domingo, 8 de julho de 2012

A Mamãe Juju quer pegar o Bardo de Arapiraca em Bom Conselho



O Bardo de Arapiraca


Não há como fugir de comentar sobre a “judicialização” da política em Bom Conselho, começada, segundo o Blog do Poeta, pelo PDT, partido da Mamãe Juju. Eu não sei de que terá sido acusado o Bardo de Arapiraca, porque ele não diz e nem tive acesso à Representação do partido. Eu apenas suspeito os motivos.

Teria sido por escrever com tantos erros de português, e achando que, pela sua grande audiência, o blog fosse danoso à juventude de nossa terra? Eu não sou uma iconoclasta dos maus usos da língua portuguesa, desde que os envolvidos com ela não se profissionalizem em carreiras onde a escrita seja uma exigência diária, como soe acontecer com jornalistas, advogados, políticos e até blogueiros, por que não? Se fosse isto eu apoiaria a representação em prol dos nossos jovens, pois o Poeta, nesta área, se excede a cada letra.

Ah! querem um exemplo? Vejam o que ele escreveu enquanto reclamava de um silêncio não sei de quem: (vejam aqui)

“Continuaremos informando, sem se preocupar se desagradaremos aqueles que acham que o poder é indissolúvel. Continuaremos firmes sem medo de encarar ameaças, intimidações, recados, processos, etc. Estamos do lado do povo. Estamos do lado da informação, do jornalismo. E não venham aqui cobrar imparcialidade deste blog, até por que em Bom Conselho, especialmente, não existe nenhum meio de comunicação imparcial.”

Senhores e senhoras, com um texto assim foram mortos a informação e o povo jovem, de quem o Poeta diz estar “do” lado. O que eu espero realmente, é que este seja o motivo da representação e o juiz o condene a tomar lições de português. Dizem que o Sr. Ccsta, que, nas horas em que não está sendo garoto propaganda da Mãmãe Juju, está de plantão para o ensino da gramática, usando como texto a do seu colega de escola: Napoleão Mendes de Almeida.

Outro motivo, pode ter sido, ter chamado o Dr. Filhinho de “intelectual mirim”, e ter acarretado sua fuga, mais uma vez, do castigo, para fazer estripulias em blog. O que disse no mural da AGD sobre representar também sobre o Dr. Filhinho, foi devido a estas estripulias. O 12 x 8 não me deixa mentir. Mas, parece que agora a Mamãe Juju conseguiu enquadrá-lo e ele está comportado. Não se sabe até quando, pois ele é muito peralta. Neste caso, eu não apoiaria a representação  pois “intelectual mirim” não é ofensa nenhuma. Certas horas eu já chamo o meu neto, quando diz coisas brilhantes, desta maneira.

O motivo que me preocupa verdadeiramente, e penso, se foi o caso a Mamãe Juju deu um tiro no pé, com a representação, é se o PDT alegou que o Poeta fez campanha antecipada para o Dandan. Talvez seja até ilegal o que o Poeta falou, que a “onda azul” envolveu Bom Conselho, quando na mesma página há um anúncio para o candidato do PT, que me parece, ter a onda vermelha. Ou mudou de cor em Bom Conselho? No entanto, ele não antecipou mais dos que outros blogs. E isto apenas mostrou que a Mamãe Juju está com um pouco de medo de enfrentar qualquer “onda” que apareça em Bom Conselho. Foi uma demonstração de fraqueza política, além das muitas outras que ela proporcionou no passado.

E a pior consequência deste tiro no pé, foi que ele pode ter atingido a liberdade de expressão daqueles que realmente procuram ser jornalistas, com a imparcialidade possível. Este negócio de que jornalista tem que ser imparcial, é balela, tanto quanto aquela que diz que jornalista é só quem tem um diploma. O que não pode é ser venal, ou seja, mudar de opinião ao sabor de quem der mais. Como já disseram, ou se mantém o departamento comercial dissociado do departamento de jornalismo ou este já morreu. O quanto isto é possível, depende muito do nível de ética que se pratica no meio, que nos períodos políticos eleitorais, vão abaixo de zero, em certos casos.

De qualquer forma, para não escrever muito neste domingo chuvoso aqui no Recife, vamos usar mais o a imprensa falada, escrita, televisionada e blogada para responder às críticas e deixar que os tribunais se encarreguem de fiscalizar o cumprimento da lei eleitoral. E ao vencedor as batatas fritas!

Um comentário:

  1. A campanha nem começou e a Prefeita já está nervosa? Parece que quer ganhar a eleição no tapetão.Se ela quer ser reeleita deve ir pras ruas e convencer o povo que cumpriu as promessas que fez, que gerou empregos, que no hospital não faltam remédios nem médicos e o povo pobre é bem atendido, que construiu casas populares e os agentes de Saude, de endemias e os professores estão satisfeitos.
    Agora quem decide é o povo.

    ResponderExcluir