quinta-feira, 2 de agosto de 2012

2 de agosto, Dia do Mensalão






O Brasil acorda hoje de olho no Supremo Tribunal Federal (STF). É o julgamento do mensalão, de triste e alegre memória. Triste porque houve e alegre porque não esquecemos dele, e nem a justiça esqueceu. É difícil acreditar que alguém de boa fé venha dizer que esta lambança não existiu, e é até difícil de acreditar que alguém possa ter o desplante de vir a público e dizer que as maracutaias no governo petista do Lula e companheiros não existiram.

Mas, o Brasil é o país dos limites. Nossa população começou comendo um Bispo, o Sardinha, e agora digere o PT e suas peripécias e ainda arrota de felicidade. Mesmo em nossa terra, Bom Conselho, querem esconder um fato pelo esquecimento, colocando-o para baixo do tapete, quando o correto seria divulgá-lo, como deve ocorrer em todo regime democrático. Talvez, os correligionários do Zé Dirceu (chefe da quadrilha segundo o Procurador Geral da República) digam que ele apenas levou os companheiros de carro para tirarem o dinheiro do banco, apenas mostrando sua coragem peculiar.

E assim vão os mensalões da vida brasileira em todos os lugares. O STF, e seu time com 11 (deveriam ser 10, pois um, o Toffoli, dizem, jogou muito tempo para o adversário e não é confiável) começará hoje um grande jogo para o Brasil. Se o Jameson ainda estivesse por aqui poderia fazer uma paráfrase maravilhosa com o futebol. Eu tentarei, mesmo sem entender muito do traçado.

Como só assisto mesmo jogos da Copa do Mundo e, às vezes jogos do Náutico, eu poderia dizer que esta é um partida da final. O país se mobiliza para a grande vitória da democracia, que é a condenação dos réus, todos eles, já que o treinador, o ex-apedeuta-mor, conseguiu escapar correndo pelo túnel afora. Se, como em 1950, vier uma derrota, será um comoção nacional, mesmo que o time adversário seja brasileiro e jogue de vermelho com o número 13 em todas as camisas.

Então, a partir de hoje, às duas da tarde, um olho no julgamento e outro na vida que não para. E não para mesmo. Ontem vi na TV um soldado de uma UPP do Rio de Janeiro dar um tiro no pé de um cidadão e contar uma história mirabolante para o fato. O fato em si é muito grotesco e tenebroso, porém, o mais alarmante é imaginar se não houvesse aquele filme mostrando o meliante (o soldado) alvejando o cidadão. E, na maioria das vezes, a ação da polícia não está sendo filmada e isto me mete medo.

Nossos cidadãos hão de convir que hoje quase todos nós andamos com um ideia na cabeça e uma câmera na mão (o celular) e não há possibilidade de esconder mais nada do distinto público. Isto é bom e mau ao mesmo tempo. Nossa vida se torna devassável, é o mau, e ao mesmo tempo os crimes também se tornam menos secretos e isto pode ser um bem. O que é ruim mesmo é a falta de religião (ou mesmo de ética mundana) que nos faz cada dia mais temer uma ao outro, como nos tempos dos canibais que comeram o bispo.

Mas, que venha e julgamento para o bem do Brasil dos nossos filhos e netos. Nós já merecemos isto.

5 comentários:

  1. O PT É UMA SÚCIA DE NOTÓRIOS LADRÕES DE DINHEIRO PÚBLICO, MAMADORES SAFADOS DAS TETAS DE ESTATAIS DESDE QUE ASSUMIRAM O PODER EM 2003... O PT, SOBRE A PATENTE DO QUADRILHEIRO ZE DIRCEU, FINANCIA COM DINHEIRO DAS ESTATAIS VERDADEIRAS GANGUES ORGANIZADAS, PRINCIPALMENTE OS BLOGUES SUJOS QUE FICAM INCUBIDOS DE PRESSIONAR A SOCIEDADE E OS PARLAMENTARES DESSA ESQUERDA SAFADA PARA QUE SE ADOTE MEDIDAS QUE IMPONHAM FORMAS DURAS DE CENSURA E DE CONTROLE DA INFORMAÇÃO. QUEM JÁ VIU ALGUM PARTIDO ADEPTO DA DEMOCRACIA FAZER PREGAÇÃO CONTRA A LIBERDADE DE IMPRENSA?!?!?! CLARO QUE NUNCA!!! ISSO SEMPRE FOI COISA DE DITADORES E BANDIDOS E DE PETISTAS DO PORTE DE DIRCEU QUE VAI PUXAR UMA CADEIA DE CERCA DE 102 ANOS POR 12 CRIMES COMETIDOS NA MAIOR ROUBALHEIRA DE EMPRESAS ESTATAIS QUE SE TEM CONHECIMENTO AO REDOR DO MUNDO. A PROPÓSITO, VOCÊ QUE ESTÁ LENDO ESTE COMENTÁRIO, JÁ OUVIU FALAR NESSE TAL DE MENSALÃO QUE TEM O PULHA DO ZÉ DIRCEU COMO CHEFE DA SOFISTICADA ORGANIZALÇAO CRIMINOSA, HÉIN?!?!?! JÁ!!!

    ResponderExcluir
  2. José Fernandes Costa2 de agosto de 2012 às 10:49

    Começando pela foto ilustrativa, vejo que o "rei" está quase nu. - NÃO é para menos! - Se bem que a situação do "rei" está bem confortável, se comparada à situação dos réus no processo. - Pois o "rei" nem chegou a ser réu, ao menos, no judiciário. - 2. Quanto ao Dias Toffoli, se ele tiver um pouquinho de vergonha, julgar-se-á impedido para esse julgamento que começa hoje. - 3. Voltando aos fatos que têm sido notícia na política de Bom Conselho: - Quem dirigiu o veículo para executar o Morceguinho é COAUTOR = CÚLPLICE no homicídio. - E está sujeito às mesmas penas impostas aos executores. - Precisa responder pelo crime de execução sumária. Naquele homicídio, houve concurso de pessoas. - E NÃO me consta que o lutador tivesse inimizades, nem fama de valentão. - Sempre foi benquisto em João Pessoa. - Se houve uma briga generalizada e alguém levou a pior, isso não justifica a emboscada. - Muito menos a morte. - Pouco importa se a briga foi motivada por três dedos (na horizontal) de uísque que habitavam o fundo de um minirrecipiente plástico./.

    ResponderExcluir
  3. Lucinha, ele sempre esteve nu! O povo, tal qual o do conto, é que ainda não notou!

    ResponderExcluir
  4. Tal qual os réus do "mensalão", o candidato do 45 e os demais denunciados tem Direito a um julgamento, e somente depois, caso considerados culpados, pagarão a pena prevista em Lei.

    Diferentemente dos réus do "mensalão", não existem provas que o candidato do 45 e seus primos tenham praticado o crime; mas somente suspeitas.

    Esperemos os resultados.

    ResponderExcluir
  5. José Fernandes Costa5 de agosto de 2012 às 12:40

    Levando em conta um comentário feito aqui neste blog, no dia 31.7, o candidato do PSDB (45), em Bom Conselho, é tão criminoso quanto quem executou o Rufino Gomes, Morceguinho. Só faltam o julgamento e a condenação. Quem dirige um veículo para emboscarem e executarem uma pessoa, é participante como coautor e cúmplice do crime. Ali, houve concurso de pessoas para o mesmo fim: a execução do rapaz que, igualmente, NÃO teve direito a DEFESA. Porque foi emboscado. - Idênticos comentários que confirmam a participação do candidato do PSDB à prefeitura de BC, na execução do Rufino, em João Pessoa, estão no blog do Roberto Almeida, de Garanhuns, nos dias 31.7 e 2.8.2012./.

    ResponderExcluir