segunda-feira, 9 de julho de 2012

Uma injustiça poética





Ontem escrevi sobre algumas facetas do Bardo de Arapiraca, o Poeta, de quem eu nunca vi nenhum poesia, e não quero ver, confesso. Estava ainda embevecida pelos eflúvios divinos que sempre obtemos no santo ritual da Missa. Fui amena e dócil e até o defendi da investida feita pelo partido da Mamãe Juju quanto a alguns comportamentos do seu blog.

Hoje já segunda-feira com todas as mazelas que ela traz em termos de ver todos saírem para o “trabalho” e nos deixarem em casa para fazer o verdadeiro trabalho, eu vejo outras palavras do bardo, ferido pela representação da Mamãe Juju, que o fez parar com as notícias sobre a “onda azul”.  Há outras, mas, tratemos aqui das seguintes: (veja aqui)

“Particularmente, dentro do governo que hora se finda, e que o povo vai julgar no próximo dia 07 de outubro, já tinha nos dado essa informação do processo. É com muito orgulho que sou o primeiro blogueiro de Pernambuco processado por simplesmente, informar, e segurar todos os dias a audiência que obtivemos, média de 4 mil/acessos/dia. Isso incomoda muita gente, temos a certeza disso. Não nos curvaremos no jeito de informar. Não seremos capachos de ninguém. Como disse o nobre alagoano, Zagalo, vão ter de me engolir. O blog é uma ferramenta, que quando chegamos por aqui, ninguém dava valor, num trabalho de "formiguinha", conseguimos nosso espaço, sem tomar lugar de ninguém, isso é o mais importante.”

Fora o orgulho de ser processado e o assassinato da gramática, o que não incomoda muito, o que sobra deste parágrafo de importante é a última frase, onde ele diz que quando chegou em Bom Conselho, ninguém dava valor aos blogs. Isto além de ser um inverdade é uma injustiça tremenda com alguns blogs que já existiam na terra. Eu me reporta a apenas um, que, bem lembrado pelo Zetinho, completou 1 ano de sua morte prematura, vitimado pelas maledicências do Dr. Filhinho e do próprio Poeta, quem antes viviam o maior amor.

E o Poeta sabe tanto que isto não é verdade que tenta esconder seu passado, tirando do seu blog o índice de arquivos, coisa jamais vista por mim noutro blog. A verdade pura e simples foi que, com a chegada do dele, as pessoas foram atrás de um sensacionalismo barato que ajuda a audiência e mata o conteúdo jornalístico de qualquer tipo de meio de comunicação.

Quem acompanhou todo o processo da ascensão e queda do Blog da CIT, e é muito fácil ver isto, bastando ir lá, no lugar onde ele hoje se encontra, há um índice de arquivos que podem serem lidos com se fosse hoje. E foi por denunciar a amizade colorida entre o Bardo de Arapiraca e o Dr. Filhinho que fui proibida de ir à minha terra até hoje, com o medo que o Poeta me fazia de me entregar ao defenestrador de jumentinhas recalcitrantes. Sim, meus senhores e senhoras, a audiência do hoje “império” de comunicações do Poeta começou pela exploração da imagem de uma jumentinha em posição suspeita, junto com seu defenestrador. Será que ele já excluiu a imagem? Eu não tenho mais paciência de ver isto num blog que quer esquecer seu passado.

Não é verdade então que não havia outros blogs de valor em Bom Conselho. Havia sim e o Poeta se valeu deles para fazer a audiência que tem hoje, embora seja um exagero os 4000 acessos diários dos quais ele tanto se jacta, para se colocar como um blog de Bom Conselho. Tenho certeza que de Bom Conselho mesmo o número de seus leitores não passa de 10% disso. O restante vem de outros municípios ou dos mecanismos de pesquisa que dão uma grande parte da audiência dos blogs.

Para ser justa, como sempre tento, a atividade blogueira teve um impulso depois do blog do Poeta, mas, para ser mais justa ainda, eu não sei se foi devido ao aumento do acesso a internet, que provocou um aumento natural do interesse pelos blogs. Eu me lembro que quando comecei a escrever no Blog da CIT e no fim do dia o Diretor Presidente me dizia que havia tido 20 leitores, para mim era uma alegria. Hoje, pelo menos 150 me leem diariamente, e eu fico mais alegre ainda, por eles não me acessarem procurando sexo de patas, vacas e jumentinhas.

Quando escrevo sobre o Poeta, há um responsável por um grande blog da cidade vizinha de Garanhuns, o Guerrilheiro da Sete Colinas, o Altamir Pinheiro, que diz que eu bato muito no Poeta. Eu apenas digo que só faço isto, igual fazia com meus filhos e hoje não faço mais por imposição legal, quando ele se excede em sua auto-suficiência,  falta de humildade e invenções megalomaníacas. E ainda arremato que quando batemos no Poeta, muitas vezes não sabemos porque estamos batendo, mas, certamente, ele sabe porque está apanhando. O Dr. Filhinho que o diga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário