sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

"Memento homo, quia pulvis eris et in pulverem reverteris"



Para cair na folia nada melhor do que a alegria. E, apesar de chorarmos de alegria, o que quase sempre fazemos quando estamos alegres, é sorrir. A não ser que sejamos mais hipócritas do que o lulo/petismo. Leiam então o que saiu no i-piauí Herald esta semana, e eu volto lá embaixo para encontrá-los rindo e prontos para ir para o carnaval e depois para as cinzas:

“COLÉGIO SION - O PT aprovou uma resolução histórica na festa de seus 32 anos: com o voto de 97% dos seus delegados, o partido decretou que Deus existe. A decisão foi abençoada pela presença inesperada do pastor Gilberto Kassab, do PSD (Partido Samba com Deus).

Depois de caminhar lentamente pelo palco, o mais novo aliado dos petistas tomou o microfone e disse, erguendo as mãos: "Deus não é de esquerda, não é de direita, não é de centro". Muitos petistas choraram de emoção quando Kassab abriu seu coração: “Eu comunguei”, admitiu o prefeito.

Insuflados pelo deputado Babá, meia dúzia de barbudinhos ateus ainda ameaçaram entoar o hino da Internacional Socialista. Mas foram logo esmagados pelos gritos que vinham do palco e ecoavam na plateia: “Aleluia! Aleluia!", bradavam todos.

Desde que Lula deixou o poder não se via um santo ser tão ovacionado numa assembleia petista. De mãos dadas e olhos fechados, a presidenta Dilma Rousseff e o candidato Fernando Haddad diziam em uníssono: "Glória a Deus, Glória a Deus!"

Fazendo questão de não esconder sua alegria incontida com a presença do pastor Kassab, José Dirceu aceitou ser exorcizado. Depois, disse: "Se Deus existe, então tudo é permitido". E concluiu: "Está provado que o mensalão foi uma farsa, uma invenção do Cramulhão, do Coisa Ruim!".

A senadora Marta Suplicy se retirou antes do final. Contrariada naquele ambiente, protestou na saída: "Essa coisa de Deus vai contra nossos princípios. O Diabo veste Prada, é muito mais chique".

O PT aprovou ainda outra resolução, determinando o recolhimento imediato do dicionário Houaiss em todas as livrarias do país. Uma comissão do partido foi instalada para redefinir o significado da palavra "privatização".

O partido informou que o dízimo poderá ser pago com cartão de crédito.”

Não poderia ser de melhor qualidade o humor político de quem escreveu o texto, que ainda proclama que o: “Pastor Kassab ergueu a palma da mão e explicou: “Sou católico, evangélico, espírita, umbandista, muçulmano, budista e judeu”. Mais ecumênico impossível.

Pois vejam bem. Mesmo sem a presença de Lula, o PT encontrou a fé. Imaginem se eles soubessem que o Lula já substituiu o Padim Ciço na devoção do povo nordestino. As imagens do Padim Ciço que antes embelezavam quase todos os oratórios de nossas casas agora foram substituídas pela imagem do Lula, já vestido a caráter (vejam a imagem que ilustra este texto).

E não pensem que a ele ainda não tenha sido atribuídos milagres, nada ficando a dever aos milagres também atribuídos ao nosso Padre Alfredo. Já há notícias de mais de milhares de pessoas que saíram da miséria, direto para a classe C, sem nem passar pela classes D e E. Muitos deles, apesar de não saberem ler ou escrever já andam com uma antena parabólica nas costas e os filhos carregando uma TV, atrás, vendo os programas da Igreja Universal. (Eles ainda não sabem distinguir bem a diferença entre pedir uma graça ao Padim Lula ou a Bispo Edir Macedo, mas, sempre fomos chegados a um sincretismo religioso).

Outro, conta-se, ao chegar a fila do banco para receber o Bolsa Família, de tão grande a fila, ele fez uma breve oração e um pedido ao novo Padim, e de repente surgiu um anjo, vestido com a farda de um policial, e o levou direto ao caixa. Ele ficou tão alegre, que ao receber o dinheiro, teve uma síncope, indo parar no hospital, onde caiu na realidade, pois o anjo não o levou para o Sírio Libanês e nem mesmo para o Santa Joana. Estava mesmo no hospital da Restauração.

E o Padim Lula, agora já curado do câncer, graças a Deus, já enche os santeiros de lucro vendendo sua imagem em branco e em preto. A procura é tanta, que, como o livro que conta sobre as privatizações dos tucanos, se esgota sempre antes de a gente encontrar. Eu mesma, já fui nos mercados da Madalena, Encruzilhada, Cordeiro, Casa Amarela e Água Fria, sem encontrar a imagem do Padim Lula. O estoque está realmente esgotado.

Mas, como sempre acontece no Brasil, onde quem tem o poder é sempre melhor do que os outros, dizem que no oratório do Palácio dos Campos das Princesas já se pode ver a imagem do Padim Lula, e aos seus pés um monte de fitinhas. Dizem que cada fita representa uma graça recebida pelo Coronel Eduardo. Nem o Roberto Almeida nem o Wagner Marques ainda noticiáriam porque isto é notícia de dentro das fontes íntimas do palácio, a que tive acesso. Uma das fitas é dourada, e tem o nome de Antônio João. Será que o governador já considera a graça recebida?

Eu perguntei, a estas mesmas fontes, se não havia nenhuma fitinha com alguma indicação para Bom Conselho. Havia, segundo elas, uma, onde havia vários nomes e dizia em baixo: Isto é com o Isaltino, que eu não sou nem besta! Não sei interpretar milagres ainda infelizmente, mas, será que ele está querendo que o Isaltino ainda vá dirigir em Bom Conselho? Cruzes!!!

Bem, meus senhores, com estas mal traçadas linhas eu subo a serra. Se houver conexão eu me comunico, se não até quarta-feira de cinzas, dia em que recomendo aos políticos irem à missa, tomar cinzas na cara e ouvir atentamente o padre quando ele faz a forma da cruz em cima dela:

Memento homo, quia pulvis eris et in pulverem reverteris

Isto era dito antigamente quando ainda respeitávamos as cinzas e quer dizer: “Lembra-te homem, que és pó, e em pó se tornarás”. 

3 comentários:

  1. Seus comentários ao texto do The Piaui Herald ficaram excelentes, mas isso não é novidade para seus leitores.
    Recomendo do mesmo jornal o Blog da Dilma que postei no facebook.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Como diria nosso saudoso jogador de futebol e hoje deputado, Romário: " O CLAÚDIO ANDRÉ MUDO E SEM ESCREVER, É UM VERDADEIRO POETA"

      Excluir