quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vinde a mim as criancinhas!




Ontem, já estava começando a escrever outro capítulo da série sobre o Che, em mais uma tentativa de fazer com que o Guerrilheiro das Sete Colinas, mesmo continuando a usar sua bela boina, pelo menos tire a estrela dela, para não haver nenhuma suspeição de que ele seja petista, o que denegriria mais ainda a imagem do “humanista”; mas, li nos blogs algumas traquinadas do meu público preferido, as crianças de Bom Conselho, e lá vou eu fugindo do assunto.

Eu não me preocupo mais tanto com o Gustavinho, o presidente mirim do PRTB, pois sei que ele tem um mentor, o vereador Carlos Alberto, que escreve por ele e o chama atenção quando ele faz peraltice ou anda em más companhias, como aconteceu pelo carnaval. Entretanto, eu não poderia deixar de analisar seus escritos, pois se o nobre vereador (que até agora não colocou nada em seu blog sobre o que fez nas viagens qualificatórias) deixa que ele os reproduza em seus blogs gêmeos é porque quer que o Gustavinho também apareça.

Vejam então o que foi publicado na Casa da Cidadania e, como sempre, transcrito no Blog do Gustavinho (aqui):

De acordo com o presidente do PRTB, o partido tem por objetivo em Bom Conselho, se unir ao campo de forças populares, para juntos elaborarem um grande projeto para a cidade, quando diz: “Infelizmente não estamos sabendo utilizar as grandes oportunidades que se colocaram e estão se colocando a nossa frente. A atual administração a frente da prefeitura municipal, não soube aproveitar a instalação da fabrica da perdigão no nosso município, como também não esta sabendo aproveitar o governo Eduardo Campos, o qual se mostra bastante interessado em trazer o desenvolvimento para o interior, como já nos deu vários exemplos. O que queremos é eleger um novo nome, que possa aproveitar os dois anos que ainda nos restam de Eduardo”.”

Assim sentenciou o Gustavinho. Há várias brincadeiras infantis, como já se era de esperar para um presidente mirim, neste manifesto. Por exemplo, ele diz que o PRTB objetiva se unir ao campo das forças populares. Como eu não sei ao que ele se refere, o que entendi é que ele quer se unir ao governo do povo, que pensei fosse um monopólio da Mamãe Juju, que neste ponto, eu até a defendo. Não sei o que ela poderia fazer para evitar que a Brasil Foods desse o cano em Bom Conselho e se dedicasse, com muito mais ênfase, a Vitória de Santo Antão.

Indo em frente com as brincadeiras ele diz que o governo do povo não soube se aproveitar do governo Eduardo Campos, dizendo que o Coronel Eduardo tem se mostrado bastante interessado em trazer o desenvolvimento para o interior. Nisto eu outra vez defendo a Mamãe Juju, pois junto com o Eduardo vem o Isaltino, o que seria um risco para nossas crianças, pelo menos, se ele for dirigindo.

Finalmente, ele propões diminuir o mandato de prefeito para dois anos dizendo: “O que queremos é eleger um novo nome, que possa aproveitar os dois anos que ainda nos restam de Eduardo”. Eleger um novo nome, eu concordo, pois a Mamãe Juju, por outros motivos, não vai bem. Mas, só por dois anos é fazer um vaticínio sombrio para o Coronel em termos de eleger o seu sucessor em 2014. Eu adoraria que o Gustavinho estivesse certo, mas, infelizmente, são apenas sonhos infantis, nos quais poderia ser incluído o Trem Bala, digo, um “trem de balas”.

Vimos uma criança que está na oposição, com um cargo pesado para infância (presidência mirim também pesa e tira até crianças da escola certas horas) e ataca o governador quando queria paparicá-lo. Agora chegou a vez de uma criança da situação.

O Dr. Filhinho, que vinha muito bem comportado depois das peripécias momescas, quando disse que Bom Conselho era um palavrão e que foi obrigado a pedir desculpas e lavar a boca com sabão, e havia se dedicado à análise política da cidade do Altamir, deixando a Mamãe Juju mais tranquila, agora volta à baila.

Ele escreveu um texto que eu parafrasearia como (aqui): “Duas brincadeiras e duas medidas” dizendo que se soubéssemos de onde vinham as críticas aos serviços de abastecimento d’água em Bom Conselho, colocaríamos a Mamãe Juju no altar e o governo do Estado no inferno. Talvez seja verdade até o que o Dr. Filhinho diz. O grande problema é que, nesta sanha para tratar bem o governo do Coronel Eduardo, ou para se aproveitar dele como diz o Gustavinho, a criançada não acerta uma. Tudo vira um samba do crioulo doido, da mesma forma quando alguns blogs tentam servir a Deus e ao Dinheiro, pelo mesmo departamento.

Em Bom Conselho, ambos tiveram culpa, tanto a Mamãe Juju quanto o Coronel Eduardo. O fato é que todos, e nisto eu não incluo só Bom Conselho, em termos municipais, decretaram que “fora do Eduardo não há salvação”. Todos pertencem ao PDG (Partido do Governador) que é hegemônico no Estado quase todo. Mas, isto não é assunto para criança e abordo outro dia.

Agora, o que mais me surpreendeu nas últimas incursões do Dr. Filhinho na análise política, além de dizer a Mamãe Juju que continuará escrevendo porque recebeu um telefonema de um socialista de Garanhuns, é a influência da política em sua atividade profissional.

Eu não sei onde ele está trabalhando, pois pelo que sei dos estudantes de medicina que se formam, é partir para fazer residência médica e se especializarem em alguma coisa, pois o último médico generalista que conheci foi o Dr. José Barbosa em Bom Conselho, que entendia de tudo referente ao corpo humano com a desenvoltura mostrada pela estória, de que ele ao consultar um paciente, ao invés de colocar o tensiômetro no braço do consultado, colocou no seu, e o diagnóstico foi preciso: “Este homem não está doente, ele está bêbado!”.

Hoje os médicos costumam se especializar em alguma coisa, e pelo que li na sua postagem, o Dr. Filhinho deve estar fazendo sua especialização em Bom Conselho mesmo, e talvez ele tenha escolhido a Medicina Política, ou como é um ramo novo, poderia ser a Política Médica. Pois, ele conta que, ao conversar com uma paciente, o que ele gosta de fazer, como uma forma de melhorar a relação do médico com os pacientes e ganhar sua confiança, ou mesmo entender melhor sua doença, e além disso garantir que o tratamento prescrito seja seguido, ele ouviu a seguinte frase de uma senhora dona de casa, mãe de família, ao “estranhar” a chegada do verão com períodos de racionamento bem menos frequentes, na cidade:

"Tá chegando água na torneira, doutor!"

Esta é cerne da Medicina Política, tirar do doente frases que sejam favoráveis ou desfavoráveis a determinados políticos. Pelo tempo que o Coronel Eduardo está no poder e que Bom Conselho vem sofrendo com o abastecimento d’água, esta mulher não deveria votar no governador, nem em candidatos apoiados por ele. Se o Dr. Filhinho tivesse a mesma opinião sobre o comportamento do governador para Garanhuns, pois ele duvida que ele suba em algum palanque, por que todo este malabarismo para dizer a verdade em relação a Bom Conselho? E haja milho!

Finalmente, hoje falo de alguém, que pela foto em seu blog, mais parece um soldado alemão, mas, por umas fotos que vi dele no Encontro de Blogueiros, parece-me de bastante pouca idade, e que eu posso tratar como filho, e já o faço, desde que ele anunciou a “perua” da candidatura do Dr. Filhinho ( o que ainda não está descartada, mas, o Roberto Almeida diz que a bola da vez é o supersecretário). É o André Bernardo e seu blog, bastante lido, como rezam seus contadores. Lá ele ataca (aqui):

Devido à quantidade de pré-candidatos a Prefeito, o eleitorado bonconselhense vem demonstrando indecisão para a eleição municipal. A Política é um assunto complicado, os eleitores estão cada vez mais decepcionados, o que falta em Alguns POLÍTICOS? Segundo o povo, falta entrar um político para ouvir a população, e resolver os problemas do próximo, ou seja, falta comprometimento com o povo. Precisamos de POLÍTICOS Comprometidos com o Próximo, será que agora é a vez da Juventude ter a oportunidade de Governar Bom Conselho?”

Realmente, se for verdade a enquete que o Zé Carlos colocou na AGD, com 49 pré-candidatos, o eleitorado tem que está mesmo indeciso. Mas, além do fato citado de que “Política é um assunto complicado” e, portanto, não é assunto para crianças, alguém entendeu alguma coisa do que o André quis dizer? É apenas mais um comprometido com o povo, além do “Próximo”.  E ele, com aquele ar de criança modelo pergunta: “... será que agora é a vez da Juventude (sic) ter a oportunidade de Governar (sic) Bom Conselho?

Eu, longe de mim de responder esta questão, pois minha psicologia infantil é ainda das antigas. O que sei é que é preciso renovar, mas, temos que ter limites de idade mínima (principalmente mental).
-------

P.S.: Eu agora já deixo espaço para PS, pois o Dr. Filhinho voltou ao blog. Ele apresenta um filme propagandístico da FIFA, sobre Pernambuco como uma das sedes da Copa do Mundo em 2014. Eu perdi um tempinho vendo o filme, e fiquei esperando ver a BR Foods que o Gustavinho diz que a Mamãe Juju não aproveitou, para melhorar a vida do povo de Bom Conselho.

Espero que ela não faça um filme de propaganda complementar  ao apresentado, dizendo que Bom Conselho foi o município que mais cresceu em 2011, por causa da empresa. Aí eu quero ver a briga das crianças, como presenciava as do meu irmão muito tempo atrás, lá pela Praça da Bandeira.

Com a ajuda da Câmara pode até mencionar o fato de o município ficou em 10º no gasto em qualificação de edis, muita acima de Garanhuns. Cruzes!

Vejam o filme aqui. Até parece...

5 comentários:

  1. Dona Lucinha,

    A senhora sempre acerta. O Dr. Filhinho não tem muito o que fazer e tem que escrever bobagem no blog. O Gustavinho já foi enquadrado depois daquela bebedera de gambá (não é assim bando de puxa saco) pelo vereador. O Alemaozinho escreve pouco e ruim. Eu só queria que filmasse a estrada que vai para perdigão e o açude da nação.
    E quem disse que tá chegando agua em todo lugar? Conversa fiada isto sim.

    Arlindo Paz

    ResponderExcluir
  2. É isso que dá botar computador na mão de menino.
    Bota tudo de joelho no milho Dona Lucinha!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. http://claudioandreopoeta.blogspot.com/2012/02/xico-pitomba-voltou-e-cheio-de.html chupa essa manga !

    ResponderExcluir
  4. “Este homem não está doente, ele está bêbado!”.

    Essa foi boa! Não duvido que em Caetés haja médicos especialistas assim. Já descobriram vários charlatãs naquelas terras.

    Muito bom!

    ResponderExcluir
  5. O que irão falar da BRF(Perdigão):
    1 - Chegou prometendo 1.800 empregos diretos e 2.200 indiretos, hoje de contar com aproximadamente 200 funcionários;
    2 - Como falou hoje o edil Dr. Petrúcio Borges na Câmara, a referida empresa pode ter sido uma das responsáveis pelo rompimento do açude na Nação, até a presente data sem nenhuma providencia tomada, engano, foi realizada uma obra para continuar captando água para Perdigão;
    3 - Aumento considerável no valor dos imóveis e aluguel;
    4 - Dispensada recolhimento impostos municipáis e estaduais;
    5 - Recebimento do terreno para sua construção;
    6 - Compromisso para implantação fábrica de alimentos e um CD(estes indo para Vitória);
    Lógico termos alguns benefícios com sua chegada, acontece que as promessas e expectativas geradas ficaram muito aquém. Por ondo anda o Alexandre(Piúta)? com tantas promessas, naquela época o mesmo fazia parte da empresa Perdigão, será que sumiu de vergonha?

    ResponderExcluir