terça-feira, 8 de maio de 2012

O petista curioso e a eleição em Bom Conselho



Açude da Nação (Antes do estouro)


Outro dia um petista curioso perguntou-me, no Mural da AGD, o que eu achava da candidatura do Dr. Renato Curvelo a prefeito de Bom Conselho. Eu respondi lá que a resposta não era tão simples para ser dada num Mural, com limitações terríveis de toques e que quando fazemos “continuações” parece que estamos lendo um livro ou jornal de cabeça para baixo, como Lula e o pai dele gostavam de fazer.

O que posso começar dizendo é que o sistema partidário brasileiro não passa nem perto de forçar a produção de ideologias que lhe deem credibilidade. Tudo funciona com os partidos maiores e seu candidatos comprando os menores e seus candidatos, e como eu lá dizia, o PSB, se fosse PCB (Partido Capitalista Brasileiro) seria um lugar mais apropriado para o nosso governador, que é o seu presidente.

Então, qualquer análise de política municipal passa pelas pessoas e não pelos seus partidos. Estes são apenas a forma legal deles circularem pelo processo político. E isto será provado pelas as alianças que serão feitas entre os principais pretendentes à cadeira maior do Palácio do Coronel. Eu não estou muito informada sobre todo o processo político eleitoral da nossa terra, pois minhas fontes estão secando enquanto a cachoeira está correndo. Mas, qualquer análise neste momento passa pela candidatura já posta da Mamãe Juju.

Eu ainda hoje não acredito em sua eleição em outubro. É muito difícil sair de três anos de descrédito e no último ano mudar completamente sua performance para atingir a classe média, que é, queiram ou não os adeptos dos programas sociais, o que ainda influencia muito o voto. É o Lula que está no oratório da pobreza e não a Mamãe Juju. E ainda por cima, a família não a ajuda no percurso.

Depois de dar um descanso à mainha por alguns dias, ficando calado ou tratando da política de outros municípios,  o Dr. Filhinho, esta semana atacou outra vez em seu blog, falando sobre a ressurreição do Açude da Nação. Penso que ele se considera tão inteligente que pensa que os outros são completos idiotas, ou, o que é mais provável, ele não quer é que a mãe seja eleita outra vez, para não passar pelos problemas de saúde que passou no primeiro mandato.

Vejam o que ele diz por lá (aqueles que quiserem ver no original cliquem aqui), no texto que ele intitula “O Açude da Nação será, enfim, reconstruído”.

“Quase dois anos se passaram, e na próxima terça feira, finalmente, uma veia sangrante no coração de cada bonconselhense vai ser tratada. Em 18 de junho de 2010, um dos tesouros da nossa cidade foi levado pelas chuvas. Na próxima terça feira, 8 de maio de 2012, ele começa a ser reconstruído.”

Eu comecei a me perguntar, se, sendo o açude a “veia sangrante” do coração de Bom Conselho, por que sua mainha só agora conseguiu estancar a hemorragia, nos estertores do seu governo? Terá sido mais um milagre do supersecretário, que até hoje eu não sei  quais os planos para ele num pouco provável segundo governo, ou será mais uma retroescavadeira que demorará mais 2 anos para chegar?

Ele continua, o texto todo atacando o governo de sua própria mãe, mostrando a importância da obra e mostrando quanto a população sofreu durante este período, inclusive com manifestações de protesto à beira da “veia sagrante”. Duvidam disto, então vejam o que ele diz:

Haverá uma cerimônia na sede da prefeitura na manhã da terça feira, e é muito importante que os bonconselhenses compareçam, justamente para entender essas mudanças, pois o açude é patrimônio de todos nós. Importante também que se façam presentes as pessoas que fizeram festa para "comemorar" (vejam só!) o aniversário de rompimento do paredão do açude, no ano passado, com direito a cobertura de rádios e tudo mais, numa clara demonstração de deboche às famílias que sofreram com a tragédia em 2010.”

Seria uma pá de cal na candidatura da Mamãe Juju, se os blogs tivessem um penetração maior junto à população do município, pois hoje, com todas estas festas de anúncios e inaugurações é ela quem está zombando e debochando das famílias que sofreram com a tragédia em 2010. Talvez seja por isso que ele diz, que viveremos uma das campanhas mais sujas que o nosso município já viu. Duvidam, vejam:

Há quem argumentou naquela época que aquela era uma manifestação de cobrança, pela reconstrução do paredão. Aí eu pergunto: o que essas pessoas fizeram ao longo desses quase dois anos, para que o paredão fosse reconstruído? Cobraram de seus representantes (deputados, senadores), que ano após ano vem aqui pedir o voto do nosso povo, por uma solução pelo impasse? Infelizmente, vivemos na terra do "quanto pior, melhor", e esse tipo de postura vai ficar ainda mais clara este ano, onde viveremos uma das campanhas mais sujas que o nosso município já viu, a julgar por alguns comportamentos já observados.

Ora meus senhores, quem tinha que cobrar das autoridades e conseguir, seria a prefeita, se, claro, tivesse força política com o respaldo dos deputados e governador que elegeu na eleição passada, e não o povo da cidade que vem sendo enganado desde que o Dantas Barreto bateu as botas ao sair dela. Quando um filho acusa a mãe de fazer campanha suja e convidar o povo para assistir a prova do seu fracasso, fica difícil para mainha.

Mas, eu comecei tentando responder a pergunta de um petista curioso. Petista curioso é, no mínimo um eufemismo. Eu seria mais direto e diria “petista aproveitador”, se ele se comportar como manda o seu partido a nível nacional, que quer ser o partido único da república e criarmos a ditadura do proletariado com um século de atraso e meio século de fracasso. Eu não conheço o Washington Azevedo, que é o candidato do PT aí na cidade, mas, quando o vejo ladeado pelos figurões da legendo no Estado, chega me dá um arrepio. Pois, corremos o risco de que, caso eleito, cheguemos ao final do seu mandato com todos da cidade inscritos no programa Bolsa Família, que incorporará outras bolsas que a Dilma está criando.

Pelos blogs, vejo que temos milhares de outros pré-candidatos, inclusive me falaram de um que diz que tem 5 milhões de reais para gastar na campanha. Não sei quem é, ou se isto é verdade, mas se for, Bom Conselho viverá dias de glória pois sua renda aumentará tremendamente e será melhor distribuída. E a glória seria maior se os eleitores pegassem o dinheiro e não votassem nele (perdão meu Jesus).

Temos o Fabrício Benjoino, que ouvi na rádio do Poeta, dizendo que não ficou no PSOL porque o partido era muito rígido em termos ideológicos. E não é surpresa que este partido não tenha representação no município, o que prova o que eu disse acima. O PSOL é PT do bem. E não sei nem qual é o seu partido atualmente, embora tenha as mesmas ideias de todos para Bom Conselho até agora, que é conversar com outros para fazer oposição a Mamãe Juju.

Na rádio poeta, que é a rádio que fala para o mundo, mas só eu ouço, ouvi também o José Maria Taveira. Quer trazer a Sulanca para a cidade, quando já não é mais novidade nem em Toritama. Mas, tem um ponto positivo, diz que não gastará nenhum dinheiro na campanha, o que já é um avanço.

E sobra o Dr. Renato Curvelo, que é o motivo da pergunta do petista curioso. Eu também não o conheço pessoalmente. Apenas conheço suas ideias, principalmente, aquelas que externou nos Encontros de Blogueiros. Pelo jeito, ele ficaria melhor no PSDB do que no PSB, mas, com já disse isto não importa muito em política municipal. Já vem de uma experiência no governo da Mamãe Juju e, segundo dizem tem o apoio do governador. Portanto, sem querer apoiar A ou B nestas eleições, eu diria que vejo com bons olhos a candidatura dele, e espero que una as pessoas para um bom embate eleitoral.

Sei que minha análise é pobre mas, o coração é nobre para querer o melhor para Bom Conselho. O que penso, com sinceridade, é que a eleição deste ano vai ser entre o vice-prefeito da chapa de Mamãe Juju, se ela não ceder antes o posto, e outro candidato. Fiquem de olho.

Um comentário:

  1. Parece que o primeiro prognostico a Lucinha Peixoto errou. Quanto ao outro candidato sem sombra de qualquer coisa vai ser Dr. Zenicio do PTB com apoio de Izaias Regis e Armando Monteiro.

    ResponderExcluir