segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O mensalão , o Roberto Almeida e a estátua do Lula



Estátua do Lula em Garanhuns
Imagem do Blog da CIT (Jameson Pinheiro)


No último dia 3, o Roberto Almeida publicou em seu blog um texto (aqui) de um tal de Paulo Moreira Leite que, entre outras pérolas, sobre as reportagens da Veja sobre o Marcos Valério e suas revelações, escreve:

“Na prática, os adversários de Lula querem que Valério entregue aquilo que o eleitor não entregou.”

E vai além e conclui com, talvez, um ar de riso, pensando que sua conclusão é brilhante:

“É neste ambiente que Valério passa ter importância. Quem não tem voto caça com Valério.”

E o pior de tudo é que o excelente jornalista Roberto Almeida diz ser o texto uma análise lúcida dos fatos. Se ele acha aquilo lúcido quem não está lúcido é o Roberto.

Eu estava em Gravatá gozando o meu feriadão convalescente e tive que escrever lá o seguinte comentário, mas, com uma vontade danada de escrever mais sobre o assunto, o que faço logo abaixo do comentário lá postado e aqui transcrito:

“Desta vez, aqui em Gravatá estou com uma conexão decente. Será que já está funcionando a norma da Anatel? E vejo o Roberto Almeida, com sua alma petista, a publicar textos que tentam misturar vitória em eleição como o Código Penal. São os eternos defensores do Maluf. Se ele é reeleito então não deve nada à justiça. Lula diz que foi absolvido pelo povo. E se o José Dirceu pudesse ter sido candidato em São Paulo também teria sido absolvido e hoje estaria como o Genoíno pleiteando uma cadeira de deputado.

Se esta ideia vinga, todo bandido para ser inocentado, necessita apenas se candidatar e vencer uma eleição. Num país que elege até o Tiririca (não é bandido, só, palhaço) para que os tribunais então? Deixem o Fernandinho Beira-Mar se candidatar em São Paulo, que ele terá uma votação estrondosa e sendo assim absolvido. Esta ideia petista de confundir júri popular com eleição, só pode nela acreditar quem queria uma estátua para Lula em Garanhuns, e depois já deve ter visto que não pode mais apoiar porque descobriu que ela tem os pés do pior barro da região, e que não pode ficar em pé. Me poupe!

Lucinha Peixoto (Blog da Lucinha Peixoto)”

Começo agradecendo a publicação do comentário pelo colega blogueiro. Digo blogueiro porque fico envergonhada de dizer “jornalista”, pois, neste campo, me comparar com ele é uma injustiça tremenda, sabendo de seu capacidade.

No entanto, o que disse no comentário remete á proposta do Roberto de construir uma estátua para Lula na terra de Simoa Gomes. Eu não sei se ele ainda a alimenta depois de tanta água suja que passou por debaixo da ponte. Penso que não. Seria um desperdício do material do qual fosse feita a referida homenagem. Dizem que a estátua do Sadam Hussein foi uma fabula financeira, paga pelo povo e derrubada pelas mãos do povo.

E foi para falar de povo e seu papel no regime democrático de direito que tento estender o comentário. A última instância de decisão numa democracia é o povo, mas, num estado de direito ele se manifesta sob o manto de leis que ele próprio cria. Ou seja, há normas a seguir, sem as quais qualquer regime democrático passa a ser selvageria regida pela “lei” dos mais fortes.

Esta história, tipicamente stalinista e encampada pelo petismo de que o povo tem o poder de absolver alguém que foi acusado e condenado por um crime diante das leis vigentes, é lançada mão para iludir a população votante sobre o que seja todo um processo social e político democrático,  e é típica de partidos e pessoas que querem ser ditadores em nome do povo. Depois de viver mais de 20 anos sob uma ditadura militar, sob mais 20 de Estado Novo, ainda não aprendemos que a Constituição, apesar de seus erros, ainda é o que nos impede de retrocedermos aos velhos tempos, quando ela é aliada a um arcabouço de liberdade para que o povo se manifeste e até a mude, embora segundo ritos diferentes daqueles das eleições normais.

Queiramos ou não, há 3 poderes que são independentes e que devem funcionar em harmonia, e o STF hoje é quem dar a palavra por um dos poderes. E qualquer tentativa de ir de encontro a suas decisões, fora da lei, e pelo processo político eleitoral é apenas ameaça de golpe às instituições.

O  que ocorre é que os acólitos de Lula, Dirceu, Genoino, Delúbio e companhia, não encontram, na ética, na moral, nas leis e principalmente na lógica, qualquer saída honrosa pela condenação da quadrilha de bandidos que nos roubaram para pagar a parlamentares o poder que eles exerciam. E não vou citar aqui os ministros do STF pois eu estaria voltando a minha vida de alegria, de prolixidade.

Eu não sou nenhuma inocente para entender que os argumentos petistas como os acima a respeito das decisões eleitorais são apenas parte do não ter o que dizer, de uma forma lógica em defesa dos bandidos, já julgados e condenados, em última instância. Mas, o grande e respeitável público, sem saber como funcionam as leis no país, vão na onda. E tenho certeza, o Roberto Almeida também sabe, entretanto, sua alma petista é mais forte do que sua razão.

Só me restou apelar no comentário, para casos extremos de criminosos que poderiam ser absolvidos ao se candidatarem ao um cargo eletivo. E quem sabe não teremos o Marcola como candidato a governador de São Paulo no próximo pleito? Pelas leis do país se o Dirceu e Genoino podem, por que não o Marcola ou Fernandinho Beira-Mar? Quanto injustiça!

Tentando acabar, eu apenas perguntaria: Será que o Roberto Almeida ainda propõe um estátua para Lula na Avenida Santo Antônio? Lá em Bom Conselho eu não conspurcaria a Praça Pedro II com tal obra.

P. S. : Vejam o texto do Zezinho de Caetés no Blog da CIT, onde ele discute a ideia da estátua com o Roberto (aqui). Sempre vale a pena reler aquele saudoso blog.

3 comentários:

  1. O QUE NUNCA FALTOU NESTE BRASIL FOI OS CANALHAS A SOLDO!!! ALGUNS ATÉ SE VESTEM DE VERMELHO COM ESTRELA NO PEITO(OU FOICE E MARTELO), CHEIRANDO A MOFO, GOMALINA E FORMOL... INCLUA-SE AÍ, O SUMO DA PLANTA VENENOSA E ASQUEROSA DESTILADA PELO MAL-CARATISMO DE JORNALISTAS BIGUZEIROS E BLOGUEIROS SUJOS QUE SE VENDEM POR ALGUMAS BOAS MERRECAS DAS FARTAS ESTATAIS QUE TEIMAM EM NÃO QUERER SER PRIVATIZADAS. O PT JUNTO COM BLOGUEIROS SUJOS NÃO SE CANSA DE TRANSFORMAR SEUS PRECONCEITOS EM VERDADES UNIVERSAIS?!?!?! PRINCIPALMENTE QUANDO TRATA OU FALA DA ELITE REACIONÁRIA DO BRASIL!!! TAMBÉM NÃO ME CANSO DE APONTAR SUAS TOLICES E MISTIFICAÇÕES SACANAS, DEBOCHADAS E IGNORANTES. PAU NO LOMBO DESSE PT DESCARADO!!! ALIÁS, SE CINISMO DOESSE, O PETISMO SÓ VIVIA GEMENDO...

    ResponderExcluir
  2. A ironia é uma forma superior de inteligência e você demonstrou tê-la de sobra neste texto. Maravilha! O pior cego...

    ResponderExcluir
  3. Ótima postagem. Roberto Almeida fica cego diante do mito Lula. Acho que ele simplesmente não quer ver as sujeiras de Lula e do PT. Até parece que ele não participou da luta pela redemocratização do país. Que Lula e o PT se excluíram ao não participarem da aliança que promoveu a transição democrática. Ô Roberto, acorda! O pior cego é aquele que não quer ver. Rafael Brasil.

    ResponderExcluir