sábado, 8 de outubro de 2011

Alexandre Marinho e o "Estuprador'




Ontem li um belo texto no Blog do Alexandre Marinho (aqui). O seu blog estava um pouco às moscas, ao contrário do meu que vai de vento em popa. Deve ser pelo seus afazeres como justo prefeiturável de Garanhuns. E neste texto ele nada mais faz do que se defender, de um maneira inteligente e elegante de uma “botada” do Vice-Rei Eduardo, na tentativa de chegara aonde seu avô não chegou, a presidência da república.

Eu não resisti. Mesmo tendo desistido de minha candidatura à Casa de Dantas Barreto em Bom Conselho, hoje sem partido político, pois o Vice-Rei, antes de “estuprar” outros redutos, passou pelo PV e mudou suas cores, transformando o Verde em Vermelho SUAPE, estações termo elétricas, etc, etc., com aqueles pactos dos 15 pontos que nem o Daniel Coelho engoliu, eu continuou, conciliando meus afazeres domésticos com a política. Fui lá e cometi um comentário.

Ele foi escrito ontem e foi publicado gentilmente pelo Alexandre. Diante das minhas tarefas domésticas, pois é no sábado que nos donas de casa cuidamos da infraestrutura, eu o reproduzo aqui, com umas pequenas correções que mudam um pouco o sentido do texto lá publicado, e pelo o qual a culpa me cabe. A mais relevante é que lá eu coloquei um “não” logo no início que sobrava e tirava o sentido da frase. Mas, aqueles que lidam com blogs sabem que isto é comum de acontecer e muitas vezes os leitores já o corrigem por si mesmos.

De qualquer forma, mesmo com as críticas pequenas que faço, não posso tirar os méritos da reação na cidade vizinha contra o “estupro”, mais um, por parte do Vice-Rei. Mas, enquanto nossas oposições não cumprirem seu papel numa democracia eu tenho que repetir a perua Marta, que parafraseou a piada conhecida, e que Deus me perdoe, pois não chego a ser o Rafinha Bastos: “O estupro será inevitável, só restar relaxar...”. Fiquem com o meu comentário, mas antes leia o belo artigo do Alexandre no link do início.

Caro Alexandre Marinho,

Ainda estou lhe devendo minha retratação em relação a Dilma ser uma boa presidente para o Brasil. Pelo que vejo ainda tenho prazo. Esperava, que pelo desempenho do governador Eduardo, antes de se tornar o Vice-Rei do Brasil, ungido pelo Lula, eu o louvasse como um bom governador do meu ponto de vista de respeitar o desenvolvimento sustentável do estado e ouvir lideranças outras que não as mesmas que ele sempre ouviu e que vêm do tempo do seu avô, pelo menos aí pelo nossa agreste.

Li toda sua postagem e tenho lido, como curiosa que sou, esta tentativa de forçar candidatos goela abaixo em cidades pólos. Desculpe caro Alexandre, mas, a única coisa que você não disse, mas passou perto, é que é o governador o culpado. E  me desculpe mais uma vez, é por causa de discursos como este seu, que ele continua e continuará a enfiar goela abaixo seus candidatos.

Você em toda sua narrativa tentou dourar a pílula sem mostrar o que está dentro dela. Quando você diz que impor candidaturas “é uma verdadeira TENTATIVA DE ESTUPRO (POLÍTICO),” sem nem pelo menos levantar suspeitas sobre o nome do estuprador, isto não é estupro coisa nenhuma. É no máximo “sexo consensual”. Pois todos sabemos que, neste caso e em outros quem é o estuprador. O problema é que ele não está nem ligando prá isto, pois, na hora que ele chama prá cama, aparecem sempre os contemporizadores para ceder aos seus desejos.

E não espere, caro Alexandre, que ele vá se sensibilizar com isto. Não chego ao extremo do Nelson Rodrigues e dizer “que todo líder é um canalha”, mas qualquer um governante quer é manter o poder e cada vez tê-lo mais. E com a oposição que se faz hoje ao governador, se ele verificar que é necessário impor candidatura, não se avexe, caro amigo, mas ele vai fazê-lo. E a pergunta que não quer calar é: você levaria o PSD local para a oposição ao governador? Se a resposta não for sim, tudo está dominado. O candidato pode até ser outro mas vai ser uma imposição do Vice-Rei Eduardo.

Você vai além e diz: “Garanhuns nunca se curvou e não se curvará ao cassetete de quem quer que seja, e muito menos a esta absurda tentativa de tomada do poder em nosso município.” Desculpe outra vez, mas se como você pretende continuar perfilado ao lado do Governador Eduardo Campos, inclusive em seus vôos mais altos, e se recusando a ideia de que ele venha a se transformar em um novo Jarbas Vasconcelos, não há outra saída, ele não se incomodará de ser chamada de quem quer que seja desde que ele atinja vôos mais altos. Por que? Porque o consenso será feito em torno do governador e manda quem pode e obedece quem tem juízo.

Você cita algo em relação ao regime militar, de generais que impunha candidatos e tal. Eu lhe digo caro amigo, não há ditadura pior do que aquela da maioria, e quando a oposição em qualquer nível de governo se avacalha tanto ao ponto de permitir um poder quase absoluto como o que Eduardo tem, passamos a ser uma monarquia consentida. E em verdade lhe digo o Vice-Rei está pouco se lixando para estes arroubos, mesmo vindo de uma das melhores cabeças pensantes do nosso agreste, que é a sua. Só falta ir para a oposição.

Meu santo Deus, você terá toda razão se não publicar este comentário se achá-lo muito extenso ou se eu estiver me metendo em assuntos externos. Quanto a isto, lhe digo, estou falando de Bom Conselho também. Lá o Vice-Rei também vai impor alguém, o que espero é que seja pelo menos de nossa terra. Mas.... nunca se sabe.

Lucinha Peixoto (Blog da Lucinha Peixoto)

Um comentário:

  1. A respeito da questão de imposição de candidatos que mobilizou Garanhuns, e minha cidade, através do Zé da Luz, a Marisa Gibson disse hoje no DP:

    “O prefeito de Palmerina, Eudson Catão, do PSB, também transferiu o domicílio eleitoral para Garanhuns e já disse que tem precedência sobre Antônio Dourado, prefeito de Lajedo, que se filiou ao PSB para disputar a Prefeitura de Garanhuns. Com base no município, o deputado Izaías Régis (PTB), também candidato a prefeito tenta barrar os forasteiros.”

    Tenho acompanhado de longe o que está sendo chamada a “rebelião dos poetas”, devido ao fingimento ser tanto de que se está com raiva do governador, que chegam a fingir que é raiva a raiva que deveras sentem, como o poeta do Fernando Pessoa. Todos só querem é cair nas graças do Eduardo. Agora já são dois forasteiros. Durma-se com um fingimento desses.

    Não digo isto com orgulho do Estado onde nasci, mas, o governador é socialista senhores. Sabem o que isto significa, por maiores que sejam os eufemismos? Partido único, meus senhores. Até agora o único socialismo mais democrático da história foi o Nacional Socialismo na Alemanha, imaginem o resto. Aqui marchamos para isto em nível Federal, Estadual e Municipal. Pelo menos nisto o Eduardo não está sendo incoerente. Incoerente é quem o apoia e endossa sua política de dividir para reinar, que vem esfacelando as oposições no Estado.

    De quantas pessoas revoltosas poderá se ouvir de público um buchicho contra o governador, ou mesmo contra Lula ou Dilma? Ele teve quase 90% dos votos de Garanhuns e adjacências. Venderam? Agora entreguem, sem fingimento, nem dor nem raiva.

    Zezinho de Caetés (A Gazeta Digital)

    ResponderExcluir