segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A Caminhada dos animais não políticos





O César está mamando e eu venho nos blogs. Encontro, no do Tiago Padilha, a seguinte postagem:

“Bom Conselho terá a Primeira Caminhada em Defesa dos Animais.

A primeira caminhada em defesa dos animais abandonados da cidade de Bom Conselho será realizada no mês de outubro.

De acordo com a coordenação do evento, a caminhada vai acontecer no primeiro domingo do próximo mês, dia 02, e pretende abordar temas fundamentais da defesa animal como: Não-abandono; Fiscalização e punição para abandono e maus-tratos; Adoção e Posse responsável, dentre outros.

O evento terá início às 10 horas, com concentração da Praça D. Pedro II, centro. A programação já está praticamente fechada, e no momento apenas alguns pequenos detalhes faltam ser fechados, informa a coordenação da caminhada.

A Caminhada tem cunho totalmente pacífico e pretende reunir um grande número de pessoas. Simpatizantes da causa, adotantes, protetores, amigos e colaboradores podem participar.

Mais informações pelos telefones: (87) 3771.2187 e (87) 8849.7219, ou na Rua Frei Caneca, nº 83, centro.”

Ela usa a mesma imagem que ilustra esta postagem minha, que escrevo apenas para parabenizar os organizadores da caminhada. Animais homens e animais animais estão e estiveram juntos todo sempre e devem se respeitar mutuamente.

Estava escrevendo neste instante sobre os animais políticos que apareceram na EXPOBOM, para se apresentarem, aproveitando a exposição dos animais não políticos, com vistas as eleições de 2012. Mas, isto é assunto para depois.

Por enquanto eu quero falar sobre o evento em tela. Segundo o Tiago Padilha a marcha é só em prol dos animais abandonados, mas no cartaz a propagando fala e defende política públicas para os animais, como um todo. Eu acho o cartaz mais apropriado. O que não gosto é que quando se fala em políticas públicas, sempre se pensa no Estado patrão para servir ao povo, no caso aos animais. E lá vem mais uma carrocinha ou um exterminador dos bichinhos, todo fardado e com a sigla PMBC no chapéu. Aí eles somem do mapa e tudo é esquecido.

A luta pelos animais animais, tanto por aqueles animais homens deve ser uma tarefa de todos e não só do setor público. O trato com a animais é cultural cujos hábitos devem ser adotados desde a infância seguindo os preceitos cristãos e até o Ghandi com sua frase de que um animal não merece menos respeito do que o homem.

Eu não chegaria ao ponto de aconselhar o Fabiano, de Vidas Secas, a comer o menino ao invés de assar a Baleia, mas quando matava uma galinha, para mim era um tormento. Hoje, cretinamente, eu dou graças a Deus já as comprar prontos, depenadas e muitas vezes assadas.

Mas, o evento deve ser apoiado, embora me chamou atenção uma frase do Tiago que me deixou encafifada pela ênfase, quando ele diz que a caminhada terá “cunho totalmente pacífico”. Eu fiquei pensando se isto foi pedido para ser dito, porque em outras marchas semelhantes, os animais partiram para a mordida e para o coice, o que seria coisa de jovens da Inglaterra, ou se foi apenas uma força de expressão para que o setor de saúde da cidade, que dizem, vive seus piores dias, não tivesse que providenciar um estoque de vacina anti-rábica.


De qualquer maneira vamos à marcha com Deus e pelos animais. São Francisco estará lá e ela deveria ir até ao nosso Seminário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário