Como meus amigos sabem, eu participo da rede social Facebook. Quer dizer, atualmente, eu e mais 190 milhões de brasileiros, menos a Dilma que estava em Cuba, quando eu estive nesta rede e encontrei a foto que ilustra esta postagem, lá postada pelo meu conterrâneo Marlos Duarte.
Para aqueles que não sabem, o Marlos está na rede social só e exclusivamente para fazer propaganda do regime cubano (com mínimas exceções), publicando fotos e filmes que enganam a população brasileira dos seus amigos virtuais sobre o regime de terror político que existe na Ilha dos Castros. Eu, tendo como minha obrigação restaurar a verdade vou e o contradigo, na lata.
Seus amigos, às vezes, saem raivosamente em sua defesa, e tem um tal de um Clóvis, que é muito Calado mais quando abre a boca para defender as ideias estapafúrdias que o Marlos propaga é um “deus nos acuda”. Pela seu perfil no Facebook, ele é de Terezinha e deve ser amigo do Poeta, que agora só vive por lá. E assim há muitos e eu rebato a todos.
Há tempos que pretendia escrever sobre a viagem da presidenta a Cuba, mas já escreveram tanto sobre suas gafes diplomáticas que nem sei se insistirei no tema. No entanto, quando vi a foto acima, apresentada pelo Marlos, com o intuito de comparar John Lennon com Che Guevara, porque os dois tocam violão juntos, eu fiquei possessa. Isto porque hoje, todos, menos os esquerdistas que não lêem mais nada a não ser o Granma (o jornal oficial de Cuba), estão convencidos de que, apesar de toda propaganda dos anos 70/80 do século passado, ninguém cai mais no conto do Che Guevara bonzinho.
E foi lendo um livro que um colega me emprestou, pois tinha o primeiro sobre o Brasil, e agora o autor (Leandro Narloch: Guia Politicamente Incorreto da América Latina) lançou um sobre a História da América Latina, que recomendo a aqueles que querem saber a verdade sobre os mitos do nosso subcontinente, que tive a ideia de ilustrar foto acima.
Aqui em Gravatá, quando meus netos vão a centro, enganados pelos pais que dizem ir diverti-los mas vão mesmo é se divertirem, eu fico ruminando estas coisas para o meu blog, para ele não viver só de viagens de vereadores.
Eu adoro as músicas dos Beatles e as de John Lennon, que era uma espécie de cabeça do grupo. Resolvi então formar um diálogo possível entre o Lennon e o Che, com palavras ditas por ambos quando eram vivos, enquanto tocavam seus violões. Vejam o dueto ficcional, mas com palavras verdadeiras, ditas por ambos e as comparem. Eu volto depois para ouvir Imagine do John Lennon e tentar esquecer o Che de vez. Se o Marlos deixar, é claro.
Lennon:
Imagine que não há paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum inferno abaixo de nós
Acima de nós apenas o céu
Imagine todas as pessoas
Vivendo para o hoje
Che:
O ódio como fator de luta, o ódio intransigente ao inimigo, que impulsiona para além das limitações naturais do ser humano e o converte em uma efetiva, violenta, seletiva e fria máquina de matar.
Lennon:
Imagine não existir países
Não é difícil de fazê-lo
Nada pelo que lutar ou morrer
E nenhuma religião também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz
Che:
Nossos soldados têm de ser assim; um povo sem ódio não pode triunfar sobre um inimigo brutal.Há que levar a guerra até onde o inimigo a leve: à sua casa, a seus lugares de diversão, torná-la total.
Lennon
Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu tenho a esperança de que um dia
você se juntará a nós
E o mundo será como um só
Che:
Há que impedi-lo de ter um minuto de tranqüilidade de ter um minuto de sossego fora dos quartéis, e mesmo dentro deles: atacá-lo onde quer que se encontre: fazê-lo sentir-se ma fera acossada onde quer que esteja.
Lennon:
Imagine não existir posses
Me pergunto se você consegue
Sem necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade de humana
Imagine todas as pessoas
Compartilhando todo o mundo
Che:
Estou imaginando o orgulho daqueles companheiros que estavam numa “quatro bocas”, por exemplo, defendendo su pátria dos aviões ianques e de repente têm a sorte de ver que suas balas atingiram o inimigo. Evidentemente, é o momento mais feliz da vida de um homem. É uma coisa que nunca se esquece. Nunca esquecerão os companheiros que viveram esta experiência.
Lennon:
Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu tenho a esperança de que um dia
Você se juntará a nós
E o mundo viverá como um só
Antes que alguém pergunte, devo dizer que as palavras ditas pelo Che Guevara estão no livro dele “Textos Políticos”, da editora Global de 2009 e são citadas pelo livro referido antes. As palavras de Lennon, eternas, já não sei mais nem de onde tirei a tradução de sua música “Imagine” que o filme anterior apresenta e que espero vocês já estejam ouvindo.
Vejam, ouçam, meditem e raciocinem, quanto que uma foto pode enganar, quando é passada de mão em mão com uma mensagem ideológica. Ambos, o Che e o Lennon, cada um teve a sua a ideologia.
A do Che, da revolução violenta para implantar o socialismo stalinista nos quatro cantos da terra, e que até hoje temos que conviver com os inocentes úteis tipo Marlos, para a disseminar. Isto talvez, com o mesmo afã que tinha o Che quando dizia:
“Jurei ante um retrato do velho camarada [Josef] Stalin não descansar até ver aniquilados estes polvos capitalistas.”
Eu fico pensando é se o Marlos, nas reuniões do PSB em Garanhuns, diz a mesma coisa para defender a candidatura do Dourado. Se diz, eu só posso avisar: Te cuida Ronaldo César!
A do John Lennon prega uma revolução dentro da paz como fazia nosso saudoso D. Hélder Câmara, esperando que este mundo um dia seja um só, ou, pelo menos sonhando com isto.
Eu não tenho vergonha em confessar que também sou uma sonhadora e não vejo porque se tem que ser socialista para que o mundo seja melhor. Muito pelo contrário, a experiência que tivemos do socialismo foi um inteiro fracasso que só o Marlos e alguns poucos não conseguem ver.
Até os Castros, depois dos soviéticos, chineses e tantos outros já descobriram, menos a Coreia do Norte e aqueles que irão na excursão que o Marlos está organizando para Cuba no dia primeiro de maio, que o capitalismo tem seus encantos e que pode se tornar um bom sistema se através de uma democracia representativa séria pudermos aparar suas arestas, na área social.
Me perdoe o Marlos, se sua intenção ao organizar á excursão for apenas ajudar o arremedo de capitalismo que o Raul está querendo implantar lá, para não ir para cadeia pelos crimes que cometeu nos últimos 50 anos contra o povo cubano.
Por via das dúvidas, eu mesma não vou. Você vai?
NÃO RESTA DÚVIDA QUE HAVIA UM NÍTIDO ZELO DE MALVADEZA/VINGANÇA NA PERSEGUIÇÃO MOVIDA PELO MÉDICO ARGENTINO CHE GUEVARA AOS QUE SE DESVIAVAM DO "CAMINHO CORRETO". CHE ABRAÇARA FERVOROSAMENTE LA REVOLUCIÓN COMO CORPORIFICAÇÃO DEFINITIVA DAS LIÇÕES DA HISTÓRIA E COMO O CAMINHO CORRETO PARA O FUTURO. AGORA, CONVENCIDO DE QUE ESTAVA CERTO, OLHAVA EM VOLTA COM OS OLHOS IMPLACÁVEIS DE UM INQUISIDOR EM BUSCA DAQUELES QUE PODERIAM PÔR EM PERIGO A SOBREVIVÊNCIA DA REVOLUÇÃO. PORTANTO, PARA SE DISCUTIR CHE NO EPISÓDIO DE MATANÇA, É PRECISO QUE SE SAIBA A FUNDO DA MALDADE INCORPORADA PELOS SOLDADOS DE FULGÊNCIO BATISTA, EM PLENA SIERRA MAESTRA E O QUE ELES FAZIAM COM A POPULAÇÃO RURAL: PARA NÃO ABASTECER NEM “ACOITAR” OS GUERRILHEIROS COMANDADOS POR CHE GUEVARA, FIDEL CASTRO E CAMILO CIENFUEGOS. PARA SE TER UMA IDÉIA A ORDEM DO DITADOR BATISTA ERA PARA OS SEUS SOLDADOS AO CHEGAREM NA ZONA RURAL INVADIR AS CASAS DOS CAMPONESES, ESTUPRAREM TODAS AS MULHERES E CRIANÇAS DA ÁREA, VOLTAREM NO OUTRO DIA E TERMINAR O SERVIÇO COM O SANGRAMENTO DE TODA A FAMÍLIA E A ELIMINAÇÃO À BALA DE TODOS OS ANIMAIS PERTENCENTES AQUELE POVO PARA NÃO ABASTECER OS GUERRILHEIROS. PORTANTO, DIANTE DE TANTA MALDADE E MESQUINHEZ, TODO REVOLUCIONÁRIO TINHA UM PACTO COM A SUA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA: AO SEREM VITORIOSOS COM A REVOLUÇÃO AO CHEGAREM TRIUNFANTE NO QUARTEL DE MONCADA A ORDEM ERA UMA SÓ: FUZILAR O EXÉRCITO DE BATISTA, UM POR UM, PELAS ATROCIDADES COMETIDAS NA CONTRA REVOLUÇÃO E O CHE ERA O CABEÇA DESSA TEORIA POR ISSO A MORTANDADE FOI A TRÊS POR QUATRO. A PESSOA DE BOM SENSO(NÃO O BOSTA DO MARLOS!!! NEM O PANACA DO CLÓVIS DO PC do B!!!), É ADMIRADOR DE GUEVARA MUITO MAIS PELA SUA CONDUTA COMO HOMEM, PERSONALIDADE FORTE E UNIFORME E COMO HUMANISTA, NÃO COMO REVOLUCIONÁRIO. NÃO É À TOA QUE ELE ERA UM HOMEM DE CONVICÇÕES RÍGIDAS CARÁTER EXEMPLAR E DE VIDA ESPARTANA. BASTA VER O QUE DISSE O FILÓSOFO FRANCÊS JEAN PAUL SARTRE AO AFIRMAR QUE GUEVARA FOI “O HOMEM MAIS COMPLETO DO SÉCULO XX”, APESAR DE VIVER APENAS 39 ANOS. VAI AQUI ALGUMAS FRASES DO MÉDICO HUMANISTA, GUERRILHEIRO E ESTADISTA ERNESTO CHE GUEVARA DE LA SERNA E DO SAUDOSO PREGADOR DA PAZ, UM BOM MÚSICO E ÓTIMO CANTOR E COMPOSITOR JOHN WINSTON LENNON:
ResponderExcluir“POR INCRIVEL QUE PAREÇA, O VERDADEIRO REVOLUCIONÁRIO É GUIADO POR GRANDES SENTIMENTOS DE GENEROSIDADE; É IMPOSSÍVEL IMAGINAR UM REVOLUCIONÁRIO AUTÊNTICO SEM ESTA QUALIDADE” (CHE);
"ELES MANTÊM VOCÊ DROGADO COM RELIGIÃO, SEXO E TV E VOCÊ SE ACHA TÃO ASTUTO, SEM CLASSE SOCIAL E LIVRE."
(LENNON);
“PARA AUSCULTAR O CLAMOR DO POVO NÃO É PRECISO USAR ESTETOSCÓPIO BASTA TER CORAÇÃO.” (CHE);
“OS BEATLES SÃO MAIS CONHECIDOS E FAMOSOS DO QUE O PRÓPRIO JESUS CRISTO” (LENNON);
“OS PODEROSOS PODEM MATAR UMA, DUAS OU ATÉ TRÊS ROSAS, MAIS NUNCA DETERÃO A PRIMAVERA”(CHE).
Texto e comentário excelentes. Parabéns.
ResponderExcluirOs poderosos podem até ter matado Che, mas não impedirão que seu legado continue, a primavera ainda esta para chegar, podem ter matado uma, duas ou três rosas, mas jamais impedirão a primavera. Enquanto houver capitalismo selvagem no mundo, haverá exploração. Enquanto existirem trabalhadores sendo explorados como os cortadores de cana do Nordeste, existirá a esperança pelo socialismo democrático, altamente democrático, mas democrático mesmo!!! Que seja eterna a luta de Che Guevara e de todos aqueles que deram suas vidas pela emancipação dos povos e pelo socialismo democrático, socialismo de verdade, e não um comunismo acanalhado e sem a mínima liberdade de ir e vir do deu povo, como o desse filho da puta do Fidel, que é ovacionado pelos petralhas, comunalhas, canalhas e outras tralhas avermelhadas.
ResponderExcluirTexto e comentários espetaculares. Valeu!
ResponderExcluirMito do Che bonzinho...
ResponderExcluirUm sujeito que se forma médico e apesar de ser de família abastada, parte para luta em todos os sentidos, colocando diariamente sua frágil saúde em risco por acreditar que escola e saúde devem ser para todos, não deve ser bonzinho mesmo.
Bonzinho era o Fulgêncio Batista.
Minha querida,
ResponderExcluirSou o "tal" Clóvis, Clóvis Manfrini Souto Calado, para ser mais contundente. Não sou "tal" nem "qual", sou, primeiro do que tudo, um cidadão honesto e consciente, compromissado com a luta pela transformação deste mundo decadente e fétido, infestado por pessoas que insistem em querer que ele continue assim. Como você já deve ter percebido, sou ateu militante, materialista convicto, portanto, nem sequer passa pela minha cabeça qualquer possibilidade de algo extra-físico, extra-material, mas, como pessoa civiliaza e educada (educação que segundo Ulianov é uma das poucas coisas boas que a burguesia deixou para a humanidade) respeito qualquer crença religiosa. Não é o fato de você ser cristã, católica, que lhe desconsidere, longe disso, mas, minha luta contra vossa pessoa é ideológica e intelectual, somente isso.
Deixo claro aqui minha convicção no marxismo-leninismo, no socialismo científico, no materialismo histórico e não vai ser nenhum filósofo, sociólogo, politólogo burguês que vai fazer eu deixar essa convicção de que um outro mundo é possível, um mundo onde a diferença de classes acabe, onde nenhum homem explore outro homem e que nenhuma religião venha dizer o que é certo e o que é errado. Um mundo livre é possível e ele está próximo, pois basta a você deixar um pouco sua cegueira sectária e perceber que o sistema a qual defende está moribundo, mas, antes dele acabar, ele vai tentar acabar com a humanidade, então, esta é a hora de nós, anti-capitalistas, agirmos, e nossa ação será concreta, não deixaremos pedra sobre pedra da estrutura de produção capitalista.
Vivemos uma época de transição, estamos à beira de uma ruptura de um sistema que já não tem mais fôlego, um sistema que vive somente da especulação, um sistema que nada produz, além de guerras e fome. Para seu desespero, e de muitos que você deve conhecer, nosso Movimento está renascendo, está se reorganizando, está voltando a ocupar espaços. Perdemos uma batalha (com a queda da URSS), mas, a Guerra, a Luta de Classes, só está recomeçando. A Europa tão decantada e elogiada vive um dos piores momentos de sua vida, comparável à 1789 e à 1939, os EUA amargam um empobrecimento gigantesco a cada década e perdem a cada dia espaço na geopolítica mundial, sem falar do peso-morto Japão que está se rendendo a China Popular. E, como dizia Bonaparte, "quando a China despertá, o mundo trmerá", ela está despertando, o mundo, minha cara, está tremendo!
Clóvis Manfrini Souto Calado
Formado em Comunicação Social pela UFPE, Especialista em História pela UPE, 33 anos, casado, radialista/jornalista/historiador, membro do Partido Comunista do Brasil.
Essa louca dessa lucinha, rata d igreja, ta merecendo aumentar a dosagem do gardenal e dos outros antidepressivos. Agora dando uma olhada nos blog´s da região, vejo esse texto massante, tao emocionante quando mastigar isopor, cheio de ofensas pessoais a pessoas que pensam diferente. Ofedendo nome de fámilias, sendo que o nome da familia dessa tal lucinha peixoto tem marcas de sangue, quando seus familiares dominavam a cidade com mão de ferro e chumbo decadas atrás. Quando não tem o que fazer, essa fulana quer jogar os crimes da sua família para cima d outras pessoas. Você acha que vai deixar outras familias mais sujas que a sua??? É uma imundice vê ela na epoca de eleiçao pr prefeito, só serve pr jogar baixo com fofocas na porta de casa e da igreja. Que Deus tenha pena de sua alma, pois na terra oq podemos fazer é receitar antidepressivos para diminuir suas armaguras.
ResponderExcluirEsse Manfrini é de qual planeta? MARTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirAcho que Manfrini ta vendo GNomos!!!! kkkkk
ResponderExcluirEssa foto de Guevara com Lennon é realmente verdadeira?
ResponderExcluirGuevara morreu em 1967, acho que nessa época Lennon ainda não tinha exatamente a aparência da foto e dedicava-se a sua agenda como Beatle e Guevara em espalhar os ideais revolucionários pela América Latina. Acredito que essa foto seja uma montagem.