quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Comentando um comentário


Saul Camboim, o Bad Boy (Foto do Blog do Saul)



Ontem liberei dois comentários e censurei outros dois que não se atinham ao assunto e apenas tentavam atingir pessoas, em minha postagem anterior. Um deles vem do Saul Camboim, o “bad boy” de minha adolescência, embora seja mais nova do que ele (e não tenham a ousadia de perguntar quantos anos sou mais nova!). O comentário era o seguinte:

"Saul 28 de novembro de 2012 09:54

MESMO SEM HAVER VOTADO NO PREFEITO ELEITO(VOTEI EM JUDITH E NÃO ME ARREPENDO),ESPERO QUE O MESMO FAÇA UM BOM GOVERNO PARA NOSSA BOM CONSELHO, AFINAL A CIDADE É DO POVO E NÃO PROPRIEDADE POLÍTICA DE QUEM QUER QUE SEJA;CONCORDO ATÉ QUE O MESMO ATENDA OS SEUS PADRINHOS POLÍTICOS COM CARGOS NAS DIVERSAS SECRETARIAS,NO ENTANTO SE FOR INTELIGENTE FIQUE SÓ NISSO, NÃO PEÇA AOS EX,LIÇÕES ADMINISTRATIVAS, POIS SERIA UM DESASTRE, AFINAL CONTAS REJEITADAS EM UMA ADMINISTRAÇÃO DEIXA MUITO A DESEJAR, E SE OS MESMOS SOUBESSEM ADMINISTRAR, TAL NÃO OCORRIA."

Além do fato do Saul ter péssimo hábito de escrever em caixa alta no seu blog e nos comentários, o comentário merece um meu comentário, e haja comentários.

Antes disso, pelo que vi ontem no Mural da AGD, o carinho dos seus filhos dando-lhes parabéns pelo seu aniversário e revelando sua idade (cruzes!), eu os imito aqui e dou os meus parabéns e o desejo que esta data se reproduza por muitos e muitos anos (desculpe a falta de originalidade).

Voltando ao comentário, o Saul abriu seu voto na Mamãe Juju e diz que não se arrepende (eu não votaria nela e não me arrependeria também, por outros motivos) e deseja que o Dandan faça um bom governo, o que eu também desejo.

Ele vai além e aconselha o Dandan a não pedir “lições administrativas” aos ex-prefeitos, pois isto seria um desastre. Eu apenas não sei como ele irá seguir este conselho nomeando os indicados por eles. Ora, se os ex-prefeitos não tiveram quadros para administrar por que indicariam alguém eficiente? Agora serão os netos, dirão alguns. Pode até ser, mas, vai ser difícil.

Porém, o ponto é outro mais importante, e me leva a tentar esclarecer a coisa pela milésima vez. O que me mete medo não é só o fracasso administrativo dos ex (e aqui eu incluo a Mamãe Juju), e sim a inexperiência política do Dandan, pela sua pouca idade, e talvez por este mesmo motivo, seu envolvimento em tantos processos. E eu estou supondo, até que a justiça diga o contrário, que ele é inocente de todas as acusações.

Esta história de que o povo o absolveu não entra na minha cabeça e nem entra na cabeça dos juízes. Se o Zé Dirceu pudesse se candidatar à presidência da república, como Lula e o PT queriam, em 2010, hoje seria presidente, e talvez saísse como Collor saiu, logo em seguida. Talvez não por decisão do Congresso, mas, por decisão do STF.

Eu não sei os meandros legais envolvidos no caso do Dandan, mas com certeza, os processos que estão não justiça não desaparecerão, a não ser por passe de mágica, como às vezes acontece. Mesmo assim, a história nos cobrará. A história política de Bom Conselho não é um primor de ética por muito tempo, mas, se pudermos evitar que ela piore, seria muito bom. E esta é minha missão como jornalista (sem diploma e com vergonha de usar as cotas raciais para obtê-lo). Informar ao (seria “o”, antes que o Sr. Ccsta pegue no meu pé?) distinto público.

E é preciso discutir o que o Saul quer dizer quando menciona um “bom governo”. Isto é um problema político. E, nas democracias, não há um bom governo sem oposição. E, ser oposição não é desejar mal ao povo. Muito pelo contrário, é cobrar dos governantes suas promessas boas e combater suas promessas ruins. E uma promessa ruim do Dandan é governar com a orientação dos ex-prefeitos. E, pensando bem, como já disse, é muito difícil ele fugir desta realidade.

Isto passa também pelo Poder Legislativo, ou pela Câmera Municipal. Quantos fizeram oposição ao governo de plantão até hoje, e quantos farão daqui para frente? É muito difícil para os vereadores exercer sua função plena dentro de uma realidade como a nossa. Pelo que sei, na atualidade, quem tentou isto se deu mal nas urnas. Então, já que é difícil fazer oposição pela via clássica, temos que fazer oposição pela imprensa, como eu faço (pelo que vi na A GAZETA, e comentarei depois, não há um esforço para cobrar do novo prefeito; será que se aliará a ele, como era aliada da Mamãe Juju?).

Então, informar, é minha missão. Se nesta informação há um ranço oposicionista, é porque ainda não tive explicações convincentes sobre fatos relacionados ao Dandan.

Lendo as notícias recentes eu também não acredito que a Dilma não soubesse das peripécias do Lula e da Rosemary, mas, nem por isso desejo o mal para o Brasil.

2 comentários:

  1. MINHA QUERIDA LUCINHA;OBRIGADO PELOS PARABÉNS.EM TUDO QUE FIZ OU FAÇO SEMPRE FUI TRANSPARENTE,SINCERO E LEAL COMIGO E OS OUTROS.QUANTO AO HÁBITO DE ESCREVER EM CAIXA ALTA,PÉSSIMO OU NÃO,SINTO-ME BEM ASSIM E VOU PROSSEGUIR.VOLTO A INFORMAR QUE VOTEI E NÃO ME ARREPENDI, NA PREFEITA JUDITH E VOTARIA DE NOVO, NELA OU EM OUTRA SITUAÇÃO NO DR.PETRUCIO BORGES.QUANTO AO PREFEITO ELEITO,TORÇO REALMENTE QUE FAÇA UM BOM GOVERNO AFINAL A CIDADE NÃO PERTENCE A NENHUMA CORRENTE POLITICA.QUANTO A DAR CONSELHOS, QUEM SOU EU, APENAS RELATO MEU PONTO DE VISTA, QUEM NÃO SOUBE ADMINISTRAR COMO PODERÁ ORIENTAR AINDA QUE SEJA UM NOVATO ?A JUDITH COM ERROS E ACERTOS, SAI DA PREFEITURA DE CABEÇA ERGUIDA, COM AS PRESTAÇÕES DE CONTAS EM DIAS, FATO QUE HÁ MUITO NÃO ACONTECIA, É FAVOR ? NÃO, OBRIGAÇÃO DELA COMO ERA TAMBÉM DOS ANTECESSORES; POR QUE NÃO CUMPRIRAM AO MENOS ISTO ? FALTA DE TINO ADMINISTRATIVO OU O QUE ?O TEMPO DIRÁ.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, meus cumprimentos ao Saul, pelo seu aniversário. Faço votos para que ele tenha muita saúde e vida longa. É bastante merecedor. - 2. Também, pelo fato de o Saul ter votado em Judith, merece meus PARABÉNS! Se eu votasse em Bom Conselho, teria votado na prefeita Judith, para esta continuar a sua gestão com a mesma decência com que administrou na atual. E, juntamente com o doutor Petrúcio Borges, tudo seria mais fácil para alcançar o sucesso desejado. - 3. Quanto a esperar que o recém-eleito faça bom governo, não sou ingênuo a tal ponto. - Pela figura do eleito; pelos seus apoiadores; pela formação da chapa e, em consequência, pelas indicações do secretariado, é impossível alcançar tão grande milagre. - Os três ex-prefeitos que o indicaram, respondem a processos no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, o que dispensa comentários. - Ainda, sobre o candidato ora eleito, não me fixo no fator idade. Creio que essa relação cronológica não tem muito a ver. Mas, a falta de experiência administrativa, SIM. Esta tem muita influência contrária. E isso pesa muito. - Ademais, ele responde a processos na Justiça Criminal do Estado da Paraíba. - Assim como na Justiça comum do Estado de Alagoas. - Juntando-se todos esses fatores negativos, como presumir que haverá boa administração? - Para mim, impossível./.

    ResponderExcluir