Ontem escrevi aqui no Blog um texto gestado em Gravatá, ao ler um livro de história citado no meu artigo de ontem (aqui). Eu não conheço pessoalmente o Altamir Pinheiro, embora tenha muita vontade de conhecê-lo. Quem sabe um dia! O que dele conheço é o seu excelente blog, seu bem-aventurado anti-petismo e sua boina de guerrilheiro, e pela qual eu o comecei a chamar como o Guerrilheiro das Sete Colinas.
É um jornalista de primeira (enquanto eu sou de quinta) e suas duras teclas são temidas pelos seus contendores. Eu já até me apavorei e nunca mais escrevi sobre alguém (que agora está desaparecido) um texto tendo como título “Se beber não escreva”. Ele, o Guerrilheiro, me ameaçou, literariamente, dizendo que escrevia melhor quando bebia e eu passei a acreditar que ele vive sempre bêbado pois sempre escreve bem. E eu recuei dos meus planos de escrevê-lo ao ver que o álcool pode ter seus aspectos positivos como na aplicação de injeção e fazer o Altamir escrever bem.
Num comentário ao meu texto de ontem ele coloca toda sua maestria nas letras em defesa do Che Guevara como homem, tentando, para mim sem sucesso, desligá-lo do revolucionário, criando algo que seria como “O médico e o monstro”, que dei como título a este texto. Deixo-os com a leitura do comentário e os encontro lá embaixo, se ainda estiver viva, pois isto depende se tenho à minha frente o médico ou o monstro:
“NÃO RESTA DÚVIDA QUE HAVIA UM NÍTIDO ZELO DE MALVADEZA/VINGANÇA NA PERSEGUIÇÃO MOVIDA PELO MÉDICO ARGENTINO CHE GUEVARA AOS QUE SE DESVIAVAM DO "CAMINHO CORRETO". CHE ABRAÇARA FERVOROSAMENTE LA REVOLUCIÓN COMO CORPORIFICAÇÃO DEFINITIVA DAS LIÇÕES DA HISTÓRIA E COMO O CAMINHO CORRETO PARA O FUTURO. AGORA, CONVENCIDO DE QUE ESTAVA CERTO, OLHAVA EM VOLTA COM OS OLHOS IMPLACÁVEIS DE UM INQUISIDOR EM BUSCA DAQUELES QUE PODERIAM PÔR EM PERIGO A SOBREVIVÊNCIA DA REVOLUÇÃO. PORTANTO, PARA SE DISCUTIR CHE NO EPISÓDIO DE MATANÇA, É PRECISO QUE SE SAIBA A FUNDO DA MALDADE INCORPORADA PELOS SOLDADOS DE FULGÊNCIO BATISTA, EM PLENA SIERRA MAESTRA E O QUE ELES FAZIAM COM A POPULAÇÃO RURAL: PARA NÃO ABASTECER NEM “ACOITAR” OS GUERRILHEIROS COMANDADOS POR CHE GUEVARA, FIDEL CASTRO E CAMILO CIENFUEGOS. PARA SE TER UMA IDÉIA A ORDEM DO DITADOR BATISTA ERA PARA OS SEUS SOLDADOS AO CHEGAREM NA ZONA RURAL INVADIR AS CASAS DOS CAMPONESES, ESTUPRAREM TODAS AS MULHERES E CRIANÇAS DA ÁREA, VOLTAREM NO OUTRO DIA E TERMINAR O SERVIÇO COM O SANGRAMENTO DE TODA A FAMÍLIA E A ELIMINAÇÃO À BALA DE TODOS OS ANIMAIS PERTENCENTES AQUELE POVO PARA NÃO ABASTECER OS GUERRILHEIROS. PORTANTO, DIANTE DE TANTA MALDADE E MESQUINHEZ, TODO REVOLUCIONÁRIO TINHA UM PACTO COM A SUA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA: AO SEREM VITORIOSOS COM A REVOLUÇÃO AO CHEGAREM TRIUNFANTE NO QUARTEL DE MONCADA A ORDEM ERA UMA SÓ: FUZILAR O EXÉRCITO DE BATISTA, UM POR UM, PELAS ATROCIDADES COMETIDAS NA CONTRA REVOLUÇÃO E O CHE ERA O CABEÇA DESSA TEORIA POR ISSO A MORTANDADE FOI A TRÊS POR QUATRO. A PESSOA DE BOM SENSO(NÃO O BOSTA DO MARLOS!!! NEM O PANACA DO CLÓVIS DO PC do B!!!), É ADMIRADOR DE GUEVARA MUITO MAIS PELA SUA CONDUTA COMO HOMEM, PERSONALIDADE FORTE E UNIFORME E COMO HUMANISTA, NÃO COMO REVOLUCIONÁRIO. NÃO É À TOA QUE ELE ERA UM HOMEM DE CONVICÇÕES RÍGIDAS CARÁTER EXEMPLAR E DE VIDA ESPARTANA. BASTA VER O QUE DISSE O FILÓSOFO FRANCÊS JEAN PAUL SARTRE AO AFIRMAR QUE GUEVARA FOI “O HOMEM MAIS COMPLETO DO SÉCULO XX”, APESAR DE VIVER APENAS 39 ANOS. VAI AQUI ALGUMAS FRASES DO MÉDICO HUMANISTA, GUERRILHEIRO E ESTADISTA ERNESTO CHE GUEVARA DE LA SERNA E DO SAUDOSO PREGADOR DA PAZ, UM BOM MÚSICO E ÓTIMO CANTOR E COMPOSITOR JOHN WINSTON LENNON:
“POR INCRIVEL QUE PAREÇA, O VERDADEIRO REVOLUCIONÁRIO É GUIADO POR GRANDES SENTIMENTOS DE GENEROSIDADE; É IMPOSSÍVEL IMAGINAR UM REVOLUCIONÁRIO AUTÊNTICO SEM ESTA QUALIDADE” (CHE);
"ELES MANTÊM VOCÊ DROGADO COM RELIGIÃO, SEXO E TV E VOCÊ SE ACHA TÃO ASTUTO, SEM CLASSE SOCIAL E LIVRE."
(LENNON);
“PARA AUSCULTAR O CLAMOR DO POVO NÃO É PRECISO USAR ESTETOSCÓPIO BASTA TER CORAÇÃO.” (CHE);
“OS BEATLES SÃO MAIS CONHECIDOS E FAMOSOS DO QUE O PRÓPRIO JESUS CRISTO” (LENNON);
“OS PODEROSOS PODEM MATAR UMA, DUAS OU ATÉ TRÊS ROSAS, MAIS NUNCA DETERÃO A PRIMAVERA”(CHE).”
Pelos meus padrões de prolixidade atuais, tenho certeza que o que escreverei não caberá numa postagem só, e não sei quando isto vai acabar. Mas para seguirmos uma grande jornada, temos que dar sempre o primeiro passo.
Eu penso que este pensamento pode ter se passado na cabeça de todo revolucionário violento como o Stalin (ou Lenin ou Trotsky), matando o primeiro da família do Czar, o Hitler, matando o primeiro judeu, o Mao, matando o primeiro japonês, ou mesmo o Che Guevara matando o primeiro cubano fiel ao Fulgêncio Batista. Mas, eu, ao dizê-lo não quero matar o meu primeiro guerrilheiro das sete colinas de Garanhuns, talvez apenas atingir de raspão a sua boina guevariana, mesmo sabendo que ela é do médico e não do monstro.
Todos o que eu mencionei acima foram ditadores sanguinários mas que, ao procurar e procurar nos escritos revolucionários de cada um encontraremos, pela sua conduta como homem, personalidade forte e uniforme, um humanista de primeira grandeza. Mas, vejam quantos milhões de pessoas morreram por causa desta crença nestes homens. Mas, não quero escrever um livro e sim comentar um comentário.
O fato é que sempre podemos dizer que mesmo as piores ou melhores pessoas tiveram momentos de boas ou más atitudes, ou boas ou más intenções. Tudo se passa como se fosse uma questão de grau. Quanto fomos médicos e quanto fomos monstros. Os que citei acima os considero, numa escala de 0 a 100 de monstro lá pela faixa do 80 a 90, enquanto, numa escala de médico, por exemplo, um Jesus Cristo (99 pois deu porrada nos judeus do templo e embebedou o povo nas Bodas de Canaã), Gandhi, Martin Luther King, Madre Teresa de Calcutá, Dom Hélder, Nelson Mandela e outros assim, estando lá pelos 90.
Mas vamos falar aqui apenas de Che Guevara e tentar, objetivamente (que Nelson Rodrigues não nos escute, pois ele nos chamaria de idiotas) quanto ele tem na escala de médico e na escala de monstro. Eu até espero ser ajudada pelo Guerrilheiro das Sete Colinas e que me oriente ainda mais a classificá-lo na escala de médico e humanista que ele proclama em seu comentário. Eu, no que conheci até hoje, eu o apenas classificarei na escala de monstro.
E espero nem perder tempo com os "humanistas" e revolucionários tupiniquins, como nossa presidenta, o Zé Dirceu, o José Genuíno e outros que não nos fazem o mesmo que Fidel está fazendo com os cubanos, porque não tiveram nem a hombridade do Che Guevara, e que hoje vivem à tripa forra na democracia dizendo que são responsáveis por ela, mas estão apenas esperando para dar o bote.
E espero nem perder tempo com os "humanistas" e revolucionários tupiniquins, como nossa presidenta, o Zé Dirceu, o José Genuíno e outros que não nos fazem o mesmo que Fidel está fazendo com os cubanos, porque não tiveram nem a hombridade do Che Guevara, e que hoje vivem à tripa forra na democracia dizendo que são responsáveis por ela, mas estão apenas esperando para dar o bote.
Não vou fazer isto hoje, nem prometer quando o farei, pois minhas atividades de médica, digo, de dona de casa, estão me tirando do sério, e ainda mais querem me levar para Gravatá nos festejos de momo. E aí, lá na Serra, que não é a Maestra, eu dependo de uma conexão para me apresentar como monstra, ou como médica, dependendo de quem ficar doente.
Mas, não temos pressa de concluir este debate de alto nível, a não ser tentar influenciar as pessoas para irem à excursão a Cuba, que o meu conterrâneo Marlos Duarte está propagandeando no Facebook, com o conselho de que eles saiam do cordão dos puxa-sacos turistas e vão ver os verdadeiros escravos que o Che ajudou a manter por 50 anos. A excursão sairá no primeiro de maio. Espero que tenhamos tempo.
P.S.: Já havia terminado o texto acima e o Guerrilheiro da Sete Colinas já começou a me ajudar com outro comentário, contra o capitalismo e a favor do socialismo democrático, segundo ele os objetivos do Che. Estou quase abandonando minha ida a Gravatá para travar este bom combate. Mas, não posso. Sou ainda um mulher dominada pelo sistema patriarcal nordestino seguindo os filhos e netos. No entanto, teremos o tempo dos justos para travá-lo: a eternidade.
P.S.: Já havia terminado o texto acima e o Guerrilheiro da Sete Colinas já começou a me ajudar com outro comentário, contra o capitalismo e a favor do socialismo democrático, segundo ele os objetivos do Che. Estou quase abandonando minha ida a Gravatá para travar este bom combate. Mas, não posso. Sou ainda um mulher dominada pelo sistema patriarcal nordestino seguindo os filhos e netos. No entanto, teremos o tempo dos justos para travá-lo: a eternidade.
ENTRE TANTAS CURIOSIDADES E BIZARRICES DE PERSONALIDADES LATINAS, COMO EVITA, SALVADOR ALLENDE E PANCHO VILLA, PROVAVELMENTE, A MAIS INSTIGANTE É A DE CHE GUEVARA, SIMPLESMENTE POR ELE SER, COMO OS AUTORES DO LIVRO QUE A LUCINHA PEIXOTO LEU ESCRITO POR LEANDRO NARLOCH E DUDA TEIXEIRA, JÁ DESCREVERAM, UM MITO, UM HERÓI... UM MALDITO ASSASSINO?!?!?! É MUITO POUCO JULGAR UM HOMEM QUE VIVEU APENAS 39 ANOS. MESMO ASSIM, ACONSELHO A ESSA GRANDE INTELECTUAL DA TERRA DE PAPACAÇA, APRECIAR OU ESPIAR O LIVRO ESCRITO POR SUA ESPOSA QUE AINDA HOJE É VIVA E FORA ESCRITO 40 ANOS APÓS A MORTE DO MARIDO. ALEIDA MARCH, EM SEU LIVRO “EVOCACIÓN”, NARRA, POR EXEMPLO, ENCONTROS FURTIVOS COM SEU MARIDO. A PROPÓSITO, VAI AQUI, LOGO ABAIXO, A ÚLTIMA CARTA QUE O CHE ENDEREÇOU AOS SEUS PAIS. SERIA ASSASSINADO COVARDEMENTE, PELA CIA, NAS SERRAS BOLIVIANAS ONZE MESES DEPOIS. ATENTEM PARA AS PALAVRAS DO HOMEM QUE QUERIA MUDAR O MUNDO ATRAVÉS DA BALA. ATÉ PORQUE, TEM CERTOS CANALHAS QUE SÓ VAI NA BALA MESMO!!!
ResponderExcluirCHE GUEVARA ESCREVE AOS PAIS
Queridos velhos:
Mais uma vez sinto sob os calcanhares as costelas de Rocinante, volto aos caminhos empunhando minha lança.
Faz mais ou menos dez anos, eu lhes escrevia outra carta de despedida. Segundo me parece lembrar, eu lamentava não ser melhor soldado e melhor médico; a segunda coisa já não me interessa, e creio que não sou um soldado tão ruim.
Nada mudou na essência, a não ser que agora estou muito mais consciente, meu marxismo está enraizado e apurado. Acredito na luta armada como a única solução para os povos que lutam pela libertação e sou conseqüente com as minhas convicções. Muitos dirão que sou um aventureiro, e sou de fato, só que um tanto diferente, é daqueles que arriscam a vida para demonstrar suas verdades.
Pode ser que desta vez o meu desaparecimento seja definitivo. Não procuro isso, mas está dentro do cálculo lógico de probabilidades. Se for assim, vai o meu último abraço.
Amei-vos muito; apenas não soube expressar meu carinho, sou muito rígido nas minhas atitudes e penso que às vezes não fui bem entendido. Não era fácil entender-me. No entanto, peço-vos que acreditem no que digo hoje.
Agora, uma força de vontade, que trabalhei com muito prazer e é por isso que tentarei sustentar umas pernas fracas e um par de pulmões cansados. Hei de conseguir.
Lembrem, uma vez ou outra, deste pequeno “condottiere” do Século XX. Um beijo para todos. Um grande abraço do filho pródigo e teimoso.
O ATABALHOADO E IMBECILOIDE DO JOÃO PEDRO STEDILE DIZ UMA COISA BASTANTE CONVICTA E COM MUITO SENTIDO: “CHE GUEVARA PAGOU COM A VIDA A COERÊNCIA COM UM IDEAL” E ISSO ELE TENTOU IMPREGNAR NAS MENTES DAS PESSOAS QUE OS ARRODEAVA. POIS BEM, QUEM CONHECE SUA HISTÓRIA A FUNDO, SABE MUITO BEM QUE O HUMANISMO DO CHE APARECE EM TODA SUA VIDA E SUAS AÇÕES PRÁTICAS. ELE SEMPRE COLOCAVA O BEM-ESTAR E A FELICIDADE DO POVO POBRE EM PRIMEIRO LUGAR. MAS IDENTIFICAVA QUE ESSA “LIBERTAÇÃO”, ESSA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA, SOMENTE SERIAM POSSÍVEIS COMO UMA AÇÃO SOCIAL, COMO UMA OBRA COLETIVA - JAMAIS COM UM CARTÃO DE PLÁSTICO DO BOLSA ESMOLA - DESDE OS MOVIMENTOS ESTUDANTIS DOS ANOS 60, O CHE SEMPRE FOI UM MODELO DE INSPIRAÇÃO PARA OS REVOLUCIONÁRIOS DO MUNDO. O CONTEXTO DO ASSASSINATO NA BOLÍVIA, ALIADO À HISTÓRIA DELE MESMO, CONTRIBUÍRAM PARA AUMENTAR A PAIXÃO EM TORNO DE SUA FIGURA. A MORTE PREMATURA LHE DEU UM ASPECTO SEMPRE JOVEM, DESAFIANTE. O IDEAL DE LUTAR POR OUTROS POVOS, DEIXANDO O CARGO DE MINISTRO EM CUBA, SEMPRE FORAM MOTIVO DE ADMIRAÇÃO. NA VERDADE O CHE FOI UM MODELO DE HOMEM. ALÉM DE TER SIDO UM DOS MAIORES INTELECTUAIS DO SOCIALISMO DE VERDADE. O CHE TEM UMA PASSAGEM BRILHANTE NA SUA BIOGRAFIA QUE ERA SER APAIXONADO POR CRIANÇAS. A PROPÓSITO, ATENTEM PARA ESSA CARTA QUE O CHE ENDEREÇOU A FILHA MAIS VELHA, COM APENAS 11 ANOS DE IDADE, QUANDO ELE ESTAVA NA GUERRA DE GUERRILHA DE ANGOLA, NO CONTINENTE AFRICANO:
ResponderExcluirCHE GUEVARA ESCREVE A SUA FILHA MAIS VELHA:
15 DE FEVEREIRO DE1966
Hildita querida:
Escrevendo hoje, embora a carta deva chegar bem mais tarde; mas quero que você saiba que eu lembro de você esperando que seu aniversário seja um dia muito feliz. Você já e quase uma mulher, e eu não posso escrever como se escreve a uma criança, contando bobagens ou mentirinhas.
Você deve saber que eu continuo longe e que ficarei muito tempo longe de você, fazendo o que for possível para lutar contra os nossos inimigos. Não que seja grande coisa, mas o que posso eu faço, e creio que você sempre sentirá orgulho por seu pai, como eu sinto por você.
Lembre que temos pela frente muitos anos de luta, e que você, mesmo sendo mulher, deverá fazer parte dessa luta. Entretanto, é preciso que você se prepare, que você seja muito revolucionária, coisa que na tua idade significa aprender muito, o máximo possível, e que você esteja sempre disponível para apoiar as causas justas. Além disso, obedeça a sua mãe e não faça nada antes do tempo adequado. Essa época chegará.
Você deve lutar para ser uma das melhores alunas na escola. Melhor em todos os sentidos, e você sabe o que isto quer dizer: estudo e atitude revolucionária, isto é: boa conduta, seriedade, amor à revolução, companheirismo, etc. Eu não era assim na tua idade, mas estava numa sociedade diferente, quando o homem era inimigo do homem. Agora você tem o privilégio de viver outra época e é preciso ser digna dela.
Não esqueça de dar atenção a casa e olhar as crianças, aconselhar que estudem e se comportem bem. Especialmente Aleidita, que te ouve muito na tua condição de irmã mais velha.
Muito bem, filha, mais uma vez, que você seja muito feliz no seu aniversário. Dê um grande abraço na sua mãe, e para você vai um maior ainda, muito forte, que possa valer para todo tempo em que não nos vejamos, do seu
Papai
Acertei ao incluí-los nos favoritos. PARABÉNS ALTAMIR, Parabéns Lucinha.
ResponderExcluirHoje, faz 46 anos dessa carta aí de cima do Che para a sua filha. Hoje, eu faço 46 anos de idade. Parabéns ao Che e a mim.
ResponderExcluirAviso: Parabéns a Lucinha e ao Altamir pelo show à parte.