terça-feira, 24 de abril de 2012

O III Encontro de Blogueiros e o "cavalo do cão"



Foto do Blog do André Bernardo


Ontem escrevi no Mural da AGD um pequeno recado, onde toquei no III Encontro de Blogueiros, organizado pelo Poeta, o bardo de Arapiraca, em Bom Conselho, minha terra idolatrada, salve, salve. Hoje volto com mais espaço aqui, para dizer de meu sentimento que é um misto de regozijo e pena.

O Poeta tem algumas boas qualidades,  além de ter sido seminarista, eu reconheço. Uma delas é ser um blogueiro com mais experiência na área de comunicação, pela sua passagem, como radialista, por vários veículos do ramo, embora, sem muito sucesso, pelas suas atitudes intempestivas e rompantes verbais.

Como diz um filho meu: “O homem se acha!” Tudo se passa com se ele fosse o único a saber manejar um blog, a saber manejar um microfone, e a saber dar a última palavra, sobre tudo. Quem o acompanha, e eu o fiz, mesmo ameaçada desde o início, por jumentinhas e seus pegadores e depois pelo Xico Pitomba, sabe que o cara come feijão preto e arrota caviar. E nisto somos antípodas. Eu não gosto de caviar e adoro uma feijoada, mesmo sabendo que é um prato francês.

Os Encontros de Blogueiros sempre os achei uma boa criação e os acompanho desde o primeiro, de longe, pois sou prevenida por todos dos riscos que lá correria. No entanto, eu já previa que este último seria o fiasco que foi. O Blog do Poeta é um blog político, e não tenho nada contra isto. Apenas, não é por ser político que se tenha de tomar partido, e também não tenho nada contra isto também. Mas, virar a casaca como o Poeta vem virando, só leva ao descrédito e penso isto se refletiu no comparecimento ao evento.

Se no segundo Encontro, houve o comparecimento de muitos blogueiros de outras cidades, neste, pelo menos pelas fotos, não vi nenhum. Nem mesmo o Guerrilheiro das Sete Colinas, cuja participação no outro eu notei, como também o Ronaldo César e o Wagner Marques. Neste terceiro Encontro, de blogueiros eu vi nas fotos, apenas o Tiago Padilha, o André Bernardo, com seu indefectível óculos de soldado alemão, e minha colega de gênero, a Niedja, de cujo blog, de quando em vez, eu roubo algumas fotos.

Comentei a não ida do Zé Carlos ao Encontro, e ainda penso que ele está dourando a pílula em dizer que estava cuidando do neto. Talvez até seja, mas, esta fábula de que ele escreve por tanta gente que esqueceu de quem ele é, deve ter pesado na sua decisão. E ainda mais iria haver aula de falsificação de IPs. Ele deve ter ficado com medo.

O que senti mesmo, em todos os encontros foi perder a palestra do Dr. Renato Curvelo sobre os blogs e as eleições, e sobre o anonimato. Espero que ele publique, como fez com aquela obra prima sobre o anonimato, um resumo de sua palestra, em algum blog, até mesmo no do Poeta, embora eu ache que na AGD ele será mais lido, pois a audiência é mais adequada para este tipo de escrito.

Enfim, acabo aqui com meus maus sentimentos esperando que o Poeta tenha aprendido a lição de que “cavalo do cão” hoje neste país, só o Lula, assim mesmo porque ainda não descobriram o que ele fez. Quando descobrirem, com certeza o “cão sem cavalo”.

P.S.: Já havia terminado o texto acima quando vi na AGD (na coluna Deu nos Blogs) uma postagem do Blog do Poeta, onde ele reclama de que estão dizendo que o Encontro não existiu. Eu não sou "mente de ovo", e acho que ele existiu, se resumindo a 4 blogueiros e deve ter sido salvo pela palestra do Dr. Renato. Agora que foi um fiasco, isto nem o bardo de Arapiraca pode negar. No próximo, se o Poeta continuar com o Ego desse tamanho, o Encontro será ele e o André Bernardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário