Blog do Poeta também e tirá-lo do ar ou pedir indenização? Eu acho que não deve, pois o Blog do Poeta, não sei até quando, adora o anonimato (pois duvido que ele diga quem é halisson) e é oposição à Mamãe Juju. Deixem ele e os anônimos em paz, e cuidem de quem se vangloria de andar com CPF e RG pregado na testa. Estes, geralmente, tem outras coisas a esconder.

LP.

8 comentários:

  1. ..........Ent�o eu disse, bem, agora a Mam�e Juju botou o menino nos eixos e deixou ele no Recife procurando resid�ncia m�dica. Pois n�o � que ele fugiu do hospital! S� no milho mesmo! ESSA LUCINHA S� FALTA MESMO USAR BIGODE, PORQUE O C�O CHUPANDO MANGA ELA J� �!!! ESSA FRASE � ANTOL�GICA!!! N�O DEDUZI AINDA, SE ESSA FRASE � C�MICA OU TR�GICA. AGORA, QUE � ANTOL�GICA, ISSO SIM!!!

    ResponderExcluir
  2. Angu de caroço. Caroço de manga sem ser rosa. rosa sem perfume nem osso. caroço que azeda o queixume. do alto do colégio se cola pouco. o pouco nem sempre com deus é muito. muito é pouco no angu sem caroço. política é um pouco disto. se hoje sou estrela amanhã já se apagou. se hoje eu te odeio amanhã te tenho amor... eu sou um horror. com sua permissa raul seixas. sem queixas. carlos sena

    ResponderExcluir
  3. aprovar comentário é censura dos fracos. quem não pode com o besouro não assanha o mangangá. carlos sena. o que eu não posso escrever não devo publicar.

    ResponderExcluir
  4. Esse Dr Filhinho só está falando assim pq todos os dias, a Mamãe Jujú, recebe dos ouvintes da Rádio, no Programa de Geninho Tavares, várias reclamações de suas mal feitorias. Todavia, acho que está transparecendo a cada dia, o coronelismo que impera, ainda, em nossa cidade. Na verdade, isso vai demorar anos para que, a democracia, impere na cara desses políticos à moda antiga. Fora inúteis!

    Com amor: Anônimo!

    ResponderExcluir
  5. Caro Guerrilheiro das Sete Colinas, Altamir,

    A frase é TRAGICÔMICA. Obrigada pelo comentário.

    Nunca se sabe de onde, ou de quem vem um comentário na internet, seja anônimo ou não, com RG ou não. Eu adorei o poema do carlos sena, mas, não sei se ele é o Carlos Sena, um grande escritor de Bom Conselho. Obrigada a ele.

    Quanto ao anônimo que fala em coronelismo em nossa terra, eu que o diga! Vamos lutar pela democracia, mesmo assim. Obrigada a você também.

    ResponderExcluir
  6. João Matias - Heliópolis21 de janeiro de 2012 às 13:26

    Lucinha,

    Sou de Garanhuns mas um leitor assíduo dos blogs das outras cidades e Bom Conselho principalmente. Adora seus textos porque eles tratam coisas séries com aquele tom de humor que meus conterrâneos não conseguem.
    Hoje agorinha comentei um testo do Ronaldo César onde ele questiona os outros da terra quanto ao caso da Luiza.
    Eu penso que a piada foi boa e você a usa com graça e maestria para deixar o Dr. Filhinho (confesso que estou por fora) lá no Canadá e se você manda eu mando junto, sem querer fazer mal a ele é claro o Canadá é um excelente país, ruin seria manda para a China e não sei se ele merece.

    ResponderExcluir
  7. Dona Lucinha,

    Não sei se a senhora já viu o blog do vereador Carlos Alberto hoje, onde ele queria mais formalidade na notícia da "farra das diárias". Eu deixei lá o seguinte:

    Caro Vereador,

    Com toda a formalidade possível eu pergunto: O senhor usou diárias ano passado? Quanto foi usado pelo senhor. Foi para onde? Que cursos fez? Cadê os certificados?
    Tudo isto é importante para esclarecer o caso. Eu vi a vereadora Léa tentar fazer isto. Embora não tenha conseguido me convencer. Talvez numa rádio não é o adequado. Mas, já que o senhor tem um blog, porque não sai na frente e abre suas diárias, se realmente o senhor tem a consciência tranquila?

    E espero que ele responda com os fatos que é que nós de Bom Conselho queremos saber, com ou sem formalidade.

    A senhora foi no ponto. O Timotinho não está no Canadá, está no mundo da lua.

    Arlindo Paz

    ResponderExcluir
  8. O povo deve prestar atenção quando for votar, devemos colocar na casa Dantas Barreto pessoas já capacitadas para exercer a função de legislar, e quando tiverem dúvidas, para que serve as consultorias contratadas? a vereadora Léa já demonstrou sua capacidade quando presidente, deixando um legado para Bom Conselho com a reforma da Câmara Municipal. Mesmo não sendo nenhum expert no assunto tenho algumas sugestões para capacitação dos vereadores, afim de baratearem custos, é claro se for possível:
    1 - Contratar o palestrante para realizar o evento em nossa cidade, seria só gasto com o mesmo, evitando deslocamento de todos os vereadores, além de prestigiar os outros funcionários da Câmara quando a palestra fosse para melhorar a produtividade em suas funções;
    2 – Atualmente podemos participar de diversas palestras, cursos e seminários através de tele-conferências, a maioria das empresas privadas diminuíram seus custos adotando essa prática sem perda de informações, inclusive podendo tirar dúvidas em tempo real;
    3 - Esse valor gasto não seria suficiente para os mesmos fazerem um MBA em Gestão Pública?
    Para finalizar a função dos vereadores é legislar em benefício do povo, deste que tenham competência para entender o que está fazendo, caso não tenham, não se candidatem, a Câmara não é uma escola ou faculdade. O povo quer pessoas competentes e capazes. Que se tenha seminários e congressos, mas um número menor, um a cada semestre seria suficiente. A LEI permite o ocorrido basta apenas um pouco de bom censo, a fim de termos a capacitação gastando menos.

    ResponderExcluir