domingo, 29 de janeiro de 2012

O Gustavinho me respondeu...




Hoje pela manhã coloquei no Mural da AGD um recadinho onde falava do Gustavinho. Gustavinho para quem não conhece, é o mais novo presidente de partido do Brasil, o Gustavo Pereira. Mais novo até do que meu filho mais novo. Seu partido é o PRTB, que me desculpem, mas não sei o que as letras significam. São tantos os partidos que nós políticos já deveríamos pressionar as editoras para lançar um “Dicionário dos Partidos Políticos no Brasil”. Dizem que na Índia já existe com mais de mil páginas. Aqui talvez só desse umas duzentas.

Bem, eu chamo de Gustavinho pela idade que aparenta ter, e fiz questão de usar a imagem que ele usa em seu blog, num texto onde ele parece ter se irritado porque eu disse que ele repetia os textos do vereador Carlos Alberto em sua página pessoal, vejam, eu disse página pessoal dele (vejam a postagem aqui). Gustavinho, eu não fiz, ou pelo menos não quis fazer nenhuma crítica ao seu procedimento, e sim apenas uma constatação de um fato que me pareceria inócuo se você não fosse o presidente de direito do PRTB em Bom Conselho.

Mas, sendo presidente, e que já mostra sua popularidade pelas fotos mostradas em seu blog ao lado de tantos políticos e pessoas famosas (embora eu não tenha visto você com a Xuxa), você se torna uma personalidade pública e sua página pessoal também. E assim sendo, eu que também milito neste mundo da política mas tenho idade para ser sua mãe (meu filho mais novo, já disse, aparenta ser mais velho do que você) ouso, me desculpe, lhe dar alguns conselhos que penso lhe serão úteis para seu futuro.

Começo dizendo que não é bom para um bom político fingir que não lê determinadas coisas. Por exemplo, se você não lê meu blog, não acredite muito nos e-mails que recebe sobre o que digo, pois eles já podem começar interpretando mal. Isto é coisa do Poeta, do Sr. Ccsta e do Dr. Filhinho (este já muito contido pela mainha), que já tem mais idade de que você e não podem mudar. Com a sua idade, no entanto, o seu futuro político será mais brilhante se seguir meus conselhos.

Também não é bom dá importância de mais a um só membro do partido como você dá ao vereador Carlos Alberto. Nos passa a impressão que ele é o presidente de fato e você apenas de direito. Faça aparecer novas lideranças citando-as também em seu blog. Como seu partido ainda é pequeno aí em Bom Conselho (eu vi apenas 9 membros no site do Justiça Eleitoral), você deve buscar outras pessoas, e não há nada mais importante para as pessoas serem divulgadas. Eu mesma estou sem partido, se você publicasse meus textos em sua página pessoal, quem sabe eu não me registraria no PRTB.

Além disso, e isto é muito importante, Gustavinho, sabendo da inteligência e precocidade política que você demonstra, não se iluda com anos eleitorais (talvez até seja seu primeiro ano, coitado tão jovem e já está sofrendo). Em anos como estes tudo é atípico. Você vai ficar com as costas roxas de tantas tapinhas que irão dar nelas. Mas, não se  iluda, no próximo ano quando todos estiverem enquistados no poder, suas costas sararão e não haverá nem vestígios de quem bateu nas suas costas. Em minha opinião, penso ser você uma alternativa mais viável do que o vereador Carlos Alberto como candidato do PRTB em Bom Conselho. Suas costas ainda não apanharam, as do vereador sim.

E o estudo Gustavinho!? Pela sua idade, você já deve estar terminando alguma faculdade não está? Neste caso, tenho que admitir que o Dr. Filhinho está certíssimo, pois já se formou em medicina. Imaginem se ele não fosse formado, no próximo ano sem a mainha no poder, o que faria ele? Não é bom o exemplo do ex-apedeuta-mor, o Lula, para nossa juventude. Um presidente da república que não gosta de ler, só ocorreu, até hoje, no Brasil. E para tirar este caso da mente da juventude vai ser muito difícil, e este foi o maior “malfeito” que o Lula fez neste Brasil. Portanto, não se iluda, estude, se não estiver fazendo.

É claro que você pode conciliar a atividade política com os estudos, mas, se tiver de escolher, escolha o estudo. Embora, devo lhe dizer, antes que me tachem de elitista e outras bobagens. Quando eu falo em estudo, não só é você ir para os bancos formais de escola. Pode-se muito bem estudar sozinho como eu fiz. O que não pode é não gostar de estudar e pensar que se aprende sobre o mundo fazendo discursos sem nexo para ser aplaudido, e sendo assessorado por pessoas que só querem se aproveitar. Estude Gustavinho, e muito!

Não perca nunca a humildade. Você dizer que é um grande presidente, já está demonstrando que não o é. A admiração que hoje alguns demonstram por você, você precisa filtrar com cuidado, elas podem refletir apenas interesse em lhe cooptar ou mesmo lhe enganar.

Eu nem sempre leio o seu blog e não o tenho entre os meus recomendados e isto se deve ao fato de que você não escreve muito e só cita os outros. Mas, quando sei que há novidade eu vou lá, como agora ver o que o você, Gustavinho, estava querendo me dizer, e aproveito para lhe dar uns conselhos de mãe. Fui lá também quando você lançou aquela enquete entre a Mamãe Juju e o Bizunga e até fiz uma crítica na época ao conteúdo. Agora eu acho que ela não acrescenta nada de informação sendo mantida no ar os seu resultados até hoje. Agora lembre, Gustavinho, você é presidente do PRTB, e como você diz, está democraticamente em busca de parceiros. Com quem seu partido poderá se aliar, com a Mamãe Juju ou com o Bizunga?

Depois de me mandar ligar para o 0800, e não sei se você estava se referindo ao seu blog ou ao seu partido político (embora eu ache que o PRTB, pelo que você disse que ele está disposto a se aliar com quem quer seja, não passe de mais uma legenda de aluguel das tantas que temos), você termina dizendo:

Sem mais no momento, termino minhas simples palavras, dizendo que minha página pessoal esta aberta a todos,quem quiser ler que leia e quem não quiser to nem ai,afinal não vivo do blog como muitos outros.”

Eu não sei a quem você se refere quando fala “em muitos outros”. Eu também não vivo do blog, mas não tenho nada contra a quem faz isto, com dignidade e praticando um bom jornalismo. Todavia, você não se revelou um bom presidente dizendo “quem quiser ler que leia e quem não quiser to nem ai”. Você pode “nem tá nem aí” mas os membros do seu partido estão. Você se revelou com esta frase mais um “grande menino mimado” do que um “grande presidente”. Estudo muito Gustavinho, pois sem estudo hoje, é difícil ser até presidente do PRTB em Bom Conselho. E para ser grande mesmo...

P.S:

Já havia escrito este texto e iria publicá-lo amanhã. No entanto, dando mais uma passagem pelos blogs, vi na AGD que o Gustavinho já havia me respondido, quando eu nem havia perguntado nada a ele. Fui correndo ao seu blog, para mostrar quanto eu amo a juventude (veja seu novo texto aqui).

Como vocês podem ver, ele continua fingindo que não lê meu blog e sabe do que digo a partir de terceiros. Eu só posso continuar meus conselhos ao jovem político de que isto não é uma boa prática, para um grande presidente de partido político, a não ser que o PRTB não tenha mais ninguém que possa assumir sua presidência. Pelo jeito o PRTB em Bom Conselho não conta mais nem com os 9 registrados no Tribunal Eleitoral.

Quanto ao mais, em sua resposta, não passam de galhofas do Gustavinho. Agora é que notei que ele quer é aparecer às minhas custas, e quem sou eu para não deixá-lo fazer isto? Eu tenho pena é do seu partido, e até do vereador Carlos Alberto que embarcou nesta canoa furada do PRTB, pelo menos em Bom Conselho, pois no resto do Brasil, nunca ouvi falar desta sigla, mas deve ter presidentes de verdades, e não mirins.

Claro, Gustavinho, que reconheço que você é muito imaturo para o cargo que ocupa, e nem quis dizer antes de ler esta sua última postagem. Mas, como você diz, imitando o Poeta (de quem, como blogueiro, você não amarra nem os sapatos) você vem fervendo, eu tenho que lhe dizer a verdade em respeito às outras 8 pessoas que se registraram no PRTB em Bom Conselho. Você, no máximo, pode ocupar a "presidência mirim" do partido, deixando para pessoas adultas a presidência de verdade.

Espero que o Facebook Oficial do Gustavinho o informe dos meus conselhos. Porque, espero em Deus, ele ainda possa enveredar pelo bom caminho da política, embora tenha certeza, que ele não o fará se não seguir os meus conselhos, que são conselhos de mãe.

LP

3 comentários:

  1. Que lição!
    Esse PRTB não é aquele partido do trem bala? Do Levy Fidelix? Com esse latim todo...

    ResponderExcluir
  2. Discordo de tudo que a senhora falou pois conheço o Gustavo Pereira e ele não e nada disso que a senhora falou !

    ResponderExcluir
  3. A GRANDE FAÇANHA DO PRTB FOI NO ANO DE 2006 TER UM SENADOR ELEITO PELO ESTADO DE ALAGOAS: FERNANDO COLLOR DE MELLO.

    ResponderExcluir