sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O vereador Carlos Alberto e o excesso de formalidade



Foto da Casa da Cidadania


Depois que vi os resultados das eleições em Bom Conselho (vejam aqui um resumo) eu fiquei me perguntando o porquê do vereador Carlos Alberto obter apenas 180 votos.

Durante este ano eu falei muito sobre o vereador Carlos Alberto e tudo pode ser encontrado neste blog. Desde a chamada pela imprensa “Farra das Diárias”, (vejam aqui, aqui, aqui... por exemplo) até suas discussões com comentaristas e citações do meu nome, além da querela sobre o proposto Dia da Mulher (aqui) que, graças a Deus não foi à frente. Mas, pelo que ele declarava em seu blog dizendo que fora o vereador mais produtivo da câmara, eu fiquei encafifada que ele tivesse tão poucos votos igualando-se ao Sóstenes, de quem nunca ouvi falar.

Ontem no meu périplo pelos blogs vi o blog do vereador voltar à vida depois de muito tempo e fui lá. Encontrei a seguinte matéria (pode ser vista aqui), que tem como título: “VOTOS DE APLAUSOS AO INSIGNE MINISTRO JOAQUIM BARBOSA”. Leiam o texto e eu volto, como sempre, lá por baixo:

“Requerimento

                      Requeiro à Mesa, depois de ouvido o Plenário e cumpridas às formalidades regimentais que seja enviado, VOTOS DE APLAUSOS e JÚBILO, ao Insigne Senhor Dr. JOAQUIM BENEDITO BARBOSA GOMES – MD Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, pela memorável e merecida conquista da Presidência do Supremo Tribunal Federal, e em tempo VOTOS DE APLAUSOS para sua Ética, Honestidade e Coragem, exemplo de decência e honradez na magistratura do STF, contra atos de corrupção na Câmara dos Deputados, oferecendo as futuras gerações de brasileiros, a oportunidade de orgulha-se da classe política, destinada a servir o povo brasileiro e promover o bem comum, e não locupletar e obter vantagens ilícitas, à custa da miséria de um povo sofrido, que míngua por dias melhores.

                      Da decisão desta Casa, e do inteiro teor desta proposição, dê conhecimento ao agraciado na Insigne pessoa do Exmo. Senhor Dr. JOAQUIM BENEDITO BARBOSA GOMES – MD Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, na Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - CEP 70175-900. A Exma. Senhora DILMA VANA ROUSSEFF - MD Presidenta da Republica do Brasil, no Palácio do Planalto. Ao Exmo. Senhor Dr. CARLOS AUGUSTO AYRES DE FREITAS BRITTO – MD Ministro Presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil, na Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - CEP 70175-900. Exmo. Senhor Marco Aurélio Spall Maia – MD Presidente da Câmara dos Deputados, Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - CEP 70160-900. E por fim ao Exmo. Senhor José Ribamar Sarney de Araújo Costa - MD Presidente do Senado Federal, Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900.

JUSTIFICATIVA ORAL                         

Sala das Sessões, em 17 de outubro de 2012.

Carlos Alberto Pereira de Oliveira
Vereador”

Depois de ler o requerimento, e relembrar o que discuti no passado com o vereador, sobre o excesso de formalidade dos políticos, e, principalmente sua formalidade ao discutir o assunto das diárias (vejam aqui), eu descobri a causa do vereador não ter sido eleito: Excesso de formalidade.

Eu lembrei até da piada do vereador que ao viajar de avião, ao término daquela conversa fiada do comandante sobre o voo, ele levantou e começou:

- Em nome dos passageiros quero agradecer ao nobre comandante....

É muita formalidade para saudar o meu super-homem, Joaquim Barbosa por ele ter cumprido sua obrigação como juiz. E não foi só ele, e sim todos que compõem o STF, o fizeram. É assim que a justiça dos homens é feita, apesar do Lewandowsky.

Quanto à última parte do requerimento onde ele diz: “... oferecendo as futuras gerações de brasileiros, a oportunidade de orgulha-se [sic] da classe política, destinada a servir o povo brasileiro e promover o bem comum, e não locupletar e obter vantagens ilícitas, à custa da miséria de um povo sofrido, que míngua por dias melhores”, eu diria que não esperemos pelas futuras gerações, já agora, mostrando como foram gastos as verbas com passagens recebidas no ano passado, sem muitas formalidades.

Eu tenho certeza que foi este excesso de formalidade que levou o vereador Carlos Alberto a ser  entendido apenas por 180 eleitores. Estes talvez não tenham lido o seu blog nem sabido dos seus requerimentos.  E o que é pior, se isto algum dia chegar aos ouvidos da presidente Dilma ela vai ficar uma fera, porque não quer nem saber de mensalão. Afinal de contas, se o Lula sabia, ela também sabia. Sem contar, se ela souber que o vereador propôs um feriado municipal para o Dia Internacional da Mulher, e se ela pensar como eu (o que é difícil), que mulher não deve ser usada como desculpa para não se trabalhar, aí o vereador não terá nenhuma resposta.

Um comentário:

  1. PARABÉNS AO NOBRE EDIL CARLOS ALBERTO POR ESTE REQUERIMENTO DE VOTOS DE APLAUSOS e JÚBILO ao Senhor Dr.Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil JOAQUIM BENEDITO BARBOSA GOMES pela conquista da Presidência do Supremo Tribunal Federal,bem como para sua Ética, Honestidade e Coragem no julgamento do mensalão,agora cabe a nois que somos leitores desse bloguezinho ficamos envergonhados de atitudes pequenas como essa da senhora lucinha que zomba das atividades de um parlamentar que sempre exerceu as reais atividades de um vereador.Legislar,fiscalizar,cobrar e propor ou estou errado ? ah lembrei-me na visão da senhora lucinha as atividades de um vereador seria comprar votos,roubar o povo,vender votos aos deputados,criar um blog anonimo e falar mau do povo e vira as costas para o povo durante 3 anos e 6 meses né lucinha peixoto ?

    ResponderExcluir