segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A reunião do PV. Interpretando as parábolas do Poeta




Semana passada, morrendo de saudades, escrevi sobre o PV de Bom Conselho, tentando mudar o mundo, como Tolstoi dizia. Publiquei somente ontem, porque a “farra das diárias” falou mais alto. Pelo jeito, quanto à “farra” ainda não houve as explicações e eu voltarei depois, quanto ao PV, teve uma pedra no meio do caminho, que foi a reunião no Clube dos 30.

Pelo relato do Poeta, da mídia eletrônica só estavam presentes o Gustavo Pereira que é o mais jovem presidente de partido do Brasil e o Poeta. O primeiro pode ser um grande presidente mas, como blogueiro deixa muito a desejar no que concerne a notícias de Bom Conselho, pois não vai além de repetir o blog do vereador Carlos Alberto. O Luis Clério, não sei se conta como mídia de Bom Conselho, pois A Gazeta se tornou tão tradicional que se tornou um ícone da imprensa da terra, independentemente do que publica. Tanto que hoje, qualquer orador tem que começar com uma saudação ao “quinzenário” mais famoso da terra. Eu aqui a faço, genuflexa. Mas, até agora só o Poeta narrou a reunião. A não ser que o Paulo Dantas tenha comentado alguma coisa pela rádio que não chegou a mim.

Apesar de todos os defeitos do Poeta, tenho que reconhecer que ele é muito dinâmico, talvez, até excessivamente, quando tenta dar sua opinião sobre os fatos, quando seria melhor narrá-los apenas para evitar muita bobagem que diz. Entretanto, é sua forma de fazer jornalismo, e parece que o povo gosta, e é assim que se justifica a audiência do BBB, com estupro e tudo. Sendo assim, mesmo com seu ódio de mim (do qual apenas me defendo), ele é, às vezes, nossa única fonte, já que as minhas não cobriram a reunião do PV. Então vamos à reunião do PV, como narrada pelo Poeta (se alguém discorda da opinião dele, todos sabem meu e-mail e o blog está à disposição).

A audiência vem primeiro. Em torno de 20 pessoas, e mesmo assim nem todos eram do PV. Do partido mesmo podemos contar nos dedos das mãos do Lula e ainda sobram dedos. Se considerarmos que há um total de 60 filiados ao partido, pela lista de filiados do TER, o comparecimento foi muito pequeno, reforçando ainda mais a minha tese de que “é muito cacique prá pouco índio”.

Mas isto não importa muito se os caciques têm poder suficiente para comandar a aldeia. E isto é o que realmente se procura. Antes de escrever sobre a reunião em si, eu abro um parêntese para comentar sobre a lista de filiados de que falei acima.

Todo mundo sabe que os órgãos públicos no Brasil não são confiáveis no que se refere a atualização de informações a que o cidadão tem o direito de saber (agora me lembro das diárias, mas, deixo prá depois). O caso da lista de filiados do PV, que é uma lista pública e pode ser obtida no site do TER-PE, não é diferente. E o que vou falar se refere àquela que peguei lá poucos dias atrás (02.01.2012) e que foi processado ainda no ano passado (19.10.2011) e pode já não está atualizada. Embora tenham sido ágeis em tirar o meu nome mesmo tendo saído do PV há pouco tempo.

Nela, para o PV de Bom Conselho, constam 59 nomes, entre os quais encontramos alguns nomes dos que estavam na reunião, mas não outros, como por exemplo o de José Arnaldo Amaral, que é o presidente da agremiação. Vejam se se pode confiar em lista de órgãos público, quando nem o nome do presidente do partido está nela. E é com listas como estas que todos recebem seu bolsa família, e não estando o nome lá entra no programa de erradicação da miséria, se não morrer antes.

Se o nome de Piúta é Francisco Ferreira Alexandre, o que esta lista diz é que ele cancelou sua filiação em 19.12.2011, e portanto, ele não teria que comparecer a esta reunião, isto se a lista estiver correta, o que não posso garantir. Se o nome de Mama é Ana Lucia da Silva Olsen, ela também está na lista, mas com registro cancelado em 05.12.2011. Em resumo, como tendo o registro cancelado são quase 50% da lista,  sobram uns trinta membros registrados, regularmente.

Fica difícil para, quase uma forasteira (embora contra a vontade) como eu, fazer uma análise desta lista, mas ela está à disposição de todos no site do TER-PE. O que importa aqui é apenas sua ilustração, de que mesmo assim o PV não conseguiu unir nem mesmo seus  30 membros regulares nesta reunião.

A causa disso pode ser aquela que tentei explicar no meu texto de ontem, sobre o significado do Partido Político no interior e principalmente quando se tem uma eleição pela frente. As coisas ficam difíceis de explicar quando se apela para seus estatutos. Por exemplo, se a Mãmãe Juju não foi à reunião, estaria o supersecretário Emanuel Luna a representando? Ou ele já saiu do PV, estando a lista do TRE desatualizada, porque lá consta seu nome como filiado desde 30.09.2011. Por via das dúvidas a lista do PDT deve ser vista, mas, não tenho tempo agora de pesquisar. Mas, fica sempre uma dúvida que não sei se foi esclarecida na reunião. O que o supersecretário foi fazer lá, sem está representando o governo do povo dançante?

Levando em conta os arroubos poéticos do Poeta, que diz serem certas frases  lá pronunciadas “apenas para alimentar o ego, onde na verdade, ninguém que se juntar”, eu mais uma vez discordo do “Bardo de Arapiraca”, dizendo que todos ali queriam se juntar, desde que os outros o apoiassem, ou apoiassem quem eles apóiam.

Pareceu-me mais que foi uma reunião suprapartidária das quais o PV adora. Todos verdes (e, já está ficando monótono discordar do Poeta, mas, o cor do supersecretário está mais para “um OMO total radiante” do que para a do Incrível Hulk) e sem nenhum discordância entre eles. Penso até que o PSB também é verde (será que tinha alguém representando o partido lá?) da forma como todos em Bom Conselho o são, e todos irão de braços dados com o Coronel Eduardo rumo ao desenvolvimento autosustentável , igual ao de Pernambuco.

Então retendo-me à narrativa do poeta, de que o presidente do partido, o José Arnaldo, deu todo o apoio ao Emanuel, é porque temos já agora uma aliança clara do partido com o governo de Mamãe Juju, via o trabalho “gerencial” do supersecretário. O que não entendi é o que o governo da Mamãe Juju tem com projeto Bom Conselho, que foi resumido no convite para a reunião de que tratei anteriormente.

A confusão aumenta mais na minha cabeça quando o Poeta em sua narrativa escreve: “Disse ainda, o expert Álvaro Gomes, não é pagando 13º, 14º salários que inova o município e existe uma grande diferença de crescimento para desenvolvimento, daí citou exemplos.” Ah, como eu gostaria de saber quais os exemplos e tentar realmente saber o que o governo do povo dançante ter a ver com desenvolvimento, ou até mesmo com crescimento.

Hoje as pessoas já estão mais a vontade para comentar os meus textos. Então ajudem, os que estão perto dos fatos, aos que tão longe, como eu, a não morrerem malucos ou malucas. Pois o Poeta só escreve por parábolas e adora não esclarecer as coisas. Enfim, é um Poeta.

3 comentários:

  1. Dona Lucinha,

    Eu não sei se a senhora já abandonou o assunto das diárias dos vereadores, nem sei se viu a postagem do do blog do vereador Carlos alberto (Casa da cidadania). Deixei uns comentarios por que talvez interesse a senhora que é interessada nas coisas da terra.
    Quanto a postagem de hoje, soube da reunião, que disseram foi mais um fiasco do PV depois de não se definir se fica ou não com a Judith. É a caneta falando mais alto.

    Arlindo Paz

    ResponderExcluir
  2. Lucinha, pelos rumos que tem tomado, o PV tende a ser mais insignificante do que já é. Contraiu anemia...

    ResponderExcluir
  3. Triste história do PV de Papacaça.
    Era organizado e bem articulado.
    Deram um "golpe" e impuseram nova comissão.
    E o resultado é esse.
    Dois eventos fracassados.
    Piúta correu.
    Emanuel Luna aderiu a Jujú.
    Mama não sabe como entrou e não quer ficar.
    É o "Ilariê do século XXI.

    ResponderExcluir