quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O Blog do Poeta, seu aniversário e a opinião do padre


O Poeta (imagem do Blog do Poeta)



Passei tanto tempo sem ver blogs que, agora, virou diversão acessar até aqueles que antes eu já havia desistido de fazê-lo. Foi nessas andanças midiáticas que esbarrei no Blog do Poeta, que pensei já ter se acabado, depois que seu império de comunicações cresceu, ou pelo menos, eu pensava assim. Ledo engano. O que não cresceu foi o Portal do Poeta e sua Rádio Web nunca me pareceu das melhores, para deslanchar.

Pelo menos o Blog, onde o Xico Pitomba trabalha (embora ele esteja tão sumido que não sei se levou o pé naquele lugar) também anda a meia bomba. Penso ser devido aos vários afazeres do Poeta como locutor da campanha do Dandan, e me parece, do prefeito de outra cidade. Ele está sem tempo. Se for verdadeira a notícia do panfleto que publiquei antes neste meu blog, quantos aos valores pagos pela Coligação Unidos pelo Desenvolvimento Garantido, o desprezo pelo blog é justificável. Foi dinheiro graúdo. Eu não tenho nada contra o trabalho do Poeta, como locutor, que não conheço, mas deve ser melhor do que seu trabalho como blogueiro.

Um exemplo claro do descaso do blog com seus leitores, além dos erros do seu português ruim, foi a matéria: “Marco Civil da Internet, servirá?”, que pode ser vista aqui, e eu cito o link para dar mais um pouco de audiência ao blog. Quando eu pensei que iria ser explicado pelo menos o que significa o tal de Marco Civil, era apenas alguma coisa para dizer que o Poeta foi  para o I Primeiro Encontro Mundial de Blogueiros, e termina com a seguinte frase:

A blogosfera só vai ter um rumo certo quando houver mais centralização de idéias entre os próprios blogueiros.”

Eu prefiro dizer que não entendi nada dela, para não inferir coisas que me fariam pecar. Estou longe do meu confessor por algum tempo e não queria sobrecarregá-lo em nosso próximo encontro. Eu até desconfio que o blogueiro que o Sr. Ccsta diz que ler, dos arredores de Bom Conselho seja o Poeta. Mas, ele só vê a gramática e eu vou além, vejo o sentido. Ou o sem sentido de algumas de suas frases.

Mas, deixa este assunto para lá pois há coisas mais interessantes no blog. Uma delas é próprio aniversário do Poeta, data na qual foi saudado inclusive pelo Dandan, (também por Dona Zefa, como o cartão publicado mostra)  e até por um deputado alagoano. Eu aqui transmito os parabéns ao Poeta pelo aniversário, embora tenha que citar a matéria onde ele proclama a todos a importante data (pode ser vista aqui)

“QUERO NESTE MOMENTO AGRADECER AOS AMIGOS QUE PELO FACEBOOK, POR TELEFONE, PESSOALMENTE, VIA E-MAIL, MSN, ETC., ESTÃO NOS PARABENIZANDO POR MAIS UM ANO DE VIDA. SÃO 3.7 BEM VIVIDOS, COM MUITAS HISTÓRIAS PARA CONTAR. FAZENDO UMA RETROSPECTIVA DE GRANDE MOMENTOS CURTIDOS (POR QUE A VIDA É UMA CURTIÇÃO, UMA PASSAGEM, UM MERGULHO NO HORIZONTE), POSSO DIZER QUE SOU UM CARA FELIZ, QUE SOUBE APROVEITAR, DAS QUEDAS, DOS DESLIZES, EM MOMENTOS MÁGICOS E PRAZEROSOS. POSSO ATÉ NÃO SER  COMO CERTOS E DETERMINADOS DESEJARIAM, PORÉM, NUNCA PENSEI EM SER, ATÉ POR QUE A VIDA DEVE SER VIVIDA DO NOSSO JEITO, NÃO COMO OS OUTROS ACHAM OU QUEIRAM, MAS PELO JEITO NATURAL DE VER AS COISAS. ACORDEI AS 2 HORAS DA MANHÃ DE HOJE (JUSTAMENTE A HORA QUE MINHA MÃE - IN MEMORIAN - ME CONCEBEU, NO DIA 17 DE SETEMBRO DE 1975), PARA AGRACEDER A DEUS POR TUDO QUE JÁ ME CONCEDEU, E POR CONTINUAR ME ABENÇOANDO. SOU UM CARA DE POUCOS AMIGOS, MAS, SOU VERDADEIRO. AOS NOVOS AMIGOS QUE FIZ AQUI EM BOM CONSELHO, AOS AMIGOS DE INFÂNCIA, AOS AMIGOS CONSTRUIDOS DURANTE OS 20 ANOS DE RADIOJORNALISMO, E TANTE GENTE BOA QUE LEMBROU DO MEU ANIVERSÁRIO E MANDOU SUA MENSAGEM, RESTA APENAS DIZER: MUITO OBRIGADOOOOOOOOOO!”

Esta matéria tem muito o que ser comentada pelo Sr. Ccsta mas eu fico apenas com a frase profunda e filosófica onde ele diz: “POR QUE A VIDA É UMA CURTIÇÃO, UMA PASSAGEM, UM MERGULHO NO HORIZONTE”. Quanta profundidade, quanta filosofia envolvida e quanta literatura. Nem o Xico Pitomba chegaria a tal nível de discernimento. Tanto que, eu a seguirei daqui para frente, curtindo o Blog do Poeta, de passagem, e mergulhando no horizonte para ver se me afogo de vez, cumprindo o desejo do Xico em me homicidiar.

Eu hoje não acordei cedo, e muito menos às 2 horas da manhã, hora em que nasceu o Poeta. Porém, depois de ter lido esta postagem tenho certeza que mãe dele, onde estiver, não estará feliz se tiver feito o mesmo, e com certeza recomendará ao filho: “Estude muito, meu filho. Não esqueça de comprar uma gramática e um dicionário.”

Parabenizando o Poeta, mas, agora, deixando-o de lado, vem à minha mente um e-mail que me chegou, não para me dar os parabéns, e sim para dizer que os fiéis de Bom Conselho estão evitando os ofícios religiosos na Matriz, porque o padre estaria fazendo campanha para o Dandan. Sem citar a fonte eu apenas transcrevo o texto da mensagem, que já é uma resposta a um interessado no assunto:

O Padre, como diz o amigo, deixou de falar em politica partidária durante as missas. Acontece que, se caso ele continuasse, iria ficar sozinho porque os católicos estão prucurando (sic) as celebrações no Seminário e no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho.
Nosso abraço e vamos torcer para que BC não seja penalizado com a vitória de Danillo Godoy. Se não for Judith que seja: Boanerges ou Washington.”

Eu soube da tentativa de união dos candidatos, formando a frente TODOS CONTRA DANDAN, porém, escrevo sobre isto depois. Por enquanto, me fixo no fato do padre ter falado em política durante a missa, mesmo que tenha deixado de falar depois. Eu não sou contra  isto, pois cresci em Bom Conselho, indo à missa e ouvindo o Padre Alfredo falar mal do Zé Abílio. Naquela época eu não entendia nada, mas, hoje eu concordaria, porque agora conheço algumas do Coronel. Hoje, eu entendo quase tudo, mas, não tenho certeza, pelas suspeitas que correm, do que ele deveria falar sobre o candidato.

O que espero mesmo é que os fiéis voltem à Igreja Matriz, e usem a consciência, depois de bem informados, para votar naquele que for melhor para Bom Conselho, agora e no futuro. Ou seja, vamos torcer para que BC não seja penalizado com a vitória do Dandan, do PT, ou da Mamãe Juju. Que seja o Capitão, então.

 E citando o Poeta: MUITO OBRIGADOOOOOOOOOO

------


P. S.: Quando terminei este texto, fui ao Blog do Poeta para ver se havia cometido alguma injustiça quanto à crítica a pouca clareza dos seus textos. Encontrei uma matéria (vejam aqui) que me faz fazer uma promessa de subir a Serra de Santa Terezinha de joelhos se o Poeta começar a escrever melhor, mesmo sem considerar a fé um mercadoria. Cruzes!!!

2 comentários:

  1. Lucinha: de fato, torna-se quase impossível NÃO dizer algumas palavras sobre o que escreveste. - NÃO bastam os erros daquele português ruim. - Há mais coisas. - Alguém confundir a hora em que uma mulher concebe em embrião, com a hora do parto dela, demonstra desconhecimento dos caminhos das ciências naturais. - NÃO sei quem segredou ao tal cidadão que ele foi concebido às duas horas da madrugada. - Supõe-se que foi alguém que se postou à espreita na exata hora em que o espermatozoide procurou o óvulo para fecundá-lo. - De todo modo, forcei o raciocínio até entender que ele quis dizer que às duas horas da manhã foi a hora em que ocorreu aquele parto, que o trouxe ao nosso mundo. - Será que estou certo? - Posto que ele, o seu amigo, deve saber dessas coisas do nascimento dele mais do que nós. - Também, quanto à concepção, fica difícil alguém precisar com tanta exatidão a hora em que ela se dá. - Só mesmo quem presenciou o ato sexual. - Ainda mais, seria necessário que aquele casal (in memoriaM), após o ato fecundo, houvesse se separado por alguns dias. - Porque, do contrário, a concepção do nascituro poderia ter-se dado no dia seguinte ou no outro dia subsequente. - E vale notar que os partos não seguem uma cronologia matemática. - Por isso mesmo, são contados, pelos ginecologistas, em tantas semanas, até que a mulher venha a dar a luz ao esperado bebê. - Afora isso, ainda há os porquês do "porque" que estão com a grafia estrebuchando, andando por caminhos tortuosos. - Sem falar naquela história de "postado às quinta-feira; postado às segunda-feira; postado às sexta-feira (sic) etc. - 2. Quanto à história nefasta do vigário de Bom Conselho, deixo pra comentar amanhã./.

    ResponderExcluir
  2. Deveria eu deixar de lado os porquês do porquê naquele fragmento de texto. E não sei por que o seu amigo usa tanto o por que (separado) no lugar de porque (juntinho que nem recém-casados)! - Por acaso, Lucinha, você sabe por quê? - Tenho pra mim que é porque faltou escola básica. E faltou gramática. Agora é tarde, Inez é morta. Nessa história tem um quê. - Sobre concordância e clareza no texto, é uma temeridade.
    - Porém, prefiro ficar com um olho no padre e outro fora da missa. - Tenho uma sobrinha casada, cujo marido nunca foi com as fuças desse padre. - E ela hoje reza pela cartilha do marido, conscientemente. - O casal de pombinhos só vai às missas no Seminário. - Mesmo que o vigário tenha tomado SEMANCOL, de nada adianta. - O certo mesmo é que neste período eleitoral, Bom Conselho se transformou na desordem político-eleitoral. - Desde que os ex-"coronéis" do município impuseram uma candidatura pelo PSDB (45), a coisa desandou. - Porquanto, surgiu esse candidato de vida pregressa bastante conflituosa. - E o caos chegou à cidade, ao município. - E, como estamos vendo, entrou até na Igreja Matriz da Sagrada Família, onde muitos deixaram de ir à missa. Não foram só as minhas sobrinhas, NÃO. Só por causa dos comícios dominicais do padre daquela igreja, como já falei acima. - Muitos e muitos católicos de Bom Conselho optaram pelas missas do Seminário e do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, para não ter de ouvir as "pregações" do vigário, falando no candidato do PSDB (45), em pleno púlpito. - Além de ser uma realidade triste, isso é exemplo vergonhoso. - Contudo, para quem, como eu, que conheceu de muito perto o puxa-saquismo do padre Moisés Vieira dos Anjos, em Quebrangulo, NÃO dá pra ficar espantado. - E, ainda que, à distância de algumas léguas, conheci a ignorância e o atraso personificado na figura do frei Damião de Bozzano, que declamava heresias e mais heresias nas caatingas deste Nordeste velho atrasado. - Nordeste dos beatos e das beatas. - Frei Damião tinha horror às prostitutas. - Pobres prostitutas que Jesus Cristo perdoou. - "Quem não tiver pecado, que atire a primeira pedra"./.

    ResponderExcluir