terça-feira, 24 de julho de 2012

Mais sobre os candidatos a vereador em Bom Conselho



Colégio N. S. do Bom Conselho - Bom Conselho - PE



Cumprindo minha promessa, já com lucro para quem prometi, de publicar informações sobre os candidatos a vereador, publico abaixo uma tabela obtida no TSE, que mostra o “nome de guerra”, a ocupação e o grau instrução de cada candidato. Passem os olhos na relação e eu voltarei lá embaixo para fazer alguns comentários, a meu ver, pertinentes.


Nome para Urna
Ocupação
Grau de Instrução
ADAUTO JUNIOR
Vendedor Pracista, Representante, Caixeiro-Viajante e Assemelhados
Ensino Médio completo
ALDA DEFENSORA DOS ANIMAIS
Outros
Ensino Fundamental completo
ALEIXO
Vereador
Ensino Médio completo
ALIPIO TENORIO
Servidor Público Estadual
Ensino Médio completo
ANA LÚCIA
Agricultor
Ensino Médio incompleto
ARLAN DA BARRA
Vereador
Ensino Médio incompleto
ARNALDO PINTADO
Agricultor
Lê e escreve
BIZUNGA
Servidor Público Municipal
Lê e escreve
CABO RAMOS
Servidor Público Estadual
Ensino Médio completo
CARLINHO BRAS
Comerciante
Ensino Médio completo
CARLINHOS DA DENGUE
Servidor Público Municipal
Ensino Fundamental completo
CARLOS ALBERTO
Vereador
Ensino Médio completo
CHICO BENTO
Vereador
Ensino Fundamental completo
CHIPA
Agricultor
Lê e escreve
CLAUDIO CAMBISTA
Agricultor
Lê e escreve
CLEIDE XUXA
Servidor Público Municipal
Ensino Médio completo
CLEYTON TENORIO
Servidor Público Municipal
Ensino Médio completo
DECIO
Outros
Ensino Médio completo
DEDA
Agricultor
Ensino Médio completo
DIEGO
Outros
Ensino Médio completo
DUENIO AMARAL
Servidor Público Municipal
Ensino Médio completo
EDUARDO VIGIA
Outros
Ensino Fundamental completo
ERIDULCE DA RAINHA
Professor de Ensino Fundamental
Ensino Médio completo
GASOLINA
Agricultor
Ensino Fundamental incompleto
GENINHO TAVARES
Locutor e Comentarista de Rádio e Televisão e Radialista
Ensino Médio completo
GERSON JUNIOR
Servidor Público Municipal
Ensino Médio completo
GILDO
Agricultor
Lê e escreve
GILMAR SOLDADO
Policial Militar
Ensino Médio completo
GOIA
Agricultor
Ensino Médio incompleto
IRMÃO ROBERTO DA AÇÃO SOCIAL
Outros
Ensino Fundamental completo
IVETE ENFERMEIRA
Técnico de Enfermagem e Assemelhados (Exceto Enfermeiro)
Ensino Médio incompleto
JAIDETE DA GUARDA
Agricultor
Ensino Médio completo
JOAO BARRA
Agricultor
Ensino Fundamental incompleto
JOÃO DA IDENTIDADE
Aposentado (Exceto Servidor Público)
Ensino Médio completo
LADY GAGA
Agricultor
Ensino Fundamental completo
LEA RAMOS
Vereador
Superior completo
LINDOMAR CORDEIRO
Agricultor
Ensino Médio completo
LUIZINHO DA MALHARIA
Comerciante
Ensino Médio completo
MAMA
Outros
Ensino Fundamental completo
MANE BETE
Agricultor
Ensino Médio incompleto
MARCELO DO IPA
Servidor Público Estadual
Ensino Médio completo
MARCELO TENÓRIO
Pecuarista
Ensino Médio completo
MÁRCIA DO ANGICO
Professor de Ensino Fundamental
Superior completo
MARGARIDA TENORIO
Agricultor
Ensino Fundamental completo
MARIA DO SINDICATO
Agricultor
Ensino Fundamental completo
MICAEL CONFECÇÕES
Vendedor de Comércio Varejista e Atacadista
Ensino Fundamental completo
MISSIONÁRIO VICENTE
Outros
Ensino Fundamental completo
NETO FERREIRA
Vendedor Pracista, Representante, Caixeiro-Viajante e Assemelhados
Superior incompleto
NIDA DA BARRA
Agricultor
Lê e escreve
OSORIO
Servidor Público Civil Aposentado
Ensino Fundamental incompleto
PASTOR REGIS
Comerciante
Ensino Médio completo
PAULINHO
Agricultor
Ensino Médio incompleto
PAULO FARIAS
Agente de Saúde e Sanitarista
Ensino Médio completo
PIO JOSIVAL
Servidor Público Municipal
Ensino Médio incompleto
PROFESSOR ALBERTO
Servidor Público Estadual
Superior completo
PROFESSORA MARIA DO CARMO
Professor de Ensino Médio
Superior completo
PROFESSORA VALDA
Professor de Ensino Superior
Superior completo
RAUL
Agricultor
Ensino Médio completo
REGINA
Agricultor
Analfabeto
ROSILVADO CAMELO
Outros
Ensino Médio completo
SAMUEL GOES
Policial Civil
Ensino Médio completo
SARGENTO TORREIRO
Policial Militar
Ensino Médio incompleto
SIDCLEI
Vendedor de Comércio Varejista e Atacadista
Ensino Médio completo
SOCORRO MARINHO
Dona de Casa
Ensino Médio incompleto
SOSTENES
Comerciante
Ensino Médio incompleto
TEL
Agricultor
Ensino Médio incompleto
TUCA DO GAS
Vereador
Ensino Fundamental incompleto
VALDO DA SAUDE
Servidor Público Municipal
Superior completo
VAVA CAREU
Outros
Superior incompleto
VAVÁ DE BENON
Agricultor
Ensino Fundamental incompleto
VERA
Agricultor
Superior completo
ZÉ NILSON
Motorista Particular
Ensino Médio incompleto
ZE ROBERTO
Agricultor
Ensino Médio incompleto
ZE SIQUEIRA
Agricultor
Lê e escreve
ZENILDO CORREIA
Agricultor
Lê e escreve
ZEZINHO BELETA
Taxista
Lê e escreve


Desta relação, o eleitorado tem que escolher um time de futebol, em números (11), para legislar em Bom Conselho, cumprindo as tarefas dos edis, dentro de nosso sistema representativo.

Pelo que vejo, se eu tivesse me candidatado este ano como pretendia, eu só teria uma concorrente direta, quanto à ocupação, que seria a Socorro Marinho, que se declara uma Dona de Casa, igual a mim. Nosso grau de instrução é quase o mesmo, sendo que eu levo uma ligeira vantagem por ter terminado o ensino médio, enquanto ela não chegou a terminar. Eu não sei a idade da Socorro, mas como nosso sistema educacional piorou muito, quanto maior a diferença de idade, maior minha vantagem.

Eu não tenho muita educação formal, mas, não faço como o ex-apedeuta-mor Lula, que se jacta por sua condição de baixa escolaridade. A educação formal tem seus méritos e deveria ser melhor tratada em nosso país. Eu li que 30% dos nossos universitários, atualmente, são analfabetos funcionais. Por isso, deveríamos ir além dos títulos. Porém, isto é assunto para depois.

Numa análise rápida da tabela vemos que o campo parece querer invadir a cidade, ou, pelo menos invadir a Casa de Dantas Barreto. São 25 agricultores pleiteando o mandato. Como já era esperado, em seguida veem os funcionários públicos com 13 pretendentes e 3 policiais. Um deles, da Polícia Civil, que se for da ativa, está em greve hoje, deixando-nos com mais medo do que o normal ao sair às ruas, e mesmo dentro de nossas casas.

São 4 os vendedores, 1 taxista, 1 locutor de rádio e uma dona de casa, de quem já falei acima. Eu não notei nenhuma relação estável entre a ocupação e o grau de instrução, assim numa análise rápida. Há uma agricultora analfabeta (Regina) e uma agricultora com curso superior completo (Vera).

Apesar de não entrar aqui neste assunto pela sua vastidão, eu já tenho meus receios quanto ao voto do analfabeto, e quando passa para elegê-los, meu receio aumenta muito. A Regina poderá ate ser uma melhor vereadora do que a Vera, se for eleita, mas, eu ainda sou a favor dela fazer um curso de alfabetização de adultos, pois se isto não melhorar seu desempenho na função, há algo errado em nosso reino político e social e educacional.

Quanto ao grau de instrução, temos 27 candidatos que se declaram com o ensino médio completo, enquanto 13 dizem o ter incompleto. Eu não sei mais, com precisão o que significa o Ensino Fundamental, com o qual temos 11 candidatos com ele completo, enquanto 5 não o completaram. Apenas 2 têm o curso superior incompleto enquanto 7 o completaram. Do outro lado temos 9 candidatos que apenas “lê e escreve”.

Eu penso que, fora a Regina, que se declara analfabeta, todos os outros poderiam serem classificados com o grau de instrução “lê e escreve”. Inclusive eu, quando lançar minha candidatura, vou declarar este grau. Já estarei na frente do Lula que “lê e não escreve”, e melhor do que o Poeta que “não lê e escreve”, embora errado. Estes são piores do que os analfabetos, porque costuma “vender gato por lebre”.

Enfim, não sendo possível agora fazer uma análise mais detalhada da tabela, deixo-a com os eleitores da minha terra tão ávidos de informação, para que façam as suas próprias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário