quarta-feira, 2 de maio de 2012

OS VINGADORES, o filme



Dois de nossos Vingadores


Domingo passado, ao me ver um pouco macambúzia, um filho meu passou lá em casa e propôs me tirar dela, sem subir a serra de Gravatá. Queria que eu fosse assistir a um filme o qual ele achava eu gostaria.

- Mãe, é um filme daqueles seus heróis que a senhora contava que lia nas revistas em quadrinhos e que nós também lemos. Dizem ser um bom filme e é 3D. A senhora vai gostar.

Relutei um pouco, mas, quando ouvi a palavra 3D, o convite me balançou. O motivo é um pouco inusitado, entretanto foi este mesmo. Em minha última postagem coloquei uma foto do Lula e da Dilma, de óculos escuros, onde eles assistiam a um filme em 3D. Achei a foto tão ridícula que a guardei para comentar depois, e ainda o farei. Porém, eu pensei, por que, nesta altura da vida, não podemos nos sentir ridículos certas horas? Isto se aplica a presidentes, reis e até a donas de casa como eu. E decidi ir ao tal filme.

Shopping Tacaruna, uma multidão. Não só no cinema mas nas lojas em geral. Penso que já é a influência da isenção do IPI, da baixa na taxa de juros e do Dia das Mães. Eu notei até, certa hora o meu filho se desgarrar de mim e chegar alguns minutos depois com um pacote. Deve ser meu presente, e espero que não seja um pano de prato.

Eu já gostei mais da cultura de shopping. Hoje só o cinema me atrai e vi meu filho chegar com os ingressos. Olhei o preço e quase pedi para ele o devolver: R$ 24,00. Penso que foi por isso que ele não convidou o pai também. Ele explicou que era um filme em 3D e eu ainda não estava na boa idade em que se paga meia entrada. Mas, valia a pena.

E lá fomos nós, depois de entrar numa fila quilométrica, porque ao contrário do Shopping Plaza, as salas ainda não dão os números das cadeiras. E já comecei a usar os óculos escuros, igual a Lula e Dilma, desde os comerciais, que temos que pagar para vê-los.

O nome do filme era “Os Vingadores”. Inicialmente, eu pensei: será que é com o Fernando Collor e vai mostrar algo da CPI do Cachoeira? Não. Não era. O filme se centraliza na cidade de Nova York que é, e sempre foi o local de maior concentração de super-herois americanos em todos os tempos. E neste filme capricharam no número deles. Alguns que lembro e que já havia estado em contato: Homem de Ferro, Thor, Hulk, Capitão América e mais alguns menos conhecidos. No final eu só me lembro de um vilão, e que não conhecia, e nem me lembro o nome que era irmão de Thor.

Outra vez minha mente política não deixou de fazer uma analogia. Ao contrário do nosso Congresso era muito super-heroi para pouco vilão. Mas, não dá para ficar pensando estas coisas num filme como aquele. A produção é de primeira e deve ter sido tão caro, que pagaria uns 10 anos do nosso Bolsa Família. O roteiro, o normal para estes casos, mas com tiradas inteligentes por parte dos personagens, e que até, certas horas, provocavam o riso. Principalmente do Homem de Ferro. Ah se ele fosse um membro da CPI, ele pararia a cachoeira de lama em segundos.

Outro personagem, que já tinha visto antes com outros atores, o Incrível Hulk, neste caso é realmente incrível, pois ele é metade gente, quando está bonzinho, e metade computação gráfica quando fica mau. E quando isto acontece, então, sai de baixo. Penso até que seria uma grande aquisição para o PAC 2, em termos de mão de obra para completar a transposição do Rio São Francisco. Aí teríamos alguma esperança que este projeto fosse terminado. Recomendo ao Ministro Fernando Bezerra Coelho, colocar os óculos escuros e assistir ao filme. Talvez, ele também se interesse pelo Thor e seu martelo, para quebrar as pedras que ele tem ainda pelo caminho.

E o Capitão América. Quando ele apareceu vi as jovens adolescentes suspirar. Pouca força, mais beleza e inteligência. O que fiquei com muito medo é se o PT quiser contratá-lo para acabar de uma vez com este troço de mensalão, como o Lula nosso Macunaíma, nosso herói..., quer que o Supremo faça. Entretanto, pensando bem, para que o Capitão América nesta atividade se temos o Delúbio Soares?

Aliás, os nossos vingadores não tem nada a dever aos vingadores americanos. Nosso vilão hoje é o Demóstenes, e até parece fisicamente com o vilão do filme e, como nossos vingadores, temos muitos. Só para citar os principais: Renan, Sarney, Lula, Collor, Dilma (seria a nossa Natasha Romanoff/Viúva Negra?), além de vingadores menores.

E, venhamos e convenhamos, num país cujo principal herói é Macunaíma, só poderíamos ter “vingadores” deste naipe. Cada um tem os “vingadores” que merece, e os nossos foram escolha nossa. Será que eles vão salvar o Brasil do vilão?

4 comentários:

  1. SE O TEXTO ESTÁ NO CAPRICHO A IMAGEM É ESPETACULAR. TAÍ, UMA BELA MONTAGEM DA FUÇA DESSES DOIS CAFAJESTES DE OITAVA CATEGORIA!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!
    Resenha muito benfeita!
    Ah, Lucinha, o irmão adotivo do Thor é o deus nórdico Loki, criado por Odin.
    Saudações!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente não inventaram um super herói que resolva o problema da desonestidade dos políticos e empresários.
    Pior saber que vozes que se levantavam contra a corrupção faziam parte de esquemas.
    Triste Brasil.

    ResponderExcluir
  4. João Matias - Heliópolis3 de maio de 2012 às 09:01

    Eu chega fico com inveja. Aqui em Garanhuns não tem um blogueiro que tenha criatividade assim como você Lucinha. O Roberto Almeida quando faz resenha de filmes para que é só copia e cola. Você deu um show neste texto.

    Eu não vi o filme, mas, depois do que li, eu vou ver. Bom Conselho está de parabéns, pelos blogueiros que tem. Enquanto nosso herói sem nenhum caráter continuar atuando, quem disse que necessitamos de vilões?

    ResponderExcluir