quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O EGO, DO GILDO






A pequena palavra “ego” vem do latim e quer dizer o “eu” de qualquer indivíduo. No sistema de Freud, o ego é o aspecto consciente da psique que escolhe entre os instintos básicos do “id’ e a moralidade do superego. Uma pessoa com “problemas do ego” é tida como centrada no EU. Vale salientar que não podemos confundir ego com auto-estima. O problema maior do ego é que ele não deixa a pessoa ver quem realmente ela é. Ele está sempre se projetando naquilo de como gostaria de ser. E quando a pessoa está no ego passa a ver os valores de um modo invertido, uma forma distorcida de avaliar e viver a vida. Ninguém conseguiu ver o rosto do ego. Ele é como um fantasma que nós admitimos como influência controladora em nossas vidas. E o Motivo pelo qual ninguém viu o ego é que o ego é uma idéia mental, invisível, disforme e sem contornos.
Quando a pessoa deixa que a idéia do ego prevaleça em sua vida, a sua individualidade é tomada de uma forma assustadora da separação. Assim nada fora do ego passa a ter valor. A pessoa passa a substituir a ligação interior pela exterior e é justamente o que a leva a tentar fazer da necessidade de provar que é melhor que outros. A grande necessidade do ego é de parecer melhor, alcançar mais, acumular mais, julgar os outros e achar defeitos; são os sintomas da crença errônea.

Esta passagem é de um texto do Gildo, publicado na APL. Desculpem-me meus irmãos em Cristo, mas quando cheguei a este ponto eu disse com os meus botões: “Este texto deve ter sido escrito para a Ana Luna”. Continuei e vi que não era, pelo menos o Gildo não diz, mas eu digo. Êta “ego” enorme!

Eu me lembrei logo de umas aulas que tive no curso médio sobre Freud nas aulas de Filosofia. Isto mesmo, não se surpreendam, naquela época estudávamos isto no curso médio e muito mais coisas. Por isso é que ainda hoje me viro sem o curso superior, e muitas vezes, melhor do que os doutores de hoje. Olhe o ego, Lucinha!

No curso de Filosofia estudávamos coisas relacionadas à psicologia, artes, ciências e outras coisas mais. Isto não evitou, no entanto, eu, de primeira pronunciar “freude” e não “froide”, como é comum com nomes alemães. Mas, aprendi logo e adorei sua ideia de que muitas vezes agimos de acordo com o “id”, nos jactamos como o “ego” e pedimos perdão como o “superego

Voltando ao artigo, eu penso que deveria haver um diálogo maior entre o Gildo e o Roberto Lira, já que o Cleómenes Oliveira foi embora. O Blog Ilha de Pala, do Roberto, tem cada coisa que é prá gente arrepiar. Eu penso até que o Gildo poderia escrever lá também, como fazia no Blog da CIT (que Deus o tenha, pois foi um blog que só fez o bem e foi barbaramente assassinado, talvez, por isso mesmo). Eu, quando tenho tempo até que gosto de discutir estes assuntos.

Minha grande vantagem é minha fé inabalável em Jesus Cristo, dentro da Igreja que ele criou, dando o seu filho unigênito para aquele que nele crê seja salvo. Temos uma alma imortal, com livre arbítrio, o que nos leva tratá-la como o Ego unificado. As teorias psicológicas sejam freudianas, jungianas, lancanianas ou quaisquer delas, apenas tentam decifrar algo que já foi decifrado há muito tempo. Basta ler nossa Bíblia Sagrada e ter fé. Tudo está explicado lá.

Conta-se até que o Ego de Moisés estava maior do que o do Lula, na época em que ele andava com as tábuas da lei debaixo do braço. Deus o castigou fazendo ele vagar pelo deserto por muitos anos. Ele morreu já com a humildade que deve ter tantos os profetas quanto os artistas. Seu divã foi a meditação e sua fé.

De qualquer forma o texto do Gildo é instigante e faz pensar, a quanto anda nosso Ego e o mal que ele pode nos fazer quando está exacerbado. Por isso eu pensei que ele fosse uma homenagem a Ana Luna. Espero que ela não pense que é um “cyberbulling” do Gildo.

Termino este pequeno escrito citando novamente o Gildo: “O ego infla e distorce e se a pessoa não percebe um sentido profundo e rico de si mesmo e de seu propósito no aqui - agora, provavelmente acredita está vivendo o seu ego. E você como lida com o seu ego?” Podem responder na seção de comentários ou por e-mail. Aqui, não rastreamos IP.

Um comentário:

  1. Bons dias, conterrânea Lucinha!!!!

    Concordo com sua manifestação de que "o texto do Gildo e instigante e faz pensar". Eu já o parabenizei por levar esse tema à reflexão de muitos, e não apenas consinto sobre a interessante idéia de dialogar com o Gildo como o tenho feito, não publicamente, mas através e emails.
    É claro que eu me sentiria imensamente honrado se o Gildo publicasse suas reflexões no Blog Ilha de Pala, que ora administro. O convite para participações no blog foi feito, a quem possa se interessar, na primeira publicação do blog onde manifestei que: "Esta não é uma ilha proibida, destinada ao isolamento. Pelo contrário, é uma ilha de livre trânsito para quem possui um 'passaporte especial'. Para aportá-la, o visto é concedido a todas as mentes abertas, sem preconceitos, propensas ao diálogo e ao compartilhamento de Idéias, Reflexões e Utopias."
    Esse convite não é apenas para leituras, e sim extensivo para comentários e/ou publicações que visem o compartilhamento de Idéias, Reflexões e Utopias, especialmente aquelas que estão relacionados com desenvolvimento do ser humano.
    Conterrânea Lucinha, mesmo você não aderindo ao meu parvo agnosticismo, continuo acompanhando suas reflexões prazerosamente, especialmente quando elas são revestidas de amenas jocosidades.
    Um abração do conterrâneo,

    Roberto Lira.

    ResponderExcluir