sexta-feira, 19 de abril de 2013

Para onde foi o IPTU do Poeta? Outro texto "simplismente ridiculo"





Em uma postagem em que me referia às poetadas do Poeta, aí embaixo, recebi um comentário de Patrícia Ferreira com o seguinte teor (a minha postagem e comentário podem serem vistos aqui no original):

“Você pode até escrever bem,mais (sic) suas criticas contra o poeta como vc diz e simplismente (sic) ridiculo.”

Eu, até agradeci como vocês podem ver, com aquele sentimento de estar recebendo alguém em nossa casa, sendo maltratada e tentando tratar bem. Eu não conhecia a Patrícia Ferreira, a não ser por ela ser minha amiga no Facebook, e então segui o link do seu nome para conhecê-la melhor.

Pela foto do seu perfil, é uma mulher jovem e saudável. Embora isto não queira dizer nada porque em meu perfil eu também sou, usando uma foto do meu casamento, e hoje não sou mais tão saudável assim. Mas, ela diz ser seguidora de vários blogs que conheço lá de Bom Conselho.

Seu blog, não achei dos melhores, mas, isto também não quer dizer nada pois, pelo comentário acima e por outros que nem tomei conhecimento, o meu blog também não é dos melhores. Apenas ela demonstra que não sabe se expressar bem em nossa língua pátria, mas, também isto não quer dizer nada, pois o Poeta também não sabe, e só com fotos de jumentinhas, cabeças quebradas e decepadas, diz que já atingiu um milhão e meio de acessos.

Por falar nisso, esta marca de acessos já atingi também, no relógio do lado direito, que serve para que, no próximo ano, eu me inscreva no concurso dos melhores blogs de Bom Conselho, com alguma chance para competir com o do Poeta.

Eu realmente não entendi porque é ridículo o que digo sobre o blog do Poeta. Ridículo seria eu não dizer, diante da calamidade a que ele levou a blogosfera de Bom Conselho. Vejam abaixo uma de suas postagens recentes:

“O IPTU FOI PAGO. CADÊ AS MELHORIAS?

Já paguei o IPTU 2013 do meu imóvel. Mas, cadê as melhorias do meu bairro?

O IPTU num (sic) é para termos ruas bem iluminadas, limpas, pavimentadas, saneamento básico, etc.?

E quando a população não tem nada disso? a quem apelar? Seria descaso? Falta de vontade política? Afinal, vai para onde o IPTU arrecadado pelo município? Se não temos nenhum tipo de beneficio, não deveria cobra o imposto. No Loteamento Vereador José Araújo Tenório,  por exemplo, várias ruas não tem nenhum tipo de benefício do município. E as promessas? Que promessas? Ficaram para trás. Todos os anos as coisas se repetem, paga-se IPTU para nada e mais nada. Você não ver(sic) melhorias.”

Eu já recebi e-mails perguntando por que uso tanto (sic), e eu entendi que a pessoa não sabia seu significado.  O sic vem do latim e significa “assim”, na maioria da vezes. A palavra serve para mostrar o uso incorreto ou incomum de palavra (ou erros gramaticais) presente em uma citação e que provém do autor original. Quer dizer, quando coloquei o sic nas citações acima foi para dizer que, caso estejam erradas, o erro foi da Patrícia ou do Poeta.

Meu filho me ensinou a programar uma tecla no computador para colocar um nome de uma vez e não teclar todas as letras. Fiz uma para (sic) e é a que mais uso quando cito o Poeta. Então passei a julgar os blogs em parte pelo número de vezes que uso a tecla. Agora pretendo fazer uma, não para a escrita errada mas, por conteúdo ruim.

Tentem espremer o que quer dizer o Poeta na postagem acima. Esqueçam os erros do seu português ruim, e tentem descobrir o que ele quis dizer. Ora, primeiro ele quer dizer que pagou o IPTU, e quer ver o destino que a prefeitura deu a seu dinheiro. Um bom jornalista, ou mesmo um simples cidadão pagador dos seus impostos tem o direito de saber onde a prefeitura está gastando “seu dinheiro”, mas de uma forma geral. O Dandan não irá saber onde estão as notas de 2 reais com que o Poeta pagou o IPTU. E nem sempre o IPTU pode ser usado para beneficiar a rua ou o bairro do Poeta. Bastaria ele conversar 2 minutos com alguém que entendesse de direito tributário para saber disto e não andar dizendo besteira.

Alguns poderão dizer que o Poeta usou seu caso no sentido figurado, para dizer que, depois que Dandan lhe deserdou, não está sabendo mais aplicar os impostos. Alguém acreditaria nesta versão? Talvez a Patrícia. Eu não.

Por estas e por outras é que penso que o Poeta, assim como a Patrícia, deveria se restringir à tarefa de copiar e colar as matérias, como o Zé Carlos faz em seu blog (mesmo que, devo dizer para ser justa, este escreve até bonzinho o português, e nunca usei a tecla (sic) quando o copio e colo).

E dizer isto, Patrícia, pode até parecer ridículo com o nível de nossas escolas atuais, onde a maioria (não todos) só se alfabetiza no nível médio ou na universidade (e não todos também). Ser blogueiro ou blogueira é uma atividade como outra qualquer, e que exige alguma responsabilidade social, e não é somente ser sócio da ABLOGPE e contar pabulagens mil para que seja bom ou boa.

Eu não me importaria com nada disto se não tivesse minha missão de ser uma pessoa pública em Bom Conselho e procurar defender o seu povo. E isto me força a fazer críticas, que sempre serão construtivos se houver boa vontade. Quando não há, passa-se à ameaça e a intimidação para fugir dos estudos. Mas, isto, quem já lidou com crianças, como eu, sabe com agir.

P. S.: Já havia vindo o texto acima quando fui ao Blog do Poeta outra vez cumprir minha missão. Numa postagem onde fala da imprensa falada de Bom Conselho, de onde levou um pé nas partes, tempos atrás, o Bardo diz: “Vão trabalhar, vão se qualificar, vão estudar, vão fazer coisas boas, imbecis!” Depois eu vou comentar esta briga da blogosfera de Poeta, por enquanto eu apenas diria que ele deveria seguir o próprio conselho. 

Um comentário: