Ontem, já estava começando a escrever outro capítulo da série sobre o Che, em mais uma tentativa de fazer com que o Guerrilheiro das Sete Colinas, mesmo continuando a usar sua bela boina, pelo menos tire a estrela dela, para não haver nenhuma suspeição de que ele seja petista, o que denegriria mais ainda a imagem do “humanista”; mas, li nos blogs algumas traquinadas do meu público preferido, as crianças de Bom Conselho, e lá vou eu fugindo do assunto.
Eu não me preocupo mais tanto com o Gustavinho, o presidente mirim do PRTB, pois sei que ele tem um mentor, o vereador Carlos Alberto, que escreve por ele e o chama atenção quando ele faz peraltice ou anda em más companhias, como aconteceu pelo carnaval. Entretanto, eu não poderia deixar de analisar seus escritos, pois se o nobre vereador (que até agora não colocou nada em seu blog sobre o que fez nas viagens qualificatórias) deixa que ele os reproduza em seus blogs gêmeos é porque quer que o Gustavinho também apareça.
Vejam então o que foi publicado na Casa da Cidadania e, como sempre, transcrito no Blog do Gustavinho (aqui):
“De acordo com o presidente do PRTB, o partido tem por objetivo em Bom Conselho, se unir ao campo de forças populares, para juntos elaborarem um grande projeto para a cidade, quando diz: “Infelizmente não estamos sabendo utilizar as grandes oportunidades que se colocaram e estão se colocando a nossa frente. A atual administração a frente da prefeitura municipal, não soube aproveitar a instalação da fabrica da perdigão no nosso município, como também não esta sabendo aproveitar o governo Eduardo Campos, o qual se mostra bastante interessado em trazer o desenvolvimento para o interior, como já nos deu vários exemplos. O que queremos é eleger um novo nome, que possa aproveitar os dois anos que ainda nos restam de Eduardo”.”
Assim sentenciou o Gustavinho. Há várias brincadeiras infantis, como já se era de esperar para um presidente mirim, neste manifesto. Por exemplo, ele diz que o PRTB objetiva se unir ao campo das forças populares. Como eu não sei ao que ele se refere, o que entendi é que ele quer se unir ao governo do povo, que pensei fosse um monopólio da Mamãe Juju, que neste ponto, eu até a defendo. Não sei o que ela poderia fazer para evitar que a Brasil Foods desse o cano em Bom Conselho e se dedicasse, com muito mais ênfase, a Vitória de Santo Antão.
Indo em frente com as brincadeiras ele diz que o governo do povo não soube se aproveitar do governo Eduardo Campos, dizendo que o Coronel Eduardo tem se mostrado bastante interessado em trazer o desenvolvimento para o interior. Nisto eu outra vez defendo a Mamãe Juju, pois junto com o Eduardo vem o Isaltino, o que seria um risco para nossas crianças, pelo menos, se ele for dirigindo.
Finalmente, ele propões diminuir o mandato de prefeito para dois anos dizendo: “O que queremos é eleger um novo nome, que possa aproveitar os dois anos que ainda nos restam de Eduardo”. Eleger um novo nome, eu concordo, pois a Mamãe Juju, por outros motivos, não vai bem. Mas, só por dois anos é fazer um vaticínio sombrio para o Coronel em termos de eleger o seu sucessor em 2014. Eu adoraria que o Gustavinho estivesse certo, mas, infelizmente, são apenas sonhos infantis, nos quais poderia ser incluído o Trem Bala, digo, um “trem de balas”.
Vimos uma criança que está na oposição, com um cargo pesado para infância (presidência mirim também pesa e tira até crianças da escola certas horas) e ataca o governador quando queria paparicá-lo. Agora chegou a vez de uma criança da situação.
O Dr. Filhinho, que vinha muito bem comportado depois das peripécias momescas, quando disse que Bom Conselho era um palavrão e que foi obrigado a pedir desculpas e lavar a boca com sabão, e havia se dedicado à análise política da cidade do Altamir, deixando a Mamãe Juju mais tranquila, agora volta à baila.
Ele escreveu um texto que eu parafrasearia como (aqui): “Duas brincadeiras e duas medidas” dizendo que se soubéssemos de onde vinham as críticas aos serviços de abastecimento d’água em Bom Conselho, colocaríamos a Mamãe Juju no altar e o governo do Estado no inferno. Talvez seja verdade até o que o Dr. Filhinho diz. O grande problema é que, nesta sanha para tratar bem o governo do Coronel Eduardo, ou para se aproveitar dele como diz o Gustavinho, a criançada não acerta uma. Tudo vira um samba do crioulo doido, da mesma forma quando alguns blogs tentam servir a Deus e ao Dinheiro, pelo mesmo departamento.
Em Bom Conselho, ambos tiveram culpa, tanto a Mamãe Juju quanto o Coronel Eduardo. O fato é que todos, e nisto eu não incluo só Bom Conselho, em termos municipais, decretaram que “fora do Eduardo não há salvação”. Todos pertencem ao PDG (Partido do Governador) que é hegemônico no Estado quase todo. Mas, isto não é assunto para criança e abordo outro dia.
Agora, o que mais me surpreendeu nas últimas incursões do Dr. Filhinho na análise política, além de dizer a Mamãe Juju que continuará escrevendo porque recebeu um telefonema de um socialista de Garanhuns, é a influência da política em sua atividade profissional.
Eu não sei onde ele está trabalhando, pois pelo que sei dos estudantes de medicina que se formam, é partir para fazer residência médica e se especializarem em alguma coisa, pois o último médico generalista que conheci foi o Dr. José Barbosa em Bom Conselho, que entendia de tudo referente ao corpo humano com a desenvoltura mostrada pela estória, de que ele ao consultar um paciente, ao invés de colocar o tensiômetro no braço do consultado, colocou no seu, e o diagnóstico foi preciso: “Este homem não está doente, ele está bêbado!”.
Hoje os médicos costumam se especializar em alguma coisa, e pelo que li na sua postagem, o Dr. Filhinho deve estar fazendo sua especialização em Bom Conselho mesmo, e talvez ele tenha escolhido a Medicina Política, ou como é um ramo novo, poderia ser a Política Médica. Pois, ele conta que, ao conversar com uma paciente, o que ele gosta de fazer, como uma forma de melhorar a relação do médico com os pacientes e ganhar sua confiança, ou mesmo entender melhor sua doença, e além disso garantir que o tratamento prescrito seja seguido, ele ouviu a seguinte frase de uma senhora dona de casa, mãe de família, ao “estranhar” a chegada do verão com períodos de racionamento bem menos frequentes, na cidade:
"Tá chegando água na torneira, doutor!"
Esta é cerne da Medicina Política, tirar do doente frases que sejam favoráveis ou desfavoráveis a determinados políticos. Pelo tempo que o Coronel Eduardo está no poder e que Bom Conselho vem sofrendo com o abastecimento d’água, esta mulher não deveria votar no governador, nem em candidatos apoiados por ele. Se o Dr. Filhinho tivesse a mesma opinião sobre o comportamento do governador para Garanhuns, pois ele duvida que ele suba em algum palanque, por que todo este malabarismo para dizer a verdade em relação a Bom Conselho? E haja milho!
Finalmente, hoje falo de alguém, que pela foto em seu blog, mais parece um soldado alemão, mas, por umas fotos que vi dele no Encontro de Blogueiros, parece-me de bastante pouca idade, e que eu posso tratar como filho, e já o faço, desde que ele anunciou a “perua” da candidatura do Dr. Filhinho ( o que ainda não está descartada, mas, o Roberto Almeida diz que a bola da vez é o supersecretário). É o André Bernardo e seu blog, bastante lido, como rezam seus contadores. Lá ele ataca (aqui):
“Devido à quantidade de pré-candidatos a Prefeito, o eleitorado bonconselhense vem demonstrando indecisão para a eleição municipal. A Política é um assunto complicado, os eleitores estão cada vez mais decepcionados, o que falta em Alguns POLÍTICOS? Segundo o povo, falta entrar um político para ouvir a população, e resolver os problemas do próximo, ou seja, falta comprometimento com o povo. Precisamos de POLÍTICOS Comprometidos com o Próximo, será que agora é a vez da Juventude ter a oportunidade de Governar Bom Conselho?”
Realmente, se for verdade a enquete que o Zé Carlos colocou na AGD, com 49 pré-candidatos, o eleitorado tem que está mesmo indeciso. Mas, além do fato citado de que “Política é um assunto complicado” e, portanto, não é assunto para crianças, alguém entendeu alguma coisa do que o André quis dizer? É apenas mais um comprometido com o povo, além do “Próximo”. E ele, com aquele ar de criança modelo pergunta: “... será que agora é a vez da Juventude (sic) ter a oportunidade de Governar (sic) Bom Conselho?”
Eu, longe de mim de responder esta questão, pois minha psicologia infantil é ainda das antigas. O que sei é que é preciso renovar, mas, temos que ter limites de idade mínima (principalmente mental).
-------
P.S.: Eu agora já deixo espaço para PS, pois o Dr. Filhinho voltou ao blog. Ele apresenta um filme propagandístico da FIFA, sobre Pernambuco como uma das sedes da Copa do Mundo em 2014. Eu perdi um tempinho vendo o filme, e fiquei esperando ver a BR Foods que o Gustavinho diz que a Mamãe Juju não aproveitou, para melhorar a vida do povo de Bom Conselho.
Espero que ela não faça um filme de propaganda complementar ao apresentado, dizendo que Bom Conselho foi o município que mais cresceu em 2011, por causa da empresa. Aí eu quero ver a briga das crianças, como presenciava as do meu irmão muito tempo atrás, lá pela Praça da Bandeira.
Com a ajuda da Câmara pode até mencionar o fato de o município ficou em 10º no gasto em qualificação de edis, muita acima de Garanhuns. Cruzes!
Vejam o filme aqui. Até parece...
-------
P.S.: Eu agora já deixo espaço para PS, pois o Dr. Filhinho voltou ao blog. Ele apresenta um filme propagandístico da FIFA, sobre Pernambuco como uma das sedes da Copa do Mundo em 2014. Eu perdi um tempinho vendo o filme, e fiquei esperando ver a BR Foods que o Gustavinho diz que a Mamãe Juju não aproveitou, para melhorar a vida do povo de Bom Conselho.
Espero que ela não faça um filme de propaganda complementar ao apresentado, dizendo que Bom Conselho foi o município que mais cresceu em 2011, por causa da empresa. Aí eu quero ver a briga das crianças, como presenciava as do meu irmão muito tempo atrás, lá pela Praça da Bandeira.
Com a ajuda da Câmara pode até mencionar o fato de o município ficou em 10º no gasto em qualificação de edis, muita acima de Garanhuns. Cruzes!
Vejam o filme aqui. Até parece...
Dona Lucinha,
ResponderExcluirA senhora sempre acerta. O Dr. Filhinho não tem muito o que fazer e tem que escrever bobagem no blog. O Gustavinho já foi enquadrado depois daquela bebedera de gambá (não é assim bando de puxa saco) pelo vereador. O Alemaozinho escreve pouco e ruim. Eu só queria que filmasse a estrada que vai para perdigão e o açude da nação.
E quem disse que tá chegando agua em todo lugar? Conversa fiada isto sim.
Arlindo Paz
É isso que dá botar computador na mão de menino.
ResponderExcluirBota tudo de joelho no milho Dona Lucinha!!!!!!
http://claudioandreopoeta.blogspot.com/2012/02/xico-pitomba-voltou-e-cheio-de.html chupa essa manga !
ResponderExcluir“Este homem não está doente, ele está bêbado!”.
ResponderExcluirEssa foi boa! Não duvido que em Caetés haja médicos especialistas assim. Já descobriram vários charlatãs naquelas terras.
Muito bom!
O que irão falar da BRF(Perdigão):
ResponderExcluir1 - Chegou prometendo 1.800 empregos diretos e 2.200 indiretos, hoje de contar com aproximadamente 200 funcionários;
2 - Como falou hoje o edil Dr. Petrúcio Borges na Câmara, a referida empresa pode ter sido uma das responsáveis pelo rompimento do açude na Nação, até a presente data sem nenhuma providencia tomada, engano, foi realizada uma obra para continuar captando água para Perdigão;
3 - Aumento considerável no valor dos imóveis e aluguel;
4 - Dispensada recolhimento impostos municipáis e estaduais;
5 - Recebimento do terreno para sua construção;
6 - Compromisso para implantação fábrica de alimentos e um CD(estes indo para Vitória);
Lógico termos alguns benefícios com sua chegada, acontece que as promessas e expectativas geradas ficaram muito aquém. Por ondo anda o Alexandre(Piúta)? com tantas promessas, naquela época o mesmo fazia parte da empresa Perdigão, será que sumiu de vergonha?