sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Para evitar o "samba do crioulo doido" e a volta á escravidão




Eu realmente nunca pensei em viver tanto para ver tantas coisas juntas numa semana só. Eu, felizmente, consegui terminar mais uma parte sobre meu embate com o Guerrilheiro das Sete Colinas, sobre o Che Guevera. Poderia até publicá-la agora, mas, eu pergunto: Com este clima revolucionário entre os blogs da região do Agreste Meridional, há clima para o Che Guevara? Publico depois.

Por ora, tenho que me fixar nesta guerra, que é apenas um prenúncio do que está por vir neste ano eleitoral, na região e em Bom Conselho.

Vejam, meus senhores e senhoras, que o Dr. Filhinho é um assunto recorrente esta semana inteira, apesar dele ter pedido para ser esquecido. Seu blog deve subir a audiência, dando a impressão que ele vai decolar outra vez, como aconteceu depois das postagem, muito tempo atrás, em que ele tentava me homicidiar. Hoje, estou eu aqui, vivinha da silva, e ele, moribundo como político, e arrependido como gente, como tentei mostrar ontem aqui.

Ainda por cima vem o Poeta e diz numa postagem (aqui) que “somente a brilhante blogueira Lucinha Peixoto é que tem paciência com você...” E tem muito mais. Então vocês queriam que eu ficasse discutindo sobre as mãos delicadas do Che? Perdoe, caro Altamir, mas nosso embate pode esperar, pois ele é eterno. Mesmo que não personifiquemos integralmente o bem e o mal, mesmo assim temos de cada um um pouco e por isso o tema é eterno. Aguardemos então.

Voltando à nossa guerra particular, tenho que me voltar para a postagem do Poeta e agradecer o “brilhante” com que me qualifica como blogueira, mas tenho que dizer que o mais importante da frase é a assertiva de que eu tenho paciência com o Dr. Filhinho, embora, não concorde com o “somente”. Eu, sendo mãe, e mãe duas vezes, sendo avó, tenho que reconhecer que quem tem mais paciência do que eu, com ele, é a Mamãe Juju.

Basta uma ida nos arquivos dos blogs para verem quanto de paciência ela dedica ao seu rebento. Também pudera, se é verdade o que o Poeta diz que a prefeita era apenas um pseudônimo do Dr. Filhinho em seu blog, e até agora nem ela nem ele revelou isto, e portanto sendo mais um furo do sistema de comunicação do Poeta, ela deve ter paciência mesmo.

Só agora eu entendo aquele aparato de argumentos hostis aos anônimos e pseudônimos envolvendo o Diretor Presidente e o Zezinho de Caetés (que são pseudônimos realmente e não fazem mal a uma mosca), e aquele lema do seu blog onde ele estampa: “Um blog com RG e CPF. Um blog de verdade.” Meu Deus, quanta hipocrisia quando ele era um pseudônimo da própria mãe, ou seria o contrário? A sua mãe era sua pseudônima (rigorosamente, seria heterônimo, mas, no final tudo é anônimo)? Não importa. Isto nos deixa, no mínimo, com uma pulga atrás da orelha, mordendo, coçando e perguntando: O que pensava a Mamãe Juju enquanto o Dr. Filhinho escrevia por ela?

Mas é sempre assim, quando se ver muito ódio ao anonimato, e eu não posso me esquecer da frase do Dr. Renato Curvelo, que só não li ao vivo pela ameaça que pairava sobre mim: “Geralmente, que tem medo do anonimato, ou tem o rabo preso ou tem o rabo sujo”. Este grau de genialidade só poderia vir de um anônimo, num ambiente tão hostil a ele, gerado pelo Dr. Filhinho e por outros que, no mínimo têm rabo, só não sei se preso ou sujo.

E, apesar do “brilhante” usado pelo Poeta, o que me envaidece muito, mas não ao ponto de fazer o que ele fez, ao tirar uma postagem do ar, por um pedido educado do Dr. Filhinho,  e eu tenho que ser ser justa e sincera. Se é realmente o Poeta, a pessoa a que o Dr. Filhinho se refere em sua postagem, eu digo que o Eclesiastes está certo quando diz que há tempo para tudo, menos  para mudar tão rapidamente de opinião, mesmo que eu concorde que hoje ele está tentando se colocar do lado certo da força (para quem não entende o que é isto, eu digo que revejam os filmes da Guerra nas Estrelas, até para ilustrar esta guerra política em Papacaça, e quando falo em Papacaça, me lembro do Blog que prometeu voltar e até agora nada, mas do qual presenciei o embate político com o Blog da Prefeita, que não era da prefeita mas, do Dr. Filhinho).

O Poeta sempre se caracterizou pela não exatidão em suas palavras, apesar de se considerar um homem das comunicações. Veja que ele diz ter “uma amizade aproximada” com o Dr. Filhinho. Imaginem se fosse uma “amizade juntinha”, como ele fazia crer pouco tempo atrás. Eu mesma, para tirar uma postagem minha do ar, só se estiver convencida de meu erro, e assim sendo pedirei desculpas públicas como fiz no episódio da renúncia, classificada pelo Roberto Almeida, e com razão, como a maior “barriga” do jornalismo regional, quando eu dizia que era ele que tinha cometido a “barriga”. Mas, por amizade, inimizade, pressão política, ameaças pessoais, será muito difícil que apague o que escrevi. Não é por pirraça que faço isto, e sim porque penso que este é o bom jornalismo, que pode e quase sempre é opinativo, mas nunca servil nem venal.

Eu devo até dizer que não estou dizendo que o Poeta esteja, neste episódio, sendo servil ou venal, e até louvo sua coragem em dizer o que fez, mas, ele, no mínimo não foi correto em nos privar de sua postagem, que foi salva apenas pela A Gazeta Digital, em sua página “Deu nos Blogs”, e que eu reproduzo aqui, pois, como todos sabem, breve ela desaparecerá, por excesso de bites, como um dia tentei orientar o Dr. Filhinho (infelizmente, uma postagem que o Ronaldo César apagou sobre mim, algum tempo atrás, não pode ser recuperada):

Blog do Poeta

CARNAVAL FRACO DE BOM CONSELHO É DESTAQUE NO FACEBOOK

MENSAGEM NO FACEBOOK

Por: Felipe Alapenha Carnaval?
Carnaval é em Pesqueira, viu?

Tá vendo que tenho razão? Quando o próprio filho da prefeita de Bom Conselho, diz isso, o que vai dizer os outros? O "carnaval" de Bom Conselho está chegando ao seu final, um dos mais fracos dos últimos anos. Para aqueles que ignoram as verdades que são colocadas neste blog, o que vão dizer com o depoimento do Felipe Alapenha, postado agora a pouco no Facebook? Este ano brincaram que fizeram carnaval. E o povo? Que povo? Num invente seu carnaval não...
Queremos aqui "tirar o chapéu" para os blocos que ainda restam na cidade. São uns baluartes os amigos, Zé Márcio do Ginga Samba, Paula do Pererê, Dona Beta e Junior do Sombreiros e Valdomiro com o bloco das 50 casas, que buscaram alegrar a cidade de alguma forma.”

Eu nem sei mesmo sei foi o Blog do Kleber Cisneiros ou o do Poeta que deu a notícia em primeira mão, levado por um e-mail de um bom-conselhense indignado, sobre as peripécias do Dr. Filhinho. Mas, isto não importa agora, como motivo de promoção blogueira. A mídia blogueira da região está de parabéns ao cobrir a notícia, mesmo tão timidamente colocada pelo Blog do Poeta, que deve ter aprendido uma grande lição com tudo isto.

E suas consequências deveriam ser a de tentar separar o departamento comercial e financeiro, nos seus sistema de comunicação, do departamento de jornalismo. Sim, eu sei que tem blogueiro que tenta isto há muito tempo, e que, depois de várias internações no Hospital da Tamarineira aqui no Recife, ainda não conseguiu. Mas, é preciso tentar, para que seus respectivos blogs não pareçam um samba do crioulo doido.

Como estamos saindo ainda da semana do carnaval, apesar de haver ainda carnaval em Recife e Olinda por mais um mês, devemos ouvir com grande atenção uma obra musical que virou símbolo, no Brasil, de falta de sentido nas coisas, da mesma forma que um meio de comunicação jornalística que não separa bem os departamentos citados. O “Samba do Crioulo Doido”, criação de Stanislaw Ponte Preta, heterônimo do jornalista Sérgio Porto, que em 1968, talvez tivesse prevendo esta falta de separação. Para ilustração cito apenas os seguintes versos da letra, mas, ouçam o samba inteiro com atenção:

.............

Da união deles dois
Ficou resolvida a questão
E foi proclamada a escravidão
E foi proclamada a escravidão
Assim se conta essa história
Que é dos dois a maior glória
Da. Leopoldina virou trem
E D. Pedro é uma estação também

O, ô , ô, ô, ô, ô
O trem tá atrasado ou já passou”



P.S: Mais uma vez recorro a um PS para abordar fatos mais recentes do que o escrito. É que parece, depois da bordoada do Poeta, o Dr. Filhinho, pelo menos até agora, parou com suas próprias gafes e transcreve uma gafe do Ronaldo César. Eu não comentei o disparate do Poeta de Garanhuns, porque sei que ele não publicaria meus comentários. Mas, o Zé Carlos o comentou com muita propriedade, perguntando quem são os catedráticos que ele consultou sobre o tema. Sem argumentos e sem citações de nomes eu poderia dizer também que encontrei já centenas de juristas que comungam com a tese do Dr. Renato, sobre comentários em blogs. E só conheço um, que estudou em um livro de meados do século passado, que é contra. E eu não cito o nome para que ele não volte, pois chega de senilidade (com todo respeito com os idosos sérios).

6 comentários:

  1. Esse ancião filho de Bom Conselho que morou muito tempo em Palmeira dos Indios e hoje se esconde em Recife, leva bordoadas de todos os blog da região e ainda não se emenda.

    ResponderExcluir
  2. APESAR DE SER REVANCHISTA E CRI CRI, A LUCINHA PEIXOTO TAMBÉM É POSSUIDORA DAQUELE LADO HUMANISTA QUE VIVIA ARRAIGADO NAS ENTRANHAS DO HEROICO GUERRILHEIRO CHE GUEVARA. ESPERA-SE QUE O POETA, TAMBÉM ESTEJA CONTAMINADO POR ESSA QUALIDADE VENERADA E CULTUADA POR TODOS A RESPEITO DO CHE. DAÍ, DIANTE DESSA VIRTUDE ENOBRECEDORA E PORQUE NÃO DIZER DIGNIFICANTE DOS TRÊS, DEDUZ-SE QUE, NÃO OBSTANTE O OLHO POR OLHO E DENTE POR DENTE, O POETA E A LUCINHA, NO LIMIAR DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE, DIGO MELHOR, EM PLENA QUARESMA QUE ESTAR AÍ, DESDE A QUARTA FEIRA DE CINZAS, QUANDO PROLONGAR-SE-Á POR QUARENTA DIAS ATÉ DOMINGO DE PÁSCOA, TODAS ESSAS RICHAS E PICUINHAS ENTRE OS DOIS TEM TUDO PARA TOMAR DORIL. AFINAL DE CONTA, OS DOIS JÁ TÊM IDADES PARA SER AMANTES DA PAZ E DA CONCÓRDIA E NÃO TER QUE ENVEREDAREM PELA PENITÊNCIA DO CASTIGO PUNITIVO NO CIMENTO LISO, COM O JOELHO NU, NO MILHO CRU...

    ResponderExcluir
  3. Tal como aconteceu com Sven Olof Palme, Anwar Al Sadat, John Kennedy, Humberto Delgado ou Francisco Sá Carneiro o término abrupto das suas carreiras “apagou” imediatamente as suas eventuais falhas ou insucessos, glorificando e redesenhando a imagem das suas personalidades para um estatuto heróico.
    Ernesto Guevara, se não tivesse sido assassinado, diferente de Fidel Castro, seria provavelmente considerado hoje em dia como um terrorista de ameaça global e nunca como um guerrilheiro revolucionário.

    ResponderExcluir
  4. Prezado anônimo(06:26),

    O humanista Che Guevara nunca teve essa intenção. Porém, os PAPAS, escancaradamente, praticaram um nefasto e odioso terrorismo de ameaça global. A fogueira da santa inquisição que o diga. Nem por isso você condena a Igreja Católica, não é mesmo meu prezado!!!

    P.S.: - Se o desastrado regime comunista praticado por Fidel e não por Guevara tivesse dado certo, como seria, hoje, o seu pensamento a respeito do Che, héin!!! E, vou mais além: Se Hitler tivesse vencido a Segunda Guerra Mundial o que você teria a nos dizer desse psicopata. Anônimo?!?!?! Já diz o dito popular que, "QUEM TEM DIREITO A CONTAR A HISTÓRIA SÃO OS VENCEDORES...". Lembra-se também daquela famosa frase de Machado de Assis...

    ResponderExcluir
  5. O meu pensamento não mudaria, não concordo com vencedores a custa de milhares de vida. Imagine nosso planeta com a vitória de Hitler, vc imagina que mudaria alguma opinião deste sanguinário?, Quem conta a história são os historiadores e não os vencedores, não quer dizer jamais que porque houve um vencedor o mesmo está correto em suas ações? ou voçê concorda com a ação impetrada pelos americanos(USA) quando arrasaram Hiroshima e Nagasaki?. Também não concordo com o período da inquisição nem das cruzadas. Seria bom vc ler a história de um sábio que libertou seu país sem usar armas, Mahatma Gandhi, frases do mesmo: ""A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento, não necessariamente na vitória."" Há muito de verdade no dito de que o homem se torna aquilo que come. Quanto mais sanguenolento o alimento tanto mais fraco o caráter."
    "Olho por Olho, e o mundo acabará cego."
    Cristo foi açoitada, humilhado, cruzificado e morto, pelo seu pensamento a história contaria que o grande vencedor teria sido o Império Romano, engana-se, Cristo venceu a morte e ressucitou, mostrando que o grande vencedor é aquele que tem amor no coração, independente se morto ou vivo.
    P.S. - É bom debater com pessoas que tenham pensamentos a devender através de opiniões ponderantes, o bom debate se dá com opiniões divergentes, mas, que sejam sábias e que tenham fundamentos.

    ResponderExcluir
  6. Prezado Anônimo(05:03),

    SINCERAMENTE, EU NÃO CONCORDO MUITO COM AS TÁTICAS DE GUERRA DE GUERRILHAS CHANTAGISTAS DO TUBERCULOSO DO MAHATMA GANDHI. CABRA SAFADO, PETISTAS E CANALHAS TEM DE LEVAR TIRO NO MEIO DA TESTA PARA SE APROVEITAR O COURO, COMO FAZIA GUEVARA COM ESSA LAIA DE GENTE!!!


    P.S.: ANÔNIMO INOCENTE, VAI DAQUI UM ALERTA: É PRECISO QUE VOCÊ BOTE EM SUA CACHOLA DE UMA VEZ POR TODA QUE, O JOGO DO PODER É PESADO, SUJO E SEM REGRAS... NUMA GUERRA DE GUERRILHA, QUEM FOR PODRE QUE SE QUEBRE E QUEM PERDEU QUE CHORE!!!

    ResponderExcluir