sábado, 29 de setembro de 2012

O caso do Dandan, o Poeta e o advogado misterioso





Ontem neste mesmo espaço escrevi sobre a campanha para o Poeta comprar um gramática, um dicionário e um livro de história para aprender e narrar o que é escambo. Ao invés de satisfazer o clamor popular, ele ontem me coloca o som de um advogado falando sobre o Dandan.

Meu Deus será que ele é um advogado mesmo? Será que ele passou no exame da OAB? Porque o que o homem falou só pode ser um texto do Xico Pitomba, lido por ele.

Ele estranha que um bocado de coisas ruins seja direcionado só para o Dandan. E quais dos outros candidatos vem com processos nas costas como o Dandan? Podendo levar o nome de Bom Conselho à galhofa,  se não for inocente.

Ele diz que o sentimento de justiça não pode ser confundido com ódio e vingança. Meu Deus, eu mesma não odeio o Dandan, nem quero vingança, o que acho inapropriado é a época para o Dandan se candidatar sem antes se desvencilhar dos problemas que ele tem com a justiça. Porque depois quem vai “pagar o pato” é o povo de Bom Conselho. E isto caro advogado é que se chama de processo político, no qual nosso povo ordeiro e trabalhador corre o risco de eleger alguém que cometeu um crime, e ainda não provou que não o cometeu. O processo está correndo.

Ele diz que o que o Dandan vem sofrendo nesta campanha “é massacrante” e eu até também acho, mas, isto é por sua própria culpa, pois quem o mandou, antes de responder aos processos de que é acusado, vir se candidatar? Ele tem todo o direito de fazer isto mas o povo de Bom Conselho também tem o direito de recusar sua atitude, informando o que se passou na vida pregressa do candidato. Isto é política, meu nobre advogado. Ele não pode dizer que aqueles, que como eu, pedem e imploram para que o Dandan desista da candidatura, estão agindo fora da lei ou fora da ética e da moral. Afinal de contas ninguém é obrigado a aceitar a versão de que o Dandan é inocente, quando nem a justiça o fez, ainda. E o fará um dia?

Ele diz que houve um depoimento, não diz de quem, pedindo para não votarem no Dandan, e considera isto um absurdo. Eu já digo que não fui eu, pois estou proibida de ir a Bom Conselho, por motivos que aqui não vem ao caso, mas poderia ter sido, pois agora eu já digo, diante da renitência do Dandan manter sua candidatura, que não votem nele. E explico o porquê. Pelo que li de todos processos e tentei informar a população, e o pé em que eles se encontram é muito difícil que ele não tenha culpa neles. Mesmos se não tivesse, ele teria mostrado uma má sorte danada de ter sido acusado injustamente por tantos crimes. E Bom Conselho precisa de alguém com sorte, para dar sorte a nossa cidade.

Ele diz que não se deve confundir a justiça com o sentimento eleitoral. O que o senhor advogado queria? Que votássemos no Zé Dirceu independentemente do julgamento do mensalão? Nem o PT aceitou isto e já defenestrou o João Paulo Cunha de sua candidatura à prefeito de Osasco (se não me falha a memória). O processo eleitoral, neste caso está umbilicalmente ligado com a situação política do Dandan. Até penso que o seu partido, o PSDB poderá passar maus momentos por isso.

Ele diz que devemos nos solidarizar com a família do Morceguinho mas para isto não devemos prejudicar um inocente. Para mim, a justiça não declarou a inocência do Dandan e por isso ele está sendo ainda chamado por ela e à sua disposição. Eu não sei se o advogado que fala no vídeo do Poeta é o mesmo que adiou a audiência de instrução do Dandan lá na Paraíba no dia 27, por está cuidando de casos mais graves. É uma pena, talvez esta audiência esclarecesse o seu caso e até o julgar inocente. Se isto acontecesse, eu seria a primeira a dizer aqui que agora não tenho mais medo da candidatura do Dandan. Mas....

Ele faz uma acusação muito séria, dizendo que a família do Morceguinho está sendo usada pelos adversários da candidatura do Dandan. Não diz por quem, mas, isto é que é um verdadeiro absurdo. Uma família tem um ente assassinado, chora por ele, as pessoas se comovem e são acusadas de usar a família. Então deveriam todos votar no Dandan por ser acusado de fazer a família chorar? Menos, senhor advogado, muito menos.

Ele, no final, propala um mensagem de paz, e que no dia 7 de outubro escolha o candidato que tenha mais propostas e projetos para Bom Conselho. Eu, que sou muito da paz, não cheguei a me emocionar porque esta mensagem é de todos os candidatos, com uma única diferença para o Dandan. Ele está sendo acusado de coisas graves e Bom Conselho precisa saber da verdade. Eu não sei se o advogado que fala é o mesmo que defende o Dandan e que conseguiu junto à justiça que ele ainda esteja em liberdade. Se for, eu pergunto: Ele, o advogado, poderia dizer algo diferente?

Coloco aí abaixo o vídeo do Poeta, que, não sei porque, não apresenta o advogado. Este o jornalismo do Poeta, quanto mais esconder melhor. E logo em seguida coloco outro vídeo da TV Tambaú da Paraíba onde fala de um vídeo feito pelo pai do Morceguinho, que, com o devido desconto do sentimento familiar também considero informativo sobre o caso.




2 comentários:

  1. "E Bom Conselho precisa de alguém com sorte, para dar sorte a nossa cidade."

    Quem escreveu foi a Sra. mesmo ou o poeta?

    ResponderExcluir
  2. EXCELENTE LUCINHA;VIMOS A DOR ESTAMPADA NAS FISIONOMIAS DO PAI E DA MÃE DA VITIMA, DOR ESSA QUE NÃO PASSA NUNCA.CABE A JUSTIÇA COM SERENIDADE ANALISAR E JULGAR SABIAMENTE. E O MAIOR DOS JUÍZES,NOSSO BOM DEUS DAR O VEREDITO FINAL.

    ResponderExcluir