terça-feira, 6 de março de 2012

O médico e o monstro - O Che no governo




Sem mais delongas, aproveitando meu retiro aqui em Gravatá, mesmo um pouco receosa que, de uma hora para outra chegue aqui o Xico Pitomba, eu continuo a falar do Che Guevara, seguindo do ponto onde parei, quando tentava mostrar o que ele fez por Cuba depois da famigerada revolução, que já dura 60 anos e o única coisa boa que conseguiu foi levar os cubanos a serem magros e esbeltos, mas,  pela falta de alimentos.

No final de 1959, depois de centenas de fuzilamentos, o Che deixou a direção do presídio do Forte de La Cabaña. E, pasmem, senhores, ele não foi ser diretor de algum hospital que cuidasse do povo, foi ser presidente do Banco Nacional e logo em seguida, ocupou o cargo de ministro da Indústria de Cuba, além do Banco Central.

Foi durante este período, tentando administrar a pequena indústria cubana, que ele começou a deixar de ser médico para ser economista, igualzinho hoje tenta fazer o Dr. Filhinho lá em Bom Conselho, deixando de ser médico, para ser político. Ainda bem que ele não tem o mesmo talento do Juscelino e nem mesmo do ACM, e se Deus quiser, desiste logo do intento. Algumas propostas do Che, neste campo, já expomos no texto anterior (aqui), que, sumarizados, podem ser enquadrados numa “lei da chibata” qualquer, ou seja, para controlar trabalhador só pau na moleira. Vejam a seguinte pérola de sua lavra:

“O não cumprimento da norma significa o não cumprimento de um dever social: a sociedade castiga o infrator com o desconto de uma parte de seus rendimentos. Aqui é onde devem se juntar a ação do controle administrativo com o controle ideológico”.

Ainda segundo o “humanista”,  a sociedade socialista “deve exercer a coerção dos trabalhadores para implantar a disciplina, mas fará isso auxiliada pela educação das massas até que a disciplina seja espontânea.” E qualquer semelhança com o ministério Haddad de Educação aqui no Brasil, não é mera coincidência. É com o “kit gay” que aprenderemos a respeitar os gays. Me engana que eu gosto.

Eu pedi ao meu amigo Zezinho para me explicar alguma coisa de Economia, e até entendi algumas coisas, mas, nem por isso fiz como o Che, que só depois de aceitar ser chefe do Banco Central de Cuba foi ter aulas de matemática e princípios básicos de diplomacia e economia, em me aventurar a aceitar o cargo de presidenta do nosso Banco Central. Mas, hoje virou moda no governo da Dilma, depois que ela disse que agora exigiria eficiência técnica do seu ministério, e nomeou um cara para o Ministério da Pesca, que declarou não saber nem colocar uma minhoca no anzol. Leiam o meu contendor em termos de “guevarismo”, o Guerrilheiro das Sete Colinas, em seu pecaminoso blog, aos sábados (aqui), pois ele, como ninguém diz onde a Dilma vai colocar a minhoca do PT. Cruzes!

Segundo um economista cubano, seu contemporâneo, “Che era um médico que tinha a presunção de saber de tudo, mas não era minimamente preparado para os cargos aos quais foi nomeado”. E com sua psicopatia revolucionária, quando os mais preparados fugiam do trabalho e de Cuba ele simplesmente dizia: “Não me importa, podem ir, traremos estivadores e canavieiros para fazer aqui o trabalho do campo.” É daí que vem o mito de que um metalúrgio na presidência é uma boa coisa. Eu, pelo menos, acho que “cada um nos seu quadrado”.

Com atitudes equivocadas como esta, e que hoje ocorre, em parte, em nosso país com o aparelhamento do Estado em todos os setores, e não só no Ministério da Pesca, o Che levou ao colapso a indústria de açúcar cubana, e sem conseguir desenvolver outras atividades que a substituíssem. Seu ódio aos americanos o fez até reduzir o volume de exportações para aquele país. Hoje temos algo semelhante com a guinada na política exterior brasileira para  se voltar para as ditaduras do árabes para tentar se ver livre do “julgo”  americano. Quanta besteira, e que vem nos custando tão caro.

Foi do Che, a criação do que ainda hoje é a instituição nacional cubana: o carnê de racionamento. Poucos anos depois da revolução, Cuba já era carente de arroz, feijão, ovos, leite, todos os tipos de carne e óleo, gerando a necessidade de racionar os alimentos básicos.

Um ministro da Indústria como este nem Fidel Castro merecia e muito menos o povo cubano. Depois dos dólares minguarem com a diminuição da exportação de açúcar, Cuba não tinha como investir em sua industrialização. Por causa da psicopatia revolucionária do Che, os grandes empreendedores deram no pé, sendo expulsos ou presos pelo regime, deixando o país sem trabalhadores qualificados para tocar as fábricas. Mesmo odiando Coca-Cola por ser americana, havia uma fábrica do refrigerante em Cuba, o Che viu-se com o problema de tocar a fábrica, que foi estatizada. Então ele viu que o que ele chamava da “água negra do imperialismo”, o povo gostava, mas depois da estatização virou a “água suja do socialismo”.

Dizem que ele ficou extremamente irritado e correu para fábrica para saber o que estava ocorrendo, para se produzir tal porcaria. A resposta, foi simples: ele mesmo havia expulsado do país os chefes da indústria, que levaram com eles a fórmula do refrigerante. Só faltaram lhe dizer: “É a tecnologia, estúpido”.

E assim, pouco tempo depois, a economia cubana foi indo para o brejo e ainda não saiu. Como o Zezinho de Caetés gosta de falar, os Idiotas Latinos-americanos, e não só o Fidel e Che, adotaram os princípios básicos e infalíveis para a ruína econômica, cada um em sua época:

1) Estatizar empresas e atrapalhar a vida de agricultores e empresários locais, dificultando a produção de bens.

2) Confiscar propriedades, espantando investimentos nacionais e estrangeiros.

3) Com a baixa da arrecadação causada pelos itens 1 e 2, imprimir mais dinheiro para cobrir gastos crescentes, criando inflação.”

Eu entendi quase tudo e só fiquei pensando, e temendo, que tenhamos uma recaída pelos anos 50/60 e voltemos ao caminho da idiotia latino americana. Mas, eu acho que não pois a Dilma, por causa do medo do vexame na Copa, já está privatizando tudo.

Por hoje é só, mas, ainda tem um bocado de coisa para dizer sobre o grande mito do século XX, e para que não continuemos iludidos com ele neste século.



P.S.: Ontem houve duros combates lá prás bandas de Garanhuns, com tiros partindo das Sete Colinas e eu me defendendo por aqui e ao Leandro Nerloch. Sei que o tiroteio ainda não terminou, mas eu o retruco com rosas para despistar o bom oponente.

Uma das coisas que o Guerrilheiro disparou foi um comentário, que também ouvi e não me onde, de que o Leandro queria irritar as pessoas, e disse que queria ganhar dinheiro com o livro. Para mim, que vivo num sistema capitalista e o defendo pelos seus aspectos políticos, acreditando que sem ele não há democracia possível, não vejo mal algum, alguém realizar uma atividade honesta e aceita pelo mercado, para ganhar dinheiro. Irritados mesmo que vi com o livro, sómente o Fernando Morais, o Marlos e agora o Altamir.

Se eu critico o Lula por querer ficar rico com palestras é porque ele usa seu ex-poder para ganhar mais, o que não considero muito ético ou honesto, pois está se valendo de cargos anteriores para tal fim. Quanto ao Leandro Nerloch, Fernando Morais, Fernando Veríssimo ou mesmo o Altamir, tem todo direito de querer ganhar dinheiro em sua atividade, se quiserem. E até mesmo irritar as pessoas, mesmo que sem esta intenção.

Minha decisão, caso seja eleita vereadora em Bom Conselho de propor que vereador ganhe só um salário minimo, é apenas uma questão de justiça, e onde o dinheiro público está envolvido. Mas, quando eu e o Altamir lançarmos um livro com o resumo deste debate, eu vou querer o meu. Embora eu já ache que o Ablon, o renegado, também já tenha direitos.

14 comentários:

  1. APESAR DO GUERRILHEIRO HEROICO E HUMANISTA TER PAVOR A BUROCRACIA E ODIAVA DE PÉS JUNTOS VIVER DENTRO DE UMA SALA ASSINANDO PAPELECOS, MESMO ASSIM, SE TODO GUERRILHEIRO FOSSE COMPLETO E PERFEITO E TIVESSE TAMBÉM O CARÁTER DE CHE GUEVARA, O MUNDO, ATÉ HOJE, SERIA UMA VERDADEIRA FÁBRICA DE GUERRA DE GUERRILHA EM TODAS AS PARTES DO UNIVERSO(MAS, INFELIZMENTE, APARECEU UM TAL DE FIDEL CASTRO COM AQUELE PAPO FURADO DE A HISTÓRIA ME ABSOLVERÁ E DEU NO QUE DEU, NESSA MERDA QUE ESTÁ AÍ!!!) E, COM ABSOLUTA CERTEZA, O GUERRILHEIRO DAS SETE COLINAS ESTARIA LÁ, NOS CANTEIROS DE LUTAS E NAS TRINCHEIRAS DA VIDA, MANDANDO CHUMBO GROSSO E BOMBARDEANDO A PREPOTÊNCIA, A INDIGNAÇÃO E AS INJUSTIÇAS SOCIAIS COMETIDAS PELOS COVARDES, OPORTUNISTAS E OS INDIFERENTES AO CLAMOR PÚBLICO. NO ENTANTO, CHE FOI O ÚNICO. SIMPLESMENTE O ÚNICO. SEQUER TEVE UM PARCEIRO PARA QUE A LUTA CONTINUASSE. NÃO É À TOA QUE, A MORTE DELE SIMBOLIZOU O FIM DE UMA ÉPOCA. O DESAPARECIMENTO FÍSICO DE CHE GUEVARA, BRUTAL, PRECIPITADO, INACREDITÁVEL, FOI COMO UMA DUCHA DE ÁGUA FRIA PARA OS QUE VIVIAM A EUFORIA DAQUELE PERÍODO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E LIBERTÁRIO. QUE NOS DIGAM AS MULHERES, QUE SAIRAM DA COZINHA, DO TANQUE DE LAVAR, JOGARAM SEUS SUTIÃS FORA, VESTIRAM SEUS JEANS COM UMA CAMISETA DO CHE E FORAM CURTIR O ROCK AND ROLL DOS ROLLING STONES E BEATLES DE INFLUÊNCIA NORTE-AMERICANA E RITA LEE E RAUL SEIXAS QUE NOS TROUXE ESSE MOVIMENTO EFERVESCENTE DAS OROPA E DOS STATES. POIS BEM, GUEVARA CONTINUA SENDO UM ÍCONE DA ESQUERDA ARMADA DA AMÉRICA LATINA: SUA CRUZ E SUA GLÓRIA. TRANSFORMOU-SE NO SÍMBOLO DE UMA CLASSE MÉDIA INTELECTUALIZADA QUE SE HORRORIZOU COM A DISTÂNCIA INTOLERÁVEL QUE A SEPARA DO VASTO E INDIFERENCIADO UNIVERSO DOS POBRES. LAMENTAVELMENTE, A TERRA JÁ COMEU O CHE, MAS SUAS MÃOS CONTINUAM CONSERVADAS NAQUELE BENDITO FORMOL. MUITAS GRACIAS PARA O INVENTOR DESSE PRECIOSO LÍQUIDO...

    ResponderExcluir
  2. Che Guevara, um homem retratado como humanista mas que poucos conhecem sua verdadeira face. Examinemos seus mestres, seus ídolos e os países que admirava:
    Continuação:
    A Mao Tse Tung, Che tinha grande admiração, e o conheceu pessoalmente numa viagem a China. Qual era o motivo da admiração? Talvez porque Mao tenha ordenado a invasão do Tibet nos anos 50, na qual 1 milhão de pessoas morreram (1 em cada 8 habitantes), e na qual monges foram enterrados vivos. Talvez por ter instalado na China uma das mais perversas ditaduras de que a história teve notícia ... Che também admirava desde jovem os comunistas da Guerra Civil Espanhola. Eles ficaram famosos por torturar, esquartejar e matar padres durante a guerra. Um dos comunistas que participou da guerra civil, Angel Ciutah, ajudou Che a criar o serviço de segurança do Estado, para proteger o estado revolucionário cubano.
    O serviço de segurança ficou famoso depois da morte de Che porque era um exemplo de eficiência na arte da tortura, das provas forjadas e dos assassinatos. Huber Matos, que lutou ao lado de Che e Fidel, foi a primeira das vítimas. Apenas porque discordou do "comandante", foi executado.
    Che dizia que a solução para os problemas do mundo estava atrás da Cortina de Ferro. O que havia lá de tão excelente? Além do Gulag, da perseguição religiosa, dos massacres, da fome premeditada, das polícias políticas? E havia o Muro de Berlim na Alemanha Oriental, quem quisesse escapar da miséria pulando o muro era fuzilado.
    Em 1956 na Polônia a multidão, num protesto contra o governo totalitário, gritava "pão e liberdade". Foi reprimida a bala, o que ocasionou dezenas de mortos.
    Em 1956, na Hungria, houve a revolução anti-totalitária, na qual a população resistiu com armas na mão contra a invasão soviética. Pereceram 3.000 pessoas; 200.000 fugiram.
    Talvez a solução dos problemas do mundo estivesse com o camarada Enver Hoxa, que proscreveu a religião na Albânia, ou então com os expurgos internos de Tito na Iugoslávia, ou ainda com o governo corrupto de Ceaucescu na Romênia.
    Por que Che escreveu: "Dos países que visitamos, a Coréia do Norte é um dos mais extraordinários" ? Talvez ele tenha gostado da Guerra da Coréia provocada pelo governo do norte, na qual 500.000 pessoas morreram; talvez tenha admirado o grande expurgo interno promovido por Kim Il Sung ocorrido algum tempo antes de sua visita, no qual o líder coreano perseguiu e matou milhares de opositores do regime.
    Por que Che disse: "na China não se vê nenhum dos sintomas de miséria que se vêem em outros países" ? Deve ter-se referido ao "grande salto para frente" de Mao, projeto econômico na China, envolvendo entre outras coisas a coletivização forçada. O resultado do projeto foi a maior fome de toda a história. Mao chegou a exportar comida e impediu a aceitação de ajuda externa. Pereceram mais de dez milhões de chineses.

    ResponderExcluir
  3. CONTINUAÇÃO:
    Che disse: "Cuba devia seguir o exemplo de desenvolvimento pacífico mostrado pela URSS". O que era "desenvolvimento pacífico" para ele? O racionamento de comida feito por Lênin? O Gulag? Os expurgos de Stalin? A política anti-religiosa de Krushev? A burocracia corrupta de Brejnev? Os inúmeros massacres e perseguições que o Partido Comunista impôs aos soviéticos?
    Realmente, Cuba, a ilha-prisão, seguiu bastante o exemplo da URSS: corrupção, expurgos internos, assassinatos, repressão, campos de trabalho forçado (que Che ajudou a construir) etc. Mas o que mais caracterizou a revolução cubana foi o "Paredón", em que Che teve participação ativa, principalmente em La Cabaña. Quantos ele matou lá? 300, 400?
    Junto aos seus ídolos Lênin, Stalin, Mao e companhia, Che contribuiu para a construção do regime que mais matou pessoas em toda a história, o chamado "socialismo real", responsável por mais de 100 milhões de mortos. Nada perde ele, portanto, diante do nefasto nazismo.
    Mas talvez nem esses 100 milhões de vítimas ainda não bastem para derrubar esse mito que transformou um criminoso arrogante e intolerante com sua ideologia mentirosa em um santo aos olhos daqueles que guiam-se pela estrela na testa.

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus. E eu comecei a falar do Che apenas para esclarecer os turistas do meu conterrâneo Marlos sobre que eles poderia encontrar em Cuba, se eles se afastassem do guia do governo.

    Agora estou orgulhosa e pimpona pelo debate e por sua repercurssão. E ele ainda continuará, e que venha mais contendores que enriquecem nossas ideia a respeito do mundo.

    Eu só fico com receio de excursão do Marlos no dia primeiro de maio não arranjar pessoas suficientes. Não era o meu objetivo.

    Lucinha Peixoto

    ResponderExcluir
  5. CERTAMENTE, NA AMÉRICA LATINA E NA CENTRAL, PROPRIAMENTE DITA, COM EXCEÇÃO DE CUBA E, POR UM TEMPO, DA NICARÁGUA, A ESQUERDA REVOLUCIONÁRIA FRACASSOU DE MANEIRA SISTEMÁTICA EM SEUS ESFORÇOS PARA FAZER A REVOLUÇÃO E TRANSFORMAR O MUNDO. CUBA E NICARÁGUA CONSEGUIRAM AFLORAR UMA REVOLUÇÃO. SÓ QUE, CONSEGUIRAM AFUNDAR O REGIME QUE É UM DESASTRE EM TODOS OS SENTIDOS. OS CUBANOS E OS SANDINISTAS LEVARAM A BANCARROTA ESSE REGIME SEM LIBERDADE. FIDEL E DANIEL ORTEGA AFUNDARAM O REGIME. QUEM NUNCA AFUNDOU MESMO FOI O GRANDE MITO CHE GUEVARA QUE CONTINUA VIVO NAS MENTES DOS QUE ACREDITAM NOS HUMANISTAS, NOS HEROICOS E NOS BONDOSOS. NÃO É À TOA QUE GISELLE BUNDECH, RECENTEMENTE, FEZ UM DESFILE NAS PASSARELAS DE NOVA IORQUE E EM SEUS BIQUINES ESTAVAM ESTAMPADAS A FOTOGRAFIA MAIS CONHECIDA DO MUNDO FORA A DE JESUS CRISTO QUE É AQUELA DO FOTÓGRAFO ALBERTO CORDA. E FOI OVACIONADA DE PÉ. QUER DIZER, ATÉ NA TERRA DO TIO SAM ERNESTO CHE GUEVARA DE LA SERNA É ACLAMADO EM PÚBLICO...

    ResponderExcluir
  6. Dr. Filhinho, como bom filho deve ouvir o conselho, aliás, um Bom Conselho.

    "ele começou a deixar de ser médico para ser político."

    "era um médico que tinha a presunção de saber de tudo."

    “cada um nos seu quadrado”.

    ResponderExcluir
  7. SEM SOMBRA DE DÚVIDA, ESTE É O MELHOR VÍDEO APRESENTADO ATÉ AGORA PELOS EXCELENTES TEXTOS ESCRITOS PELA LUCINHA PEIXOTO(SÓ SUJA MESMO QUANDO ELA CITA O NANICO DO NARLOUCO. MAS É ISSO MESMO, ONDE LOUCO ASSINA BORRA TUDO!!!). O VÍDEO REFERE-SE, EM BOA PARTE, A DARIEL ALARCÓN RAMIREZ, O “COMANDANTE BENIGNO”, CUBANO, 74 ANOS, HOJE HISTORIADOR EXILADO NA FRANÇA, ELE É UM DOS TRÊS GUERRILHEIROS QUE AINDA ESTÃO VIVOS, ENTRE OS CINCO QUE SOBREVIVERAM À CAMPANHA DE CHE NA BOLÍVIA. BENIGNO, O MAIS PRÓXIMO COMPANHEIRO DE JORNADA DO CHE, CONFESSOU CERTA VEZ E DISSE COM TODAS AS LETRAS QUE FIDEL TRAIU O AMIGO DE SIERRA MAESTRA E O MANDOU PARA A MORTE NAS SELVAS DA BOLÍVIA. OS SERVIÇOS SECRETOS CUBANOS MENTIRAM PARA GUEVARA E FIZERAM COM QUE ELE CAÍSSE NUMA ARMADILHA. FIDEL PODERIA TER TIRADO O CHE DA ENRASCADA BOLIVIANA, MAS PREFERIU ABANDONÁ-LO A PRÓPRIA SORTE. CONFESSA BENIGNO A QUEM QUISER E A QUEM INTERESSAR POSSA.

    PS.: - Esse amigo de Che por nome de Alarcón, entrou para a guerrilha aos 17 anos, lutou na Sierra Maestra ao lado de Guevara e Camilo Cienfuegos. até o nome de guerra “BENIGNO” foi inventado pelo Che, que o considerava um homem bom e leal, jamais um canalha. Como fato pitoresco, ele aprendeu a ler e escrever com Guevara na selva. Tanto o Che como o Benigno eram atiradores exímios, juntos com Camilo eram considerados os três atiradores de elite de Sierra Maestra. Posteriormente, Benigno, foi guarda costa de Che em diferentes épocas. Lutou com Che na áfrica e foi escolhido como o guerrilheiro de elite para a guerrilha da Bolívia. Benigno foi o último cubano com quem Guevara falou antes de morrer. Se é que podemos dizer que o Che morreu, né!!! Hoje, tantos anos depois(45), aqui estamos, eu, Lucinha Peixoto, a galera da blogosfera do Agreste Meridional, alguns dos meninos, moços e moças de então. E o Che, tão vivo, tão perdurável. Cada dia mais vivo. Mais presente...

    ResponderExcluir
  8. Foto de JESUS CRISTO? essa com certeza o mundo inteiro quer ver, publica. Se o humanista, "CHE", estivesse vivo, com certeza a população terrestre não estaria mais. Segundo a biografia de Che Guevara de Philippe Gavi (1970, p.96), Che Guevara afirmou em Moscou, 1960: “Este país está disposto a arriscar tudo em uma guerra atômica, de um poder destrutivo inimaginável, para defender um princípio e para proteger Cuba.”
    P.S. NÃO SOBRARIA, A BOINA E MUITO MENOS A ESTRELA DO GUERRILHEIRO DAS SETE COLINAS.

    ResponderExcluir
  9. QUEM SABE SE COM ESSA GUERRA ATÔMICA PROPOSTA POR CHE GUEVARA OS CANALHAS NÃO DESAPARECESSEM DE UMA VEZ POR TODA DO OCO DO MUNDO. QUE BOM SERIA PARA A HUMANIDADE O FIM DE TODA CANALHADA QUE IMPESTA O PLANETA TERRA. PRINCIPALMENTE O BRASIL, MAIS ACENTUADAMENTE LÁ PRAS BANDAS DE BRASÍLIA NAS CERCANIAS DO PALÁCIO DA ALVORADA, DO PLANALTO E NAQUELES MINISTÉRIOS E DESCAMBANDO PARA AQUELAS BANDAS DE SÃO BERNARDO DOS CAMPOS, SAINDO DE FININHO ATÉ LAJEDO. QUANTO A MIM, MEU PREZADO DESPREZADO, DIGO MELHOR, RENEGADO, O MUNDO NÃO PERDIA NADA COM O MEU DESAPARECIMENTO COM BOINA E TUDO. APESAR DE PINHEIRINHO, AINDA, NÃO TER A MORTE COMO PROJETO DE VIDA.

    P.S: - Foto de Jesus Cristo, sim!!! E sabe quem era seu Alberto Corda, digo melhor, seu fotógrafo: JUDAS...

    P.S.2: - QUANTO A ESSA TAL DE GUERRA ATÔMOCA, DESAPARECIMENTO DE CANALHAS E ETC., ETC., ETC., O PIOR É ALGUÉM SISMAR DA VENETA E QUERER VESTIR A CARAPUÇA...

    ResponderExcluir
  10. AINDA SOBRE O VÍDEO QUE APARECE O BENIGNO, EX-CHEFE DE ESPIONAGEM CUBANA E O MAIOR AMIGO DE CHE NAS GUERRILHAS DE SIERRA MAESTRA, CONGO E BOLÍVIA:

    QUALQUER LEIGO INDIGNADO PODERIA PERGUNTAR: POR QUE FIDEL CASTRO TRAIRIA GUEVARA?!?!?! QUEM RESPONDE É DARIEL ALARCÓN RAMIREZ, O COMANDANTE BENIGNO: “O Che era junto com Fidel o homem mais popular de cuba e o único que poderia discordar dele, dizer o que pensava”. CONTA. “Fidel foi muito esperto. Guevara era duro na queda. Era o revolucionário mais inteligente de Cuba, brilhante, incorruptível, adorado pelo povo. O Che nunca foi visto como um estrangeiro(ele era argentino de origem), era mais cubano do que nós. Não dava para inventar mentiras sobre ele, prendê-lo, assassiná-lo, provocar um acidente, nada. A única maneira de se livrar dele era fazer o que Fidel fez.” SEGUNDO BENIGNO, a traição começou quando Fidel instigou a Che a lutar fora de Cuba. “Em abril de 1964, Guevara se reuniu com Fidel para dizer o que pensava dos rumos da revolução e da dependência cada vez maior de Cuba em relação a União Soviética, o que Che não concordava em hipótese nenhuma. A reunião durou 24 horas. Ninguém sabe exatamente o que foi dito, mas ao sair do encontro Che decidiu deixar cuba e ir lutar no Congo contra a sua vontade. Sua lealdade a Fidel impedia que ele lhe fizesse oposição publicamente.” A missão africana foi um fiasco. Quando o Che foi para o Congo Fidel pediu que ele escrevesse uma carta, que pudesse livrar a responsabilidade dele diante dos soviéticos e não comprometer Cuba. “Nessa carta, o número dois do regime se despedia do povo cubano, renunciava à nacionalidade, aos cargos, aos títulos, a tudo.” A condição foi imposta por Fidel, embora os termos não tenha sido ditado por ninguém. BENIGNO diz que o acordo era que aquela mensagem só seria divulgada se o Che morresse ou se chegasse à vitória em algum país. Foi só Guevara virar as costas e Fidel divulgar a carta. Ele sabia exatamente o que estava fazendo. Nós não tínhamos percebido isso. Estávamos no Congo, ouvindo o rádio e quase chorando de emoção com a carta que Fidel estava lendo quando Guevara, furioso, deu um chute no rádio e praguejou: “O CULTO A PERSONALIDADE NÃO ACABOU COM STÁLIN.” Intencionalmente ou não, eu acabo de desaparecer da cena internacional.” E foi sentar num canto, visivelmente abalado, sem falar com ninguém”, diz Benigno.

    ResponderExcluir
  11. CONTINUANDO AINDA SOBRE O VÍDEO QUE APARECE O BENIGNO, EX-CHEFE DE ESPIONAGEM CUBANA E O MAIOR AMIGO DE CHE NAS GUERRILHAS DE SIERRA MAESTRA, CONGO E BOLÍVIA – GUEVARA NA BOLÍVIA E A SEGUNDA SABOTAGEM DE FIDEL CASTRO:

    “Guevara chegou na Bolívia crente que ia encontrar o secretário-geral do PCB Mario Monje assim que desembarcasse. Pensou que haveria toda uma logística à nossa espera – comida, remédios, armas, contatos, comunicações. Tudo o que nós encontramos foi uma casa coberta de zinco e um forno. Para comer, tivemos que fazer uma horta. Até os mapas da região que o Che tinha eram imprecisos ou incorretos, lembra. Segundo o relato de BENIGNO, a guerrilha de Che na Bolívia rapidamente revelou a crônica de uma morte anunciada. “Nossos esforços para entrar em contato com Cuba eram patéticos. Nós tentávamos desesperadamente, pelo rádio ou através de pessoas que deveriam servir de agentes de ligação. Nada, nunca”, LEMBRA. Só quando o Che já estava na selva ele se deu conta de que caíra numa armadilha. Era evidente, mas ele não dizia nada a ninguém. ESSE ERA UM DEFEITO DELE. NUNCA TER DISCUTIDO ISSO CONOSCO. Seus homens, que estavam lá arriscando a pele com ele. Alguns que tinham feito parte dos serviços secretos e sabiam do que estavam falando, chegando a dizer: “Estávamos incomodando, eles nos mandaram pra cá para se livrar de nós.” Quando íamos muito longe nas críticas, o Che resmungava: “VOCÊS NÃO ACHAM MELHOR PARAR DE FALAR TANTA MERDA?” e ia embora. O que era inconcebível, visto como ele era severo”, lembra BENIGNO. “Ele nos colocava de castigo por coisas bobas, imagine por está questionando a revolução em voz alta. Isso nos dava a certeza de que ele estava de acordo, embora não admitisse em público. Foi fiel a Fidel até as últimas consequências, ao preço da própria vida, demonstrou lealdade absoluta, inclusive a quem o traiu e o enviou à morte”.

    ResponderExcluir
  12. Prezado, Altamir, mudando o foco e falando de autores/escritores, ao longo do debate foram citados vários, gostaria da sua opinião a respeito, na minha humilde concepção, um verdadeiro e extraordinário mestre escritor, o "ARIANO SUASSUNA", este sim, um Paraibano/Pernambucano/Nordestino fantástico.

    ResponderExcluir
  13. Prezado Ablon,

    Pense num sujeito cabuloso e totalmente errado é esse tal de Pinheirinho, mais conhecido como o BBB-55. Pois o peste é Biriteiro, Briguento e Bocão e, ainda por cima é um ARIANO SUASSUNA puro e um GUEVARISTA convicto.

    ResponderExcluir