quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Quem substituirá o Orlandinho? Pelé ou Daiane dos Santos?




Só Deus sabe como eu tentei mudar de assunto no que irei escrever hoje. Mas, não deu, gente! É Orlandinho prá cá é Orlandinho prá lá o tempo todo. Nunca mais tinha visto uma coisa dessas desde que o Lula foi apanhado de calças curtas, na época do mensalão, e andou dando entrevistas em Paris, dizendo que Caixa 2 todo mundo fazia. E todos depois souberam que ele só teve coragem de dizer isto porque estava no exterior e não corria o risco de ser preso.

Tudo que li e ouvi hoje gira em torno da situação do Orlandinho. Superou até o terremoto da Turquia onde houve milhares de mortes. Eu, com a minha responsabilidade política não poderia simplesmente parar de falar nele, somente porque já escrevi mais de 10 ou 20 vezes sobre o assunto.

Dias atrás eu dizia que o Ricardo Kotscho, apesar de parecer amante do Lula, de vez em quando escreve coisas interessantes e sensatas, que pelo menos não agridem os fatos como alguns jornalistas querem fazer. Ele hoje apenas comprova esta tese, embora não saia de vez dos braços de Lula e da Dilma. Num bom texto ele chega à conclusão de que entre a imprensa e Lula, Dilma fica com Lula e tenta justificar esta conclusão dizendo que apesar de estar pressionada por todos os lados, a presidenta resolveu dar um tempo exatamente para mostrar ao mundo que não decide sob pressão. Ele pondera que o tempo tem limite para que finalmente a presidenta decida defenestrar o Orlandinho e que de um lado, estavam toda a grande imprensa brasileira, a FIFA e a CBF, querendo a cabeça dele de qualquer jeito; de outro, o aliado PCdoB apoiado pelo ex-presidente Lula, que recomendou ao partido e ao ministro para irem à luta e não abrirem mão do Ministério do Esporte.

Ela resolveu lhe dar um voto de confiança segundo segundo Kotscho, mas acrescenta que perdem seu tempo os coleguinhas que a todo momento procuram encontrar divergências entre ela e o apedeuta e acusam Lula de interferir demasiadamente no governo da sucessora. E continua dizendo que ambos se respeitam e são, acima de tudo, amigos fraternos. O Kotscho vai além e diz: “Toda vez que a oposição midiática ou partidária, o secretário-geral da FIFA e o presidente da CBF, e quem mais for, estiverem de um lado, e Lula, de outro, podem ter certeza  de que Dilma ficará com Lula. E a aliança dos dois se fortalece.”

O fato novo de hoje é que o STF, através da ministra Carmen Lúcia, aceitou pedido do Ministério Público para a abertura de inquérito com o fim de investigar irregularidades no Ministério do Esporte. A gestão de Agnelo Queiroz (PT), antecessor de Orlando Silva e atual governador do DF, também está na mira. A ministra Carmem Lúcia pediu ainda ao Tribunal de Contas da União (TCU) que informe se existem processos em andamento sobre convênios firmados na pasta e requisitou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que encaminhe ao Supremo inquérito que investiga a participação de Agnelo nas irregularidades.

Será que a Dilma ainda vai ficar com o Lula como prevê o Kotscho? Será que ficando, a aliança entre eles vai se fortalecer cada vez mais? Sei não.

Como também não sei como ficarão os jornalistas como Roberto Almeida e Paulo H. Amorim, e os que dizem que as esquerdas quando roubam tem razão, enquanto quando os de direita o fazem é pura emoção, ao descobrirem que não era só o Civita da Veja que queria derrubar o governo da Dilma. Agora também o STF e a Procuradoria Geral da República fazem parte do golpe de estado. Meu Deus, a quem convence ainda este argumento?

Quando a Dilma vai descobri que, para o bem dela e do Brasil, vai ter que defenestrar todos os ministros que um dia chegaram perto do apedeuta, pois todos estão contaminados com o vírus da condescendência com o “malfeito”, para usar a linguagem da moda? Ela, lá no fundo no fundo, já sabia disto deste que foi lançada candidata por ele há quase 3 anos. Aceitou o jogo, pensando que um dia o inverteria sem atritos maiores com o apedeuta. Só não pensou que tudo começaria logo no primeiro ano de governo.

Eu tenho pena dela, como tenho também pena da Mamãe Juju lá em Bom Conselho, que agora anda vagando de festa em festa, de sopão em sopão para tentar reverter o mau governo que fez, por não saber administrar as influências dos outros, principalmente dos homens. São problemas parecidos, mantendo as devidas proporções. Os homens na vida de cada uma as estão derrubando.  Elas se cercaram de mulheres para ver se conseguiam continuar. Foi um erro maior. O que tinham de fazer era mostrar que eram “mulher macho” e enquadrar os homens maus que a rodeavam. Penso que ambas não conseguirão, embora uma delas tenha um tempinho maior, e responsabilidade também maiores. É realmente uma pena. Não serão as primeiras mulheres que realmente farão mudar o respeito que se tem pelo nosso gênero. Que venham as segundas, as terceiras e assim por diante.

Eu só espero que quando a Dilma defenestrar o Orlandinho não vá chamar a Hortênsia para o seu lugar, só porque é mulher. O Pelé já estaria de bom tamanho. Se não der certo, aí sim, chame a Daiane dos Santos. Se ela não for filiada ao PTdoB, é claro.

2 comentários:

  1. MINHA NOBRE AMIGA; NA SITUAÇÃO ATUAL DE NOSSO PAÍS,DEVIAM CHAMAR PAULO MALUF,MAIS BRINCADEIRAS À PARTE, O PELÉ SERIA UM BOM NOME,AFINAL NUNCA OUVIU-SE COMENTÁRIOS QUE DESABONASSEM A CONDUTA DO CITADO,SALVO SE O MESMO INGRESSANDO CONTAMINE-SE COM O "VIRUS" VAMOS TORCER QUE NÃO.

    ResponderExcluir
  2. ATÉ QUE ENFIM, UFA!!! ELE SE FOI. SAIU PELA GARAGEM, ESCONDIDO NA MALA DO CARRO, COM A CAIXA DE SAPATO, CLARO!!!

    ResponderExcluir