sexta-feira, 27 de julho de 2012

As propostas do Alípio Tenório



Alípio Tenório (Blog do Tiago Padilha)


Dia desses, em minha ronda pelos blogs e ainda cansada pelo trabalho que tive em analisar a tabela de candidatos a vereador em Bom Conselho, me deparei com uma postagem no Blog do Tiago Padilha cujo título era: “Alípio Tenório elabora proposta como candidato a vereador”.

Eu fiquei curiosa pelo que propunha o jovem Alípio, cujo pai conheci na mocidade, mas, não entreguei a ele minha boca, pois sou mais antiga, e ela já pertencia ao Dr. Manoel e ao Dr. Padilha, e cuja mãe (do Alípio) foi uma das boas secretárias da Mamãe Juju, e resolvi ler suas propostas com mais atenção. Pois ele tem “pedigree”, embora tenha um tio que não vai para o céu, enquanto permanecer no seu agnosticismo empedernido.

Faço um pastoril abaixo, intercalando o encarnado (Alípio) com o azul (eu), procurando opinar sobre as ideias colocadas no blog do Tiago. Antes, eu gostaria de dizer, que, só a explicitação na mídia, de suas propostas para a cidade já é um avanço no processo eleitoral da terra, pelo menos no que se refere aos bom-conselhenses que habitam fora dos muros da cidade.

Na tabela que publiquei outro dia, o Alípio Tenório  se coloca com sendo um servidor público estadual, e agora soube que ele é do Corpo de Bombeiros, o que justifica algumas de suas propostas abaixo. Pelo menos deverá lutar para que Garanhuns não leve nossa única ambulância embora.

Mas vamos às propostas do Alípio Tenório (encarnado) e os meus simples comentários (azul).

Desenvolver uma lei de cargos e salários para o funcionalismo municipal objetivando ascensão profissional com aumento gradual do piso salarial, implantando gratificação de produtividade para os funcionários que alcançarem as metas estabelecidas e retorno do quinquênio;

A proposta é razoável e salutar, com a única exceção do retorno do quinquênio, e do aumento gradual do piso salarial. Quanto à fixação de cargos e salários e gratificação de produtividade são bem-vindas, até demais. Desde, que se defina realmente o que seja aumento de produtividade, que não é gerada pelo tempo de serviço, mas, pelo treinamento formal e informal, fruto de maior capacitação, que devem ser medidos pelo efetivo desempenho das funções exercidas por cada servidor.

Como todos sabem, a Casa de Dantas Barreto é a mais produtiva do Estado, pelos seus gastos em treinamentos e cursos, ostentando o 10º lugar no ranking de gastos com viagens. Ainda está precisando ser feita a avaliação de desempenho dos vereadores depois disto. Talvez o Alípio lembre deste fato, se for eleito.


Estabelecer em lei um percentual de 30% das vagas de contrato temporário na Prefeitura, para alunos concluintes do ensino médio nas escolas públicas, seguindo a ordem classificatória das suas respectivas notas;

Sinceramente, eu não sei o que o Alípio quer dizer com esta proposta. Haveria, todo o tempo, uma fila de alunos do ensino médio, esperando vaga de contrato temporário, os melhores alunos, que iriam marcar o passo por quanto tempo na prefeitura? Fazendo o que? Se a proposta é para arranjar emprego para que os alunos não fiquem encangando grilos depois do ensino médio, o melhor meio é incentivar as atividades privadas, que gerem emprego para eles. As atividades de um prefeitura não se cingem, e nem deveriam se ater, apenas a lidar diretamente com as atividades econômicas. Eu lembro a fábrica de vassouras da mãe de Alípio; se a prefeitura ainda continua empurrando, tem tudo para dar errado. Para mim, o estado pode até dar um empurrão mas não pode seguir fazendo isto. Seria um bom debate se eu estivesse na Casa de Dantas Barreto. Quem sabe um dia.

Efetivar e criar cursos profissionalizantes em diversas áreas através de convênios da Prefeitura com SENAI, SESC, SESI, Governo do Estado;

Este é o tipo de empurrão que a prefeitura deveria estar aparelhada para ajudar as pessoas. No entanto, isto depende do desempenho político dos prefeitos (procurar, encontrar e conseguir os recursos). Os convênios nesta área são importantíssimos como as instituições citadas. Um planejamento do que se precisa no município e do que pode ser útil aos seus habitantes em termos de aprimoramento profissional é de extrema importância.

Na área da segurança pública, Implantação de um quartel do Corpo de Bombeiros com atendimento definitivo e completo, nas áreas de incêndio, resgate, atendimento pré-hospitalar, salvamento, etc.

Com esta proposta, penso que o Alípio está puxando a brasa para sua sardinha, como tenente do Corpo de Bombeiros. Eu não sei dimensionar as necessidades de Bom Conselho nesta área, mas, um quartel inteiro, eu acho muito. Talvez, um carro médio com algum equipamento, já fosse o suficiente, junto com algum treinamento (no qual o Alípio poderia ajudar muito) da população em como proceder em determinados casos. Quase sempre é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe já como moqueca.

Instalação de postos policiais nos distritos que ainda não dispõe do serviço;

E ainda há distritos que não os tenha? Cruzes! Pelo menos um “inspetor de quarteirão” deveria haver.

Estabelecimento do projeto Bombeiros Mirins, formando e capacitando nossas crianças e adolescentes, com palestras e treinamentos nas escolas, criando assim um conhecimento básico de primeiros socorros e segurança contra incêndio;

Isto é que deveria haver, para todos e não somente para crianças e adolescentes. Eu sei que em Bom Conselho já temos o Gustavinho, que é Presidente Mirim, o Dr. Filhinho que é Intelectural Mirim (segundo o Poeta), mas, eles não deveriam ser privilegiados no projeto de Bombeiros Mirins. O projeto é bom, só devendo ser ampliado para todos, inclusive com os Bombeiros da Terceira Idade, que eu ainda não participarei, mas, apoio que chamem a Ana Diva para ser membra honorária.

Implantação da regulamentação do trânsito local com semáforos e sinalizações, estabelecimento de vias locais, arteriais e de trânsito rápido;

Certa feita o Alexandre Tenório ficou danado comigo porque ele defendeu os semáforos nas ruas de Bom Conselho e eu fui contra. Faz algum tempo que não passo em Bom Conselho, muito a contra gosto, mas, não faz tanto tempo assim. E pelo que me informam também meus amigos e os blogs, Bom Conselho está tão pronto para receber sinais de trânsito quanto para receber o asfalto, que segundo alguns, já está se dissolvendo. No fundo, no fundo espero que nunca sejam necessários os semáforos , no entanto, para que eles existam sem caírem no ditado de “pior a emenda do que o soneto”, é preciso pensar bem no seu significado. Pelo que sei, o que não há em Bom Conselho é via de trânsito rápido, pois está tudo engarrafado e o semáforo não resolve. Que tal cumprir a lei e rebocar os carros que estacionam em local proibido?

Criação da lei do uso e ocupação do solo, respeitando limites mínimos de segurança para estabelecimentos que possam vir a causar danos à saúde pública;

Esta é uma tarefa crucial do setor público municipal, e inclui as câmaras de vereadores. O que fazer para que Bom Conselho não suba a Serra de Santa Terezinha, como já vemos em Caruaru, aquela aberração. Bom Conselho está quase lá. Pelo menos com o Alípio e eu na câmara, Bom Conselho teria sua Lei de Uso do Solo.

Desenvolvimento de uma escolinha Infantil de futebol, objetivando a formação de futuros profissionais;

E porque não de volleibol? E de basquetebol? E de capoeira? E de Judô? E de Atletismo? Incentivar o esporte é fundamental e isto deve ser feito através das escolas regulares. Como tenho saudade das aulas de Educação Física com o Leninho?! Se engordei depois, foi por minha conta, mas, eram importantes. Mas, para formar profissionais do esporte, já não seria uma boa tarefa para o setor público.

Incentivo a implantação de calendário municipal para realização de eventos desportistas em várias modalidades, integrando toda a rede pública e particular em campeonatos interescolar;

Pelo que vejo nos blogs até já existem campeonatos, mas a ideia do calendário regular é boa e deve ser apoiada.

Construção de quadras poliesportivas cobertas; Incentivar a reciclagem de lixo; Ampliação da arborização; Desenvolver o cooperativismo e associativismo;

Esta é proposta maior de todas, isto é que envolvem tantos assuntos e temas que o espaço blogueiro não permite escrever sobre tudo, a não ser, algo genérico. A primeira coisa quando se fala em construção é saber de onde virão as verbas para isto. Eu aprendi com a vida e com o Zezinho de Caetés que não existe nem almoço grátis, quanto mais quadras poliesportivas. Mas, fora isto, quem pode ser contra?

De qualquer forma, o Alípio, já fez a diferença explicitando suas propostas, que, caso eleito, lutará por elas na Casa de Dantas Barreto. As minhas propostas já estão prontas há muito tempo. Mas, agora só as explicitarei em 2016, para não ser condenada, como o Poeta, por propaganda eleitoral antecipada.

Só um projeto não posso deixar de falar. Aquele que apresentarei no primeiro dia, como membro de nossa câmera municipal. O salário de vereador seria de 1 salário mínimo. Pelo que ele está crescendo, se não voltar a inflação, me 2014, eu proporei só meio salário.


Um comentário:

  1. Pelo menos apresentou propostas, se bem que alguns de seus objetivos são atribuições do Poder Executivo Municipal e outras do Estadual.

    ResponderExcluir